Sistemas Operacionais

01/02/2015 06h20 - Atualizado em 31/10/2016 11h53

Como personalizar ícones no Windows 10 sem instalar nada

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O Windows 10 oferece ferramentas completas de personalização do sistema e uma delas permite alterar o ícone de programas e pastas de forma prática. Dessa forma, o usuário pode escolher um dos novos ícones já listados ou adicionar imagens personalizadas, para deixar o visual do computador divertido ou até organizado com seus padrões.

Como mudar a cor e tamanho do cursor do mouse no Windows 8

A função pode ser executada sem precisar instalar programas extras, o que deixa o procedimento bem simples, disponível para a versão em português dos sistema da Microsoft. 

Veja como personalizar ícones no Windows 10 (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo) (Foto: Veja como personalizar ícones no Windows 10 (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo))Veja como personalizar ícones no Windows 10 (Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo)

Aplicativo do TechTudo: receba as melhores dicas e últimas notícias no seu celular

Alterar ícones de programas

Passo 1. Adicione o atalho do ícone do programa ou recurso na “Área de trabalho” do computador para começar a personalizar. Em seguida, clique com o botão direito do mouse no ícone e selecione “Propriedades”;

Acesse as propriedades do ícone no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Acesse as propriedades do ícone no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Acesse as propriedades do ícone no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Na aba de “Atalho” selecione o botão “Alterar ícone”;

Selecione  o botão para alterar o ícone no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Selecione  o botão para alterar o ícone no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Selecione o botão para alterar o ícone no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Você pode escolher uma das opções já oferecidas na lista e confirmar em “Ok”. Mas para personalizar com ícones próprios, que podem ser baixados com facilidade na internet no formato “.ICO”, toque em “Procurar”;

Escolha um dos ícones da lista ou personalize (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Escolha um dos ícones da lista ou personalize (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Escolha um dos ícones da lista ou personalize (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Encontre o ícone personalizado no computador e confirme em “Abrir”;

Encontre o ícone no PC e adicione no programa pelo Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Encontre o ícone no PC e adicione no programa pelo Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Encontre o ícone no PC e adicione no programa pelo Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Note que será adicionado na lista. Para aplicar o ícone confirme em “Ok” nas duas telas.

Aplique o novo ícone no programa (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Aplique o novo ícone no programa (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Aplique o novo ícone no programa (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Alterar ícones de pastas

Passo 1. Agora para alterar o ícone nativo de uma pasta, clique com o botão direito do mouse nela e selecione “Propriedades”;

Acesse as propriedades da pasta no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Acesse as propriedades da pasta no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Acesse as propriedades da pasta no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Acesse a aba de “Personalizado” e clique no botão de “Alterar ícone”;

Abra a aba de personalização da pasta no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Abra a aba de personalização da pasta no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Abra a aba de personalização da pasta no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Serão listados diversas opções já nativas do sistema. Caso tenha gostado de alguma, selecione e confirme em “Ok”. Para personalizar com seu ícone baixado (formato .ICO) clique em “Procurar”;

Personalize o ícone pasta escolhendo uma das opções ou busque pelo seu ícone (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Personalize o ícone pasta escolhendo uma das opções ou busque pelo seu ícone (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Personalize o ícone pasta escolhendo uma das opções ou busque pelo seu ícone (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Encontre o ícone personalizado no computador e confirme em “Abrir”;

Encontre o ícone personalizado no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Encontre o ícone personalizado no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Encontre o ícone personalizado no computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. O ícone personalizado será adicionado na lista. Para aplicar confirme em “Ok” nas duas janelas;

Confirme a aplicação do novo ícone na pasta pelo Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Confirme a aplicação do novo ícone na pasta pelo Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Confirme a aplicação do novo ícone na pasta pelo Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Veja como fica o resultado da alteração de ícone do programa (no exemplo o Google Chrome) e da pasta no Windows 10.

Confira o resultado dos ícones personalizados no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara) (Foto: Confira o resultado dos ícones personalizados no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara))Confira o resultado dos ícones personalizados no Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Dúvidas sobre o Windows 10? Veja respostas e dicas no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares