Computadores

22/02/2015 07h00 - Atualizado em 22/02/2015 07h00

Confira dicas de como escolher um HD para montar um PC gamer

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Uma das características principais de um PC gamer é que seus componentes são de alto desempenho, sempre apresentando performance acima da média. Porém, algumas pessoas acabam se concentrando mais nos itens processador e placa de vídeo, quando na verdade o certo é que todos os componentes recebam a devida atenção.

HDs de marcas famosas teriam spyware instalado; veja 'lista de espiões'

Neste tutorial, o TechTudo lhe ensinará a escolher um bom HD (Hard Drive ou Disco Rígido) para uma máquina voltada para os principais e mais recentes jogos do mercado. Com as dicas que serão apresentadas aqui não tem como você errar na escolha de seu novo HD.

Capacidade

hd-4-tbCapacidade de armazenamento é um dos itens a serem considerados (Foto: Divulgação)

O primeiro item que você deve observar antes de comprar seu novo HD é a capacidade de armazenamento dele. Os jogos atuais, tais como Battlefield 4, WatchDogs, Evolve, Skyrim e tantas outras grandes produções, não raro ocupam mais de 20 GB no seu disco rígido. Portanto, se você realmente pretende desfrutar do maior número possível de títulos em sua máquina gamer é imprescindível que você tenha bastante espaço sobrando.

A dica aqui é: quanto maior, melhor! O que vai limitar a sua escolha aqui é apenas o quanto dinheiro você tem no bolso. É comum encontrarmos discos rígidos de 1 e 2 TB (Terabytes). 1 Terabyte correspondem a 1024 GB. A Seagate conta, inclusive, com modelos de 4 TB de capacidade. Portanto, na hora de sua pesquisa, dê preferência aos modelos com grande capacidade de armazenamento.

Interface

Cabos SATA de transmissão de dados (Foto: Reprodução)Atenção na escolha de cabos SATA para transmissão de dados (Foto: Reprodução)

Após decidir a capacidade de seu novo disco rígido, é importante se atentar à interface utilizada pelo aparelho. Hoje em dia todos os modelos à venda usam a interface SATA, que se divide em dois tipos: SATA-300 e SATA-600, que são também conhecidos por SATA 3 Gbps e SATA 6 Gbps. A diferença está na taxa de transferência máxima teórica que os dispositivos podem alcançar. O primeiro pode atingir, no máximo, uma taxa de transferência de 300 MB/s e o segundo chega a 600 MB/s.

Portanto, para um máximo desempenho de seu disco rígido, escolha um modelo que ofereça suporte à interface SATA-600. Porém, você deve observar antes na sua placa-mãe qual porta ela usa para os HDs, se é a SATA-300 ou a SATA-600. Se sua placa-mãe oferecer apenas portas SATA-300 e você comprar um HD SATA-600, ele irá funcionar no padrão SATA-300. Por isso, é importante também ter uma placa-mãe que possibilite o uso de discos rígidos no padrão SATA-600.

Tipo de HD

Os HDs são separados em quatro categorias: Green (Ecológico), Desktop, Enterprise (Corporativo) e Portátil. Para um computador gamer você deve fugir dos modelos ecológicos e portáteis. Isso por que eles giram a uma velocidade menor para economizar energia e o resultado disso é um desempenho bem menor.

Entre os modelos Desktop e Enterprise opte pelos Desktops. Isso por que os HDs voltados para o mercado corporativo são mais caros, muito embora tenham o mesmo desempenho de um HD da categoria desktop. Felizmente, a maioria dos discos rígidos à venda são do tipo “desktops”.

RPM

rpmQuanto maior a 'RPM' mais rápido será o seu HD (Foto: Reprodução)

RPM é a sigla para Rotações Por Minuto“. Quanto maior for a velocidade de rotação do HD, mais rápido ele lerá e gravará informações nos pratos magnéticos. Para um PC gamer, o padrão é que se adote modelos com 7.200 RPM. Não compre HDs de 5.400 RPM, pois o desempenho será bem menor. Se dinheiro não for um problema, vale a pena procurar por discos rígidos que possuem velocidade de 10.000 RPM. Infelizmente, esses modelos de maior velocidade são raros e caros. Mas vale a pesquisa.

Buffer

O Buffer serve mais como critério de desempate. Ele é o cache do disco rígido, ou seja, uma memória de transferência temporária que armazena dados importantes e pode aumentar um pouco a velocidade que o HD acessa certos dados. Você deve sempre optar por HDs que ofereçam o maior espaço de buffer, que geralmente é de 64 MB. Portanto, se você estiver em dúvida entre dois modelos de disco rígido e um tiver buffer de 32 MB e o outro de 64 MB, escolha o segundo.

Quer mais dicas para montar um PC Gamer? Veja no Fórum do TechTudo.

RAID 0

Para aumentar o desempenho das suas unidades de armazenamento, uma boa alternativa é usar a função RAID 0. Isso se a sua placa-mãe contar com tal recurso. Para tanto, você precisa ter dois discos rígidos exatamente iguais.

Portanto, ao invés de comprar um único HD de 1 TB, é mais vantajoso comprar dois de 500 GB e ligá-los em RAID 0. Assim, a capacidade de armazenamento será combinada, totalizando 1. O desempenho e velocidade também sofrerão um belo ganho de desempenho. É importante salientar que existe também o RAID 1, mas seu foco é mais na confiabilidade do que na velocidade. Ele faz um espelhamento de todos os dados do HD para o segundo.

SSHD

sshdÉ mais vantajoso ter dois HDs de 500 GB ligados em RAID 0 (Foto: Divulgação)

Há também a possibilidade de combinar o melhor dos dois mundos, ou seja: o grande espaço de armazenamento do HD com a rapidez do SSD. Para isso, basta você comprar um SSHD, que é um híbrido desses dois dispositivos. Eles são discos rígidos que possuem uma pequena unidade SSD que guarda os dados mais acessados pelo usuário. Na prática, é como se fosse um cache gigante. Assim, ele consegue alcançar um desempenho similar ao de SSD quando acessa os dados que estão guardados no cache.

Se sua placa-mãe contar com a tecnologia Smart Responde, você pode ainda comprar um SSD e um HD separadamente e combiná-los, formando assim um SSHD. Importante mencionar que nos dois casos a unidade SSD não pode ser acessada separadamente.

Conclusão

Então é isso! Esperamos ter ajudado você a escolher o seu próximo HD e não ficar na mão na hora de jogar seus títulos preferidos. Basta seguir essas dicas que você encontrará o modelo que atenderá suas necessidades com o melhor custo-benefício possível.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Lucas Costa
    2015-07-13T08:38:41

    minha placa mãe e uma ASUS Micro ATX p/ Intel LGA 1150 Z97M-PLUS/BR, c/ CrossFireX, Soquete M.2, Rede Intel ela aceita um HD HD Seagate Barracuda 2TB 7200RPM 64MB SATA III - ST2000DM001 ?????