17/03/2015 12h00 - Atualizado em 17/03/2015 12h00

As 10 melhores funções do Microsoft Office 2016 no Mac OS X; saiba usar

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Microsoft Office 2016 foi totalmente repaginado no Mac, ganhando visual parecido com o visto no Windows desde a versão 2013. Isso significa também que programas como Word, Excel e PowerPoint ficaram mais fáceis de usar, incluindo, é claro, várias particularidades vistas somente no OS X. Veja as 10 melhores funções do pacote de aplicativos de escritório da Microsoft em computadores Apple.

Office Online e Office 365? O que é grátis e o que é pago

Microsoft Office está disponível em versões gratuitas online e pagas (Foto: Divulgação/Microsoft) (Foto: Microsoft Office está disponível em versões gratuitas online e pagas (Foto: Divulgação/Microsoft))Confira as 10 melhores funções do Microsoft Office 2016 no Mac (Foto: Divulgação/Microsoft)

Visão em tela cheia

Apps do novo Office abrem em tela cheia no Yosemite (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Apps do novo Office abrem em tela cheia no Yosemite (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Office 2016 foi otimizado para rodar com perfeição no OS X Yosemite. Portanto, usuários podem usar qualquer app do pacote em tela cheia ao clicar no botão de maximizar no canto da janela. Além disso, donos de Macbooks com tela Retina não terão do que reclamar: a suíte de apps está perfeitamente adaptada à alta resolução.

Novo menu

Menu foi completamente redesenhado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Menu foi completamente redesenhado (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ao contrário do Office 2011, a versão anterior disponibilizada pela Microsoft para o Mac, o Office 2016 organiza seus botões em um menu mais agradável visualmente e fácil de usar. A usabilidade está quase idêntica à vista no Windows, tornando muito mais simples a vida de usuários que trabalham com os dois sistemas ou que estão fazendo a transição de um para outro.

Compartilhamento

Novo Office permite compartilhar documentos facilmente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Novo Office permite compartilhar documentos facilmente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Trabalhar de forma colaborativa no Word, Excel e PowerPoint para Mac está mais simples que nunca. Isso porque, para enviar um documento para alguém e até controlar as permissões de edição, basta clicar no novo botão dedicado no canto superior direito da tela.

É possível indicar e-mails de usuários específicos, obter um link de compartilhamento que pode ser colado em qualquer lugar ou ainda enviar o texto, planilha ou apresentação direto como um anexo de uma mensagem – nesse ultimo caso, é possível até mesmo converter o documento em PDF com um clique antes de enviar.

Comentários durante edição

Comentários ficam organizados como uma conversa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Comentários ficam organizados como uma conversa (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Ao compartilhar um documento e começar a editar em conjunto com outra pessoa, finalmente já é possível postar comentários em tempo real. Eles, infelizmente, ainda não funcionam como um chat, obrigando o usuário a clicar em uma notificação sempre que um novo comentário chega. Mas, ainda assim, é uma melhoria bem-vinda no Office para Mac.10

Construtor de fórmula no Excel

Excel 2016 traz facilidades para criação de fórmulas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Excel 2016 traz facilidades para criação de fórmulas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Assim como no Windows, a versão Mac do Excel 2016 permite criar fórmulas somente com alguns cliques. Para isso, basta acessar o item “Fórmulas” do menu principal e navegar entre as várias opções disponíveis.

Transições de slides

Novo PowerPoint oferece transições entre slides (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Novo PowerPoint oferece transições entre slides (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

No PowerPoint 2016 para Mac, agora é  possível inserir transições entre slides, e não mais somente entre elementos de um slide. Há dezenas de opções para escolher, todas acessíveis pela barra superior no item “Transições”.

Exibição de apresentador

Exibição de apresentador traz notas, cronômetro e mais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Exibição de apresentador traz notas, cronômetro e mais (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Há agora uma tela dedicada ao apresentador no PowerPoint, similar ao que já era visto no Keynote, da Apple. A exibição conta com os slides, anotações, cronômetro, entre outros elementos que ajudam na hora de falar em público, ao mesmo tempo em que a apresentação em tela cheia é exibida em um monitor secundário.

Janelas móveis

Janelas podem ser destacadas no PowerPoint (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Janelas podem ser destacadas no PowerPoint (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Assim como em apps de edição de imagem, o novo PowerPoint para Mac permite destacar janelas com ferramentas de edição e movê-las livremente. Assim, o usuário ganha espaço para o conteúdo na tela e pode escolher onde paletas de cores, formas, entre outras estarão localizadas.

Tags do OneNote

OneNote oferece uma série de tags para categorizar notas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)OneNote oferece uma série de tags para categorizar notas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Não tão famoso quanto Word, Excel e PowerPoint, o OneNote também ganhou várias novidades. A maior delas é uma nova lista extensa de tags para organizar anotações. São mais de vinte opções disponíveis, entre tags para listas de tarefas, notas urgentes, lembretes e até lista de filmes.

Agrupamento de e-mails no Outlook

E-mails do Outlook podem ser agrupados em conversas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)E-mails do Outlook podem ser agrupados em conversas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Um dos destaques do novo Outlook para Mac é, certamente, o conjunto de formas em que o usuário pode organizar suas mensagens. Entre elas está o agrupamento de e-mails no formato de conversas, deixando o programa da Microsoft mais parecido com o Gmail.

O que esperar do Office 2016? Comentar no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares