Sistemas Operacionais

26/03/2015 14h13 - Atualizado em 26/03/2015 14h53

Mac travou? Saiba o que é NVRAM e como redefini-la para iniciar os OS X

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Se você está tendo problemas na hora de ligar seu Mac, que fica travado na tela da maçã, pode ser que a redefinição da NVRAM resolva seu problema. Ainda não conhece isso? Não se preocupe, o TechTudo explica o que é e ainda mostra como redefinir o recurso, para que você finalmente possa iniciar o OS X Yosemite, ou outra versão anterior do sistema operacional, normalmente.

Apple lança Safari 8.0.4 e corrige falhas de segurança importantes

Saiba o que é NVRAM e como redefini-la para poder iniciar os OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Saiba o que é NVRAM e como redefini-la para poder iniciar os OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Para quem ainda não conhece, a NVRAM ou non-volatile random-access memory (memória de acesso aleatório não volátil) é uma pequena quantidade da memória do computador que armazena ajustes em um local que o sistema operacional do Mac, possa acessar mais rapidamente.

Dependendo do tipo de Mac que que você estiver usando e dos tipos de dispositivos conectados a ele. Esses ajustes que estão armazenados na NVRAM podem variar, mas geralmente incluem dados como a seleção de disco de inicialização, o volume do alto-falante, a resolução da tela e até informações recentes de alarme do kernel, se houver.

Por conta dessa característica, se você enfrentou problemas relacionados a esses recursos, talvez a solução seja a redefinição da NRAM do seu Mac. Para isso, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Desligue o seu Mac, para isso, clique no ícone da maçã e depois na opção “Desligar…”. Quando aparecer uma janela, confirme clicando no botão “Desligar”;

Desligando o Mac pelo OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Desligando o Mac pelo OS X (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Localize as seguintes teclas no teclado: Command (⌘), Option, P e R e posicione sua mão sobre elas;

Localizando as teclas Command, Option, P e R no teclado do Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Localizando as teclas Command, Option, P e R no teclado do Mac (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Ligue o seu Mac;

Passo 3. Mantenha as teclas Command + Option + P + R pressionadas imediatamente depois de ouvir o som de inicialização;

Passo 4. Mantenha essas teclas pressionadas até que o computador inicialize e você possa ouvir o som de inicialização pela segunda vez, e então solte-as. Pode ser preciso manter as teclas pressionadas por mais de uma inicialização. Recomenda-se fazê-la três vezes seguidas, caso não resolva.

Pronto! Agora seu sistema já está iniciado, talvez seja preciso reconfigurar os ajustes do volume do alto-falante, a resolução da tela, a seleção de disco de inicialização e as informações de fuso horário. Depois disso, você já poderá voltar a usá-lo normalmente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tiago Souza
    2017-05-14T23:33:47  

    Muito obrigado pela dica, ajudou no meu problema que estava tendo com meu IMAC, depois que particionei o disco, começou a dar Kernel Panic toda vez que, ligava o Mac, mesmo voltando ao estado anterior sem partição acontecia a mesma coisa, fiquei o dia todo procurando uma solução, e fim fiz esse reset e deu certo.

    recentes

    populares

    • Tiago Souza
      2017-05-14T23:33:47  

      Uma Beleza! Muito obrigada. Tudo funcionou :-)

    recentes

    populares

    • Tiago Souza
      2017-05-14T23:33:47  

      Uma Beleza! Muito obrigada. Tudo funcionou :-) Já estou digitando diretamente do computador :-)