16/03/2015 10h52 - Atualizado em 16/03/2015 10h52

App Camu promete fotos perfeitas com ajustes em tempo real; saiba usar

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

O aplicativo de câmera Camu, para iOS e Android, promete otimizar a qualidade das fotos registradas pelos usuários. Nele é possível ajustar, de forma rápida, a entrada de luz, aplicar filtros, alterar o contraste e mais. Além disso, o programa permite compartilhamento direto com as redes sociais. Veja neste tutorial como utilizar todos os recursos do app Camu.

Como identificar um iPhone 5S falso? Veja as dicas e não caia em furada

Passo 1. Baixe o Camu no TechTudo Downloads e instale no seu dispositivo. Na tela inicial será possível ver o botão de disparo em vermelho. Um toque rápido dispara a foto. Para dar foco no cenário geral, basta pressioná-lo sem soltar. No lado esquerdo está a opção para gravar vídeos, com o ícone de uma câmera. Já na parte direita, você encontra a galeria com as fotos registradas pelo app.

Aplicativo Camu oferece recursos para melhorar as fotografias (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Aplicativo Camu oferece recursos para melhorar as fotografias (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. No topo esquerdo está um menu com “três pontos”. Ao tocar nele, algumas opções de personalização estão disponíveis. É possível fazer montagens de até quatro fotos clicadas na hora, selecionar as dimensões, ativar o flash, adicionar efeito de blur nas bordas e acionar o timer;

Menu com recursos do app Camu (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Menu com recursos do app Camu (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. O filtro Blur, quando ativado, adiciona uma camada “desfocada” nas bodas da imagem, que pode ser personalizada. Para isso, basta tocar uma vez no local que deseja dar foco. Note que dois círculos serão exibidos: o menor é a lente de foco e o maior o diâmetro do desfoque. Para aumentar esse diâmetro, basta ampliar com os dois dedos na tela (como se estivesse dando zoom na imagem). O círculo de fora ficará mais ampliado e o desfoque irá mais para as bordas;

Função de Blur no app Camu (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Função de Blur no app Camu (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. As montagens funcionam de forma simples. Basta selecionar no menu com quantas imagens deseja dividir e clicar em uma após a outra. Elas serão unidas de forma automática;

Camu permite fazer montagens de até quatro fotos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Camu permite fazer montagens de até quatro fotos (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 5. Na tela de disparo, o nível de contraste é ajustado pelo toque na tela. Para isso, basta arrastar o dedo na borda para cima (os tons de preto ficarão mais destacados), ou para baixo. Note que aparecerá uma barra “LUX” indicando o nível do ajuste.

Ajuste de contraste nas imagens registradas pelo Camu (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ajuste de contraste nas imagens registradas pelo Camu (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 6. Para ajustar a entrada de luz, pressione em qualquer ponto da tela por alguns segundos. Vai aparecer uma ferramenta circular, que lembra uma lente fechando e abrindo. Para ajustar os níveis de luz, basta tocar no pequeno ponto ao lado da lente e arrastar o dedo para cima (mais luz) ou para baixo (menos luz). A ferramenta é móvel e pode ser ajustada conforme o ambiente: para clarear mais um lado do que o outro é só arrastar o pequeno círculo para lá;

Qual é a sua rede social preferida? Comente no Fórum do TechTudo

Ajustes da entrada de luz de forma rápida (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ajustes da entrada de luz de forma rápida (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 7. O foco pode ser selecionado também. Basta tocar na tela para o círculo de foco surgir e depois pressioná-lo no objeto ou ponto que deseja dar destaque. Ele também é móvel e poderá dar foco em um local específico;

Ajustes de foco nas imagens (Foro: Reprodução/Barbara Mannara)Ajustes de foco nas imagens (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 8. Todas as funções estão disponíveis para a lente frontal também. Para alternar, toque no ícone com duas setas no topo direito.

Botão que permite alternar para a lente frontal (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Botão que permite alternar para a lente frontal (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 9. Para aplicar os filtros, arraste a tela para o lado e perceba que uma barra será exibida com as opções. Para trocar, arraste a tela novamente e observe. Eles são aplicados na mesma hora, antes do clique.

Aplique filtros em tempo real nas suas imagens (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Aplique filtros em tempo real nas suas imagens (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 10. Depois que você tiver registrado a fotografia é possível salvar na galeria, enviar para as redes sociais, nuvem, e-mail ou deletar a figura.

App Camu oferece botão direto para compartilhamento das fotos nas redes sociais (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)App Camu oferece botão direto para compartilhamento das fotos nas redes sociais (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Agora aproveite todas as funções do app Camu e tire fotos ainda mais bonitas em todas as ocasiões.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ronalde Silva
    2015-03-16T14:01:56  

    Gostei !!!

    recentes

    populares

    • Ronalde Silva
      2015-03-16T14:01:56  

      48x48 , vou desempatar não!

  • Steyne Sanglard
    2015-03-17T12:55:03

    Não consegui baixar no ANDROID, só da opção para IOS...

  • Jessica Carvalho
    2015-03-17T07:34:15

    Hoje é o dia do consumidor e tá cheio de promoção por ai mas antes de comprar veja no bizoo . com . br se a desconto é pra valer! Lá você tem histórico de preço do ano todo e com prints (fotos) das alterações de preços por produto e loja!

  • Amós Silva
    2015-03-17T00:24:51  

    e a Dilma vai sair ?

    recentes

    populares

    • Amós Silva
      2015-03-17T00:24:51  

      ta demorando até

  • Antonio César
    2015-03-16T20:22:04  

    A matéria tem mesmo que se referir às câmeras de aparelhos com android e ios, já que as câmeras da Nokia não precisam de aplicativos secundários para ficarem boas.

    recentes

    populares

    • Antonio César
      2015-03-16T20:22:04  

      Lógico!!!! Aff se estão se referindo é porque tem que se referir a isso ne. alooo

  • Samuel Oliveira
    2015-03-16T17:13:55  

    Fera! O link só leva pra instalar no IOS, na matéria diz ter para Android... e ai??

    recentes

    populares

    • Samuel Oliveira
      2015-03-16T17:13:55  

      kkk

    recentes

    populares

    • Samuel Oliveira
      2015-03-16T17:13:55  

      preguiça é não colocar o link, se vc é jornalista vai entender, matéria incompleta ;)

  • Leandro Olliveirah
    2015-03-16T19:17:07

    legal. mas se a camera tiver -15mpx nada resolve

  • Paulo Bastos
    2015-03-16T17:14:01

    FOTOR dá de 10.