Internet

18/03/2015 07h30 - Atualizado em 18/03/2015 10h39

Como criar audiobooks a partir de arquivos de texto no OS X

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Nem sempre temos tempo de ler nossos livros eletrônicos. Felizmente, no OS X é possível transformá-los em áudio para ouvi-los mais tarde. Isso é especialmente útil em um momento que a pessoa está esperando ou praticando atividades físicas, por exemplo. Para ajudá-lo a fazer isso, o TechTudo mostra abaixo um passo a passo do processo que transforma e-books em audiobooks.

As melhores dicas para captura de tela no computador: Windows, Mac OS x e Linux

audiobookAprenda como criar Audiobooks a partir de arquivos de texto no OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)audiobookAprenda como criar Audiobooks a partir de arquivos de texto no OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Antes de iniciar, é preciso deixar claro que você só deve usar livros de sua propriedade e que de acordo com o licenciamento, possam ser reproduzidos. Mais importante ainda é que, além de livros, o recurso pode ser usado para a leitura de outros tipo de textos. Ciente disso, vamos ao procedimento.

Passo 1. Selecione o texto que você quer transformar em áudio, em seguida, copie ele para a área de transferência, pressionando “Command + C” ou usando o menu Editar e acessando a opção “Copiar”;

Copiando o texto a ser convertido em áudio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Copiando o texto a ser convertido em áudio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Execute o editor de texto do OS X, clicando em seu ícone na Dock ou digitando seu nome no Spotlight;

Executando o editor de texto do OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o editor de texto do OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Na tela do editor, cole o texto pressionando “Command + V” ou usando o menu Editar do aplicativo e acessando a opção “Colar”;

Colando o texto a ser convertido em áudio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Colando o texto a ser convertido em áudio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Se ainda não estiver selecionado, selecione o texto que você quer transformar em áudio;

Passo 5. Clique no nome do programa no painel superior. No menu que aparece, clique em “Serviços” e depois na opção “Adic. ao iTunes como Faixa Falada”;

Enviando o texto como áudio para o iTunes (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Enviando o texto como áudio para o iTunes (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6.  Na tela que será exibida, selecione a voz (uma sugestão é que para a voz soar mais  natural em nossa língua, escolha “Luciana”), digite o nome e escolha o local onde o arquivo será salvo. Finalmente, clique no botão “Continuar”. Aguarde, pois dependendo do tamanho do arquivo, isso pode levar algum tempo;

Escolhendo a voz, nome e localização do arquivo de áudio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Escolhendo a voz, nome e localização do arquivo de áudio (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Uma vez que o arquivo for salvo no disco, em seguida, ele será automaticamente importado para o iTunes e o arquivo gerado será excluído. Depois, você já poderá sincronizar seu gadget e começar a ouvir seu livro ou qualquer que seja o conteúdo.

Atualizar o MacBook com OS X faz com que a máquina seja formatada? Comente no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Ronaldo Rodrigues
    2015-03-18T08:14:14

    Excelente dica...vai me ajudar muito com algum conteúdo da faculdade!