Internet

31/03/2015 06h00 - Atualizado em 31/03/2015 06h00

Como converter arquivos IMG para o formato VDI do VirtualBox

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Se você usa o VirtualBox e recebeu um sistema instalado no formato IMG, não se desespere, pois é possível transformar esse formato em um arquivo VDI (ou o inverso). Para fazer isso, acompanhe esse tutorial do TechTudo.

Como instalar o novo Windows 10 no VirtualBox

VirtualBox (Foto: Divulgação/ VirtualBox)Converta arquivos do IMG para o VDI do VirtualBox (Foto: Divulgação/ VirtualBox)

Antes de fazer o procedimento, conheça melhor essas duas siglas. VDI é o formato padrão de disco utilizado no VirtualBox. VDI significa Virtual Disk Image. O arquivo é uma unidade de disco virtual padrão que pode ser montado como um disco rígido separado, criando uma nova máquina virtual utilizando VirtualBox.

Já o IMG normalmente é um arquivo que traz uma imagem completa de um disco. Assim, o arquivo pode ser usado para reproduzir a mídia de disco no seu computador sem a necessidade de o disco físico. O formato é semelhante a um arquivo ISO.

Você pode usar os arquivos IMG para jogar jogos de vídeo, executar sistemas inteiros (por exemplo, o instalador do OS X é um arquivo IMG) ou aplicação de jogos sem ter o disco de jogo real enquanto você estiver jogando. Ciente disso, vejamos como fazer para fazer a conversão entre esses formatos:

Passo 1. Se você estiver usando o Windows 7 ou Vista, clique no menu Iniciar e procure pelo Prompt de Comando. No Windows 8, pressione as teclas “Win + X” e no menu que aparece, selecione a opção “Prompt de Comando”;

Acessando o Prompt de Comando do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o Prompt de Comando do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Vá para a pasta onde está o arquivo IMG, usando o comando cd;

Acessando a pasta do arquivo IMG (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a pasta do arquivo IMG (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Para converter, utilize o comando <code>"C:\Program Files\oracle\VirtualBox\VBoxManage" convertdd system.dmg system.vdi</code>, ajustando os nomes dos arquivo para a sua necessidade. Observe que se a pasta do Virtuabox não estiver visível no seu sistema, é necessário digitar o caminho dele para acessar o programa VBoxManage;

Entrando com o comando para fazer a conversão (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Entrando com o comando para fazer a conversão (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Aguarde o programa processar o arquivo e em pouco tempo estará pronto.

Convertendo o arquivo IMG para VDI (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Convertendo o arquivo IMG para VDI (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Caso precise, também é possível fazer o caminho inverso e transformar um arquivo VDI em IMG. Para isso você apenas inverte a sequência dos nomes dos arquivos. Assim, usando o exemplo anterior como base, basta usar o comando <code>"C:\Program Files\oracle\VirtualBox\VBoxManage" convertdd system.vdi system.dmg</code>.

Passo 6. Para usar o arquivo VDI convertido em uma nova máquina virtual, na tela de criação, selecione a opção “Usar um arquivo de disco rígido virtual existente”, e navegue até o arquivo VDI;

Adicionando disco convertido ao uma nova máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Adicionando disco convertido ao uma nova máquina virtual (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Para usar o arquivo VDI convertido em uma máquina virtual existente, clique nela na tela do VirtualBox e depois no botão “Configurações”. A seguir, selecione o controlador de disco atual e o ícone ao lado do campo “Disco Rígido”, para acessar a opção “Selecione um arquivo de disco rígido virtual…” e informar o caminho do arquivo VDI.;

Adicionando disco convertido ao uma máquina virtual já existente (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Adicionando disco convertido ao uma máquina virtual já existente (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Com esse pequeno recurso, é possível levar arquivos IMG para serem usados no VirtualBox. Se pintar uma dúvida, não deixe de perguntar no fórum do TechTudo.

Como instalar corretamente o VirtualBox? Comente no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares