Fone de ouvido

20/03/2015 06h01 - Atualizado em 20/03/2015 06h01

Como escolher um bom headset para aproveitar seus jogos?

Laura Martins
por
Para o TechTudo

Headsets podem ajudar a melhorar a experiência de um jogo, já que um dos principais responsáveis por um game de alta qualidade é o áudio. Por isso, a escolha de um bom fone ajuda a evitar não só o “abaixa o som” das outras pessoas, mas auxilia na comunicação e imersão no jogo. Pensando nisso, o Techtudo montou uma lista para te ajudar a escolher o seu próximo headset, veja abaixo.

Confira nosso review do HyperX Cloud II

hyperx_cloud2 (11) (Foto: Luciana Maline/TechTudo)O mercado oferece um série de headfones feitos especialmente para gamers (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

1. Som estéreo ou surround

O som estéreo (2.0) tem duas saídas, o que não garante uma performance perfeita do áudio. Já a tecnologia surround tem duas opções: 5.1 e 7.1, em que o primeiro número corresponde ao número de canais de som. Ambos contam com uma saída e um subwoofer para graves.

Para que serve um subwoofer? Conheça um pouco dessa tecnologia

A diferença de qualidade entre as duas opções surround não é drástica, porém os headsets 7.1 costumam ser mais caros que os 5.1.

2. Cancelador de ruídos

Quem joga em ambientes muito barulhentos deve pensar em um headset com cancelador de ruídos. Isso porque fica mais fácil dos seus companheiros do jogo te escutarem sem intervenções, aumentando a imersão no game.

3. Som aberto

Se o seu caso é o contrário do item acima, procure por um headset “aberto”. Ele possui passagem de ar nos fones, oferecendo um som mais próximo do “ao vivo”. Exatamente por isso, não bloqueiam os sons externos. Ele também esquenta menos, podendo ser mais confortável para algumas pessoas.

4. Conforto

O jogador que fica horas em frente à tela precisa ter um headset confortável em longo prazo. Os aparelhos com almofadas garantem mais tempo sem incomodar. Além disso, os headsets sem fio permitem mais mobilidade.

fone (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)Aparelhos com almofadas costumam ser mais confortáveis (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

5. Plataforma

Nem todos os headsets são compatíveis com todos os sistemas operacionais de consoles e computador. Por isso, é importante saber onde o fone será usado (computador, Playstation, Xbox, entre outros) para não correr o risco de comprar um equipamento incompatível.

6. Potência

A potência do headset é o que determina quão alto o som ficará. Ou seja, se você quer ouvir o áudio bem alto, deve procurar pelos fones com maior potência. Um bom fone começa com potência de 50miliwatts e os mais potentes podem chegar à 150 miliwatts.

Battlefield 4 Razer BlackShark traz design agradável e preço 'salgado' (Foto: Luciana Maline/ TechTudo)Na hora da escolha é importante avaliar a potência do headset (Foto: Luciana Maline/TechTudo)

7. Sensibilidade

A sensibilidade anda junto com a potência. É ela que define qual o volume máximo que o som pode chegar. Na prática, para cada miliwatt de potência revela certa quantidade de decibéis. É importante frisar que 85 decibéis já é o bastante para causar danos à audição. Porém, o mercado pode trabalhar com até 100 decibéis.

Dicas para montar um PC Gamer compativel em 2015! Comente no Fórum do TechTudo.

8. Impedância

É a responsável por impedir que o áudio da frequência da energia elétrica interfira no som que está sendo escutado. Dessa maneira, quanto maior a impedância – nos melhores aparelhos o número varia de 26 a 32 ohm – melhor a qualidade do som.

hyperx-cloud2 (9) (Foto: Luciana Maline/TechTudo)Microfones podem tornar a experiência ainda mais incrível, principalmente em multiplayers (Foto: Luciana Maline/TechTudo)


9. Microfone

A maior parte dos headsets trazem mais tecnologia na parte do áudio, deixando o microfone um pouco esquecido. Exatamente por isso, os melhores microfones costumam estar embutidos em fones mais caros. Para saber a qualidade, é importante testá-lo antes de comprar.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Marassi
    2015-11-19T00:40:25

    O ouvido humano consegue perceber uma faixa muito ampla de intensidades sonoras, cerca de 10 elevado a 12 pot . Por causa disso, tornou-se mais viável utilizar o conceito de nível de pressão sonora, dado em escala logarítmica, do que intensidade. Fonte: WIKI

  • Carlos Marassi
    2015-11-19T00:40:18

    O nível de pressão sonora (SPL, em inglês Sound Pressure Level) é uma medida para determinar o grau de potência de uma onda sonora. É determinada pela amplitude da onda sonora por duas razões: pela sensibilidade do ouvido às variações de pressão, e por ser uma quantidade simples de ser medida. A unidade internacional do nível de pressão sonora é o decibel (dB).

  • José Matias
    2015-03-21T11:29:30  

    E outra, sensibilidade é dado como dB SPL e nada tem a ver com dB (ou dBA). No caso de fones, ou alto falante, quanto maior o dB SPL maior é a sensibilidade e o som será mais alto do que um fone com dB SPL baixo (comparando o mesmo sinal). Temos fones hoje em dia que tem 120dB SPL e podem gerar até 140dB no seu ouvido!!! Só para deixar bem claro.

    recentes

    populares

    • José Matias
      2015-03-21T11:29:30  

      O nível de pressão sonora (SPL, em inglês Sound Pressure Level) é uma medida para determinar o grau de potência de uma onda sonora. É determinada pela amplitude da onda sonora por duas razões: pela sensibilidade do ouvido às variações de pressão, e por ser uma quantidade simples de ser medida.

    recentes

    populares

    • José Matias
      2015-03-21T11:29:30  

      A unidade internacional do nível de pressão sonora é o decibel (dB). O ouvido humano consegue perceber uma faixa muito ampla de intensidades sonoras, cerca de . Por causa disso, tornou-se mais viável utilizar o conceito de nível de pressão sonora, dado em escala logarítmica, do que intensidade. fonte> wiki

  • Victor Machado
    2015-03-20T21:12:09

    Turtle Beach x12... Ele é para Xbox 360, mas funciona perfeitamente no PC... Qualidade de material, de audio são excelentes... O preço melhor ainda!

  • Guilherme Colnaghi
    2015-03-20T08:42:17

    Razer Tiamat 7.1 Sensacional!

  • Carlos Santos
    2015-03-20T08:04:04

    pra mim o melhor pra PS4 é o Pulse Elite