Jogos de raciocínio

12/03/2015 11h30 - Atualizado em 12/03/2015 11h30

Monument Valley: veja como jogar o game de puzzle para Android e iOS

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Monument Valley é um jogo de quebra-cabeças para Android e iOS que requer muito raciocínio e habilidade. Com estilo artístico único e curioso, o game se destacou entre os fãs e até apareceu no seriado House of Cards. Confira dicas para se dar bem e não se perder no mapa, que pode ser um pouco confuso.

Leia a análise de Monument Valley

Monument Valley (Foto: Divulgação)Monument Valley já apareceu até no seriado House of Cards (Foto: Divulgação)

Nem tudo é o que parece

A primeira regra é ter em mente que nem tudo é o que parece. O jogo é um legítimo quebra-cabeças, inspirado na obra do artista gráfico MC Escher. Assim, espere ver locais modificando suas passagens, de acordo com a perspectiva de onde você está enxergando.

Tenha sempre atenção aos detalhes (Foto: Divulgação)Tenha sempre atenção aos detalhes (Foto: Divulgação)

E explore sempre. Não se dê por vencido ao encontrar uma parede pelo caminho e não ver mais uma passagem. Crie uma, seja curioso e mova tudo que encontrar pela frente, incluindo o cenário, por meio da tela sensível ao toque.

Interatividade mil

Monument Valley tem um esquema de controles bem peculiar. O título não tem comandos fixos, e o jogador interage apenas tocando em diversos pontos da tela, sem se prender em apenas um. Os toques variam de acordo com as fases ou com os objetos encontrados, por isso continue seguindo a regra de explorar tudo.

São muitos elementos no cenário que podem ser movimentados (Foto: Divulgação)São muitos elementos no cenário que podem ser movimentados (Foto: Divulgação)

Os desafios começam simples - até mesmo com indicações de onde devemos tocar -, mas isso some um pouco depois, e as dicas ficam cada vez mais escassas. Mas não se preocupe. É só ter raciocínio lógico para lidar com os quebra-cabeças.

Atenção a Ida

Ida é o nome da personagem principal. Ela é bem importante para que você avance pelas fases. Se Ida sumir no mapa, quando você rotacionar uma parte ou todo o cenário, aquele caminho não vai funcionar.

Ida deve ser o centro das atenções (Foto: Divulgação)Ida deve ser o centro das atenções (Foto: Divulgação)

Um dos segredos é enxergar Ida quando ela se movimenta pelo cenário ou explora objetos. É assim que você vai se guiar, caso os seus movimentos estejam certos ou errados.

Tenha ritmo

Os corvos podem ser um estorvo para quem não tem muita paciência. Eles não atacam diretamente Ida, nem mesmo tiram “vida” da personagem ao toque, mas vão bloquear sua passagem, caso você passe por eles em um momento errado. E, assim, o progresso será impedido.

Tenha atenção ao ritmo dos corvos (Foto: Divulgação)Tenha atenção ao ritmo dos corvos (Foto: Divulgação)

Tenha sempre em mente que os corvos funcionam na base do ritmo certo. O movimento deles nunca varia: é sempre na mesma velocidade e com os mesmos padrões. Entenda esse padrão e atravesse os caminhos sem nem precisar encontrar com esses seres desagradáveis.

Não se preocupe com travamentos

Monument Valley é um jogo que não trava o caminho. Você nunca vai ficar preso no cenário e, de certa forma, é sempre possível voltar para começar de novo. O game é inteligente nesse ponto e pode se gerir sozinho, sem te deixar desnecessariamente preso.

Os cenários nunca te deixarão travado (Foto: Divulgação)Os cenários nunca te deixarão travado (Foto: Divulgação)

Ida se movimenta automaticamente conforme o jogador toca pelos cenários. Por conta disso, não há nenhuma preocupação em ficar preso em um canto ou outro. Se isso ocorrer, basta tocar de novo em outro canto e ver a personagem andar.

Se ligue nas cores

As cores são muito significativas em Monument Valley e ajudam o jogador a a se guiar pelos cenários. Se um objeto destoa muito do restante da cena, ele provavelmente será interativo ou vai se mexer em algum momento.

As cores dizem muito em Monument Valley (Foto: Divulgação)As cores dizem muito em Monument Valley (Foto: Divulgação)

As cores também te ajudam a se movimentar livremente, sem obstáculos pelas fases de Monument Valley. Seguindo essa e todas as dicas, você vai terminar a aventura rapidamente.

Xbox One ou PS4? Opine no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando Silva
    2015-03-12T11:45:17

    Esse jogo é simplesmente fantástico!