Fabricantes

02/03/2015 16h03 - Atualizado em 02/03/2015 16h03

Como redefinir a senha esquecida no Ubuntu

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Esqueceu a sua senha de usuário do Ubuntu? Isso pode acontecer com qualquer um. Felizmente, existe um modo de redefinir a senha usando o gerenciador de boot do Ubuntu, até mesmo se você tiver esquecido o seu nome de usuário. Veja como fazer neste rápido passo a passo do sistema operacional.

Como instalar o Webmin no Ubuntu

Utopic Unicorn (Foto: Divulgação/Canonical)Descubra como redefinir uma senha esquecida no Ubuntu (Foto: Divulgação/Canonical)


Passo 1. Ligue o computador e aguarde aparecer o menu do gerenciador de boot GRUB;

Passo 2. Se o menu do GRUB não aparecer, experimente pressionar e segurar a tecla Shift depois que apertar o botão “Power” para ligar o computador;

Passo 3. No menu do GRUB, use as teclas de direção e vá até a opção “Advanced Options for Ubuntu” ou “Opções avançadas para Ubuntu” e então tecle enter;

Acessando as opções de boot do Grub (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as opções de boot do Grub (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Na tela que será exibida, selecione uma das opções de boot que possui “recovery mode” no final do nome e tecle enter;

Selecionando uma opção com recovery mode (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando uma opção com "recovery mode" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Quando aparecer a tela do “Menu de recuperação”, use as teclas de direção e vá até a opção “root- Drop to root shell prompt” ou “root- Desistir e ir para terminal em modo root” e pressione enter. Com isso, você verá o prompt de comando no final da tela:

Selecionando a opção com “root Desistir e ir para terminal em modo root” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Selecionando a opção com “root Desistir e ir para terminal em modo root” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Digite o comando a seguir e tecle enter, para montar o sistema de arquivos com permissão de leitura e escrita; 

mount -o rw,remount/

Passo 7. Caso você não se lembre do nome de usuário, para descobrir, digite o comando ls /home e tecle enter:

Descobrindo o nome dos usuários do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Descobrindo o nome dos usuários do sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Para alterar a senha do usuário, use o comando passwd NOME_USUARIO, substituindo NOME_USUARIO pelo seu nome de usuário. Quando for pedido, digite uma nova senha e tecle enter.

Depois confirme essa senha, digitando-a novamente e teclando enter. No final, será exibida a mensagem “passwd: password updated successfully” ou “passwd: senha atualizada com sucesso”, confirmando que a senha de usuário foi redefinida com êxito;

Alterando a senha do usuário no sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Alterando a senha do usuário no sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Por fim, execute o comando exit para voltar ao “Menu de recuperação” e nele, selecione e tecle enter na opção “resume Resume normal boot” ou “resume Continuar inicialização normal”, para sair do modo de recuperação.

Finalizando e reiniciando o sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Finalizando e reiniciando o sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Quando o sistema iniciar novamente, você já poderá usar a sua nova senha e acessar o sistema normalmente.

Qual a melhor versão de Ubuntu? Comente no Fórum do TechTudo


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Daniel Palma
    2018-03-01T11:41:10

    cansado dessas dicas furadas!

  • Kallina Silva
    2017-01-22T22:42:59

    E quando segue todos os passos e a mensagem da senha inalterada?