Internet

18/03/2015 06h00 - Atualizado em 18/03/2015 06h00

Como fazer upload de vídeos em 360 graus no YouTube

Laura Martins
por
Para o TechTudo

Há menos de uma semana o YouTube anunciou o suporte de vídeos 360º. Com a novidade, os usuários podem assistir a vídeos pelo aplicativo do Android, ao mover o dispositivo, ou pelo computador, passando o mouse para selecionar o ponto de vista desejado. Entretanto, se o seu interesse é produzir conteúdo em vários ângulos, confira abaixo como publicar vídeos em 360° no YouTube. 

YouTube faz 10 anos: descubra qual foi o primeiro vídeo do site

Campus Party - Câmera 360 (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)Câmera 360Heros com sete GoPro fez sucesso na Campus Party 2015 (Foto: Melissa Cruz / TechTudo)

Em primeiro lugar, é preciso possuir uma das câmeras suportadas pela plataforma, são elas: Giroptic 360cam, IC Real Tech Allie, Kodak SP 360 e Ricoh Theta.

Para que os vídeos tenham uma melhor qualidade, codifique-o com uma resolução elevada. O YouTube está aceitando os vídeos com 24, 25 ou 30 fotogramas por segundo. O Google também recomenda que os vídeos sigam as especificações avançadas do YouTube.

Passo 1. Crie uma nova pasta;

Transfira o ZIP com o script do seu vídeo. Para isso, é preciso instalar o programa Python no seu computador.

Passo 2. Descomprima a pasta;

Na subpasta 360-Videos-Metadata, localize o script 360VideosMetadata.py. Em seu computador – independente de ser Mac OS ou Windows – use o seguinte comando para executar o script:

360videosmetadata.py -i [input] [output]

No lugar de “Input”, insira o nome da pasta que você criou. Por exemplo, 360video.mp4. Já em “Output”, substitua pela pasta criada pelo comando. Após as substituições, a execução ficará semelhante a essa:

360VideosMetadata.py -i 360video.mp4 360videoNEW.mp4

Para entender um pouco mais sobre o programa, caso não esteja familiarizado, o Python oferece guias, em inglês, para Mac (docs.python.org/3/using/mac.html) e Windows (docs.python.org/3.3/using/windows.html).

Passo 3. Verifique a pasta;

Antes de subir o vídeo para o YouTube, verifique se a pasta está sendo visualizada em 360 graus. Os vídeos têm um botão de deslocação no canto superior esquerdo que pode ser deslocado com as teclas W, A, S e D.

Passo 4. Carregue a pasta;

Após a pasta estar pronta, ela pode ser carregada como qualquer outro vídeo para o Youtube. Basta fazer login no YouTube e clicar em Enviar na parte inferior da página. Veja o resultado:


Como baixar vídeos do YouTube pelo Real Player? Comente no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Peterson Silva
    2015-06-24T10:23:12

    Ola posso baixar o video no meu celular para assistir offline?

  • Rafael Souza
    2015-06-20T12:01:20

    Existe algum jeito, algum programa ou algo parecido para gravar gameplays, ou animações em 360 graus? Obrigado.