Computadores

16/03/2015 07h00 - Atualizado em 22/11/2017 10h34

Aprenda a fazer uma rede entre computadores pela técnica da crimpagem

Laura Martins
por
Para o TechTudo

Conectar um ou mais computadores por uma única rede pode ser uma ótima solução para quem tem diversos aparelhos. Para realizar essa ação, o mais usual ainda é conectá-los a partir do cabo de rede com conector RJ45. A montagem desse cabo, mais conhecido como “crimpagem”, deve ser feita com cuidado e de maneira correta para que seja funcional.

Veja dicas para escolher um novo cabo HDMI

Um dos primeiros passos é entender qual conexão será feita. Se uma máquina for ligada diretamente a outro computador, o cabo “crossover”, ou cruzado, é o mais indicado. Mas, se um dispositivo estiver vinculado a um hub, a montagem deve ser de cabo “direto”. A única diferença entre eles é a ordem dos fios na hora da crimpagem. Para entender melhor, veja o nosso passo a passo de montagem do fio.

Veja como crimpar um cabo Ethernet de qualquer comprimento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) (Foto: Veja como crimpar um cabo Ethernet de qualquer comprimento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito))Aprenda a montar seu cabo de rede (Foto:Edivaldo Brito/TechTudo)


Passo 1. Desencapar o fio

Em primeiro lugar, é necessário desencapar o fio. Serão necessários somente 2cm para conectá-los, mas se achar necessário, desencape um pouco mais para ter mais flexibilidade no momento de ordená-los. A maneira mais fácil é utilizar um alicate de crimpagem. Ao retirar a proteção azul, serão 4 pares de cabos.

Placa mãe Asus ou Gigabyte: qual a melhor? Opine no Fórum do TechTudo!

Fios são agrupados em pares (Foto: Divulgação / BM Conectividade)Fios são agrupados em pares (Foto: Divulgação / BM Conectividade)












Passo 2. Organizar os fios

Como dito anteriormente, existem duas maneiras de arranjar os fios. Cada par de fios tem uma combinação de uma cor e branco com a mesma (por exemplo: azul e branco e azul). Para fazer um cabo direto (568A) seguir a seguinte ordem (da esquerda para direita):

1- Verde e branco

2 – Verde

3 – Laranja e branco

4 – Azul

5 – Azul e branco

6 – Laranja

7 – Marrom e branco

8 – Marrom

Já o cabo “crossover” (568B) tem uma troca entre os cabelos laranja e verde. Veja como fica a ordem a seguir:

1 – Laranja e branco

2 – Laranja

3 – Verde e branco

4 – Azul

5 – Azul e branco

6 – Verde

7 – Marrom e branco

8 – Marrom

Passo 3. Conectar os fios

Caso tenha desencapado mais de 2cm, corte o excesso de fios. Deixe-os retos e paralelos e os coloque dentro do conector RJ-45. É preciso que veja com clareza que todos os fios estão em suas posições corretas (a parte traseira do conector – contrária ao plug – é a mais fácil para visualizar os cabos). Pronto! Agora é só usar. 

Confira sempre o posicionamento dos fios (Foto: Divulgação)Confira sempre o posicionamento dos fios (Foto: Divulgação/ BM Conectividade)

Colaborou Rubens Corrêa


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Diego Chiappetta
    2015-03-16T08:27:05

    Há um erro técnico na matéria. Um cabo direto usa a mesma crimpagem em ambas as pontas, sejam elas 568A ou 568B. Já os cabos cruzados - ou cross over - utilizam obrigatoriamente as duas formas de crimpagem, uma em cada ponta.

  • Isaias Freitas
    2015-03-16T09:19:47

    Ficou meio vago... seria melhor fazer um video... pra leigo ficou bem vago.