Internet

20/02/2015 11h55 - Atualizado em 20/02/2015 11h55

Como remover o malware Dounty.com do Google Chrome e do Firefox

Laura Martins
por
Para o TechTudo

O Dounty.com é um malware que ataca browsers e redireciona o usuário para páginas maliciosas. Quando um computador é infectado, o vírus substitui a página inicial do navegador e impede que o usuário a altere. Ao fazer uma busca, uma imensa lista de links patrocinados aparece e vários pop-ups são abertos. Se você está sofrendo desses problemas, a solução é simples. Saiba como resolver. 

Antivírus falso: como identificar e evitar cair em golpes de segurança

Fotos de Robin Willians e Eduardo Campos são iscas para vírus (Foto: Divulgação/AVG) (Foto: Fotos de Robin Willians e Eduardo Campos são iscas para vírus (Foto: Divulgação/AVG))Saiba como se livrar do Dounty, malware que altera a página inicial do seu navegador (Foto: Divulgação/AVG)

Passo 1. Vá no seu Painel de Controle, selecione "Programas" e depois "Programas e Recursos". 

Passo 2. Uma janela com todos os programas será aberta. Busque por "Dounty" e desinstale o malware. Agora só falta restaurar as configurações do seu navegador.

Google Chrome

Passo 3. Na barra de ferramentas, no canto superior direito da tela, clique em "Configurações" e depois em "Mostrar Configurações Avançadas" .

Passo 4. Em seguida clique em "Redefinir configurações do Navegador" e autorize a restauração completa do browser. 

Restauração ajuda a combater malware (Foto: Reprodução/Laura Martins)Restauração ajuda a combater malware (Foto: Reprodução/Laura Martins)

Passo 5.  Entre em (chrome://settings/searchEngines) e reconfigure o browser padrão de buscas. Clique no X para eliminar as opções indesejadas. 

Passo 6. Entre na página (chrome://settings/startup) e reconfigure a página inicial. 

Apague extensões não desejadas (Foto: Reprodução/Laura Martins)Apague extensões não desejadas (Foto: Reprodução/Laura Martins)

Passo 7. Por fim, vá em "Extensão", dentro de "Configurações" e apague todas os plugins que você não reconhece. 

Mozilla Firefox

Passo 8. Digite o comando Ctrl + Shift + A. Será aberta uma página com um novo Menu, clique em “Extensões”. Em seguida, remova todo o vírus e quaisquer outras extensões indesejadas. 

Apague extensões não desejadas (Foto: Reprodução/Laura Martins)Apague extensões não desejadas (Foto: Reprodução/Laura Martins)

Para voltar ao seu buscador original, vá em Opções > Geral e escreva o site que deseja.

Configure o buscador de preferência (Foto: Reprodução/Laura Martins)Configure o buscador de preferência (Foto: Reprodução/Laura Martins)

Pronto! Agora tudo está bem novamente, seu browser voltará ao funcionamento normal e seu computador estará livre de links maldosos e pop-ups indesejáveis. 

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente  no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lila Bastos
    2016-01-07T10:53:08

    Ajudou bastante.

  • Manoel Santos
    2015-03-02T18:42:35

    Bom, eu não preciso de nada disso! Uso Xubuntu 14.04 e não tenho esse tipo de problemas.