Celular

26/03/2015 13h43 - Atualizado em 27/07/2018 16h13

Como resetar o Moto G e restaurar as configurações de fábrica

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

Formatar e resetar o Moto G e outros celulares da Motorola pode resolver problemas de desempenho. Por não ter bateria removível, reiniciar o aparelho com o Android travado não é uma tarefa tão trivial. Pensando nisso, o TechTudo preparou um tutorial completo com dicas sobre como reiniciar um aparelho congelado e formatar para resolver problemas. Além do Moto G, a dica também vale para o Moto X e o Moto E.

Galaxy Gran Prime Duos ou Moto G? Compare e veja qual celular é melhor

Reinicializando o aparelho travado

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Passo 1. Pressione o botão "Ligar/Desligar" e botão "Diminuir Volume" entre 10 e 20 segundos. O aparelho será reiniciado e seguirá a sequência normal de inicialização. Nenhum dado será perdido;

Botões característicos da linha Moto (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Botões característicos da linha Moto (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Restaurando configurações de fábrica

Se o seu smartphone vive apresentando travamentos, uma forma de tentar resolver o problema é restaurando as configurações. A dica também é útil, caso você queira vender o aparelho. Com o procedimento, seus dados pessoais serão removidos e todos os ajustes voltarão ao padrão de fábrica. Antes de continuar, porém, é importante fazer um backup dos dados.

Passo 1. Acesse as configurações do Android e toque em “Fazer backup e redefinir”;

Acesse as configurações de backup e restauração (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Acesse as configurações de backup e restauração (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Toque em “Restaurar dados de fábrica” e, em seguida, toque em “Restaurar telefone”. Por fim, resta aguardar até que o aparelho seja restaurado às configurações de fábrica;

Restaurando configurações do Android aos ajustes de fábrica (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Restaurando configurações do Android aos ajustes de fábrica (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Restaurando aparelho travado

Caso o seu aparelho esteja travando e você não consiga realizar o processo descrito acima, a dica é fazer uma ‘restauração externa’. Para isso, basta usar os botões de "Desligar/Ligar" e "Volume" para acessar as opções avançadas de inicialização do Android e restaurar as configurações de fábrica. Assim como o método anterior, esse procedimento apaga todos os seus dados pessoais e ajustes.

Passo 1. Desligue o telefone. Feito isso, pressione o botão "Diminuir Volume" por dois ou três segundos. Em seguida, pressione a tecla "Ligar/Desligar" por alguns segundos e depois solte as duas;

Passo 5. Use a tecla "Diminuir Volume" para selecionar a segunda opção, “Recovery” (recuperação), e pressione "Aumentar Volume" para selecioná-la;

Menu de inicialização avançada do Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Menu de inicialização avançada do Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Você verá na tela do aparelho a imagem do robô do Android com um ícone de exclamação. Pressione o botão "Aumentar Volume" entre 10 e 15 segundos. Em seguida, toque e solte imediatamente o botão "Liga/Desliga";

Passo 7. Nas configurações de recuperação do Android, selecione a opção “wipe data/factory reset”. Para isso, use o botão "Diminuir Volume"  para ir até o item e pressione "Ligar/Desligar para pressioná-lo";

Restaurando configurações de fábrica do Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Restaurando configurações de fábrica do Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Por fim, use os botões de volume para selecionar a opção “Yes – delete all user data” e pressione a tecla "Liga/Desliga". Feito isso, resta aguardar até que o celular seja formatado e restaurado aos ajustes de fábrica. Quando terminar, pressione o botão "Liga/Desliga" para reiniciar.

Restaurando configurações de fábrica do Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Restaurando configurações de fábrica do Android (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Caso não esteja conseguindo acessar as configurações de recuperação, certifique-se de que o aparelho possui pelo menos 25% de carga na bateria. Para isso, deixe o celular carregando por cerca de 30 minutos.

Pronto! Com essas dicas, você conseguirá reiniciar um celular da Motorola que esteja travado e, caso necessário, restaurar as configurações de fábrica do aparelho.

O Moto G é bom? Opine no Fórum do TechTudo

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Silvia
    2017-06-04T22:53:59

    Não aparece "Yes"

  • Nóbrega Balline
    2016-05-11T20:18:43

    Nao apareceu a opção "Yes"

  • Thiago Guimarães
    2016-05-08T05:38:17

    BOA NOITE. FIZ O PASSO A PASSO MAS NÃO REPAREI QUE ELE ESTAVA SEM BATERIA E ELA ACABOU ANTES DELE TERMINAR. AGORA ELE APARECEU O BONECO ANDROID, NÃO DESLIGA OU LIGA E ESTA TRAVADO. O QUE FAÇO?

  • Nara Almeida
    2016-08-08T17:40:24

    consegui chegar a todos os passos porem quando finalizo na opçao finazilar recuperação de sistema volta a tela preta, o que devo faz?

  • Fernando Barros
    2017-02-27T20:53:30

    Todas as setas de navegação e outras coisas de meu motorola G 2 foram para o lado esquerdo depois que eu mexi em umas configurações . Não sei o que fazer pois está muito difícil mandar mensagens pelo whatsapp. O que faço?

  • Fernanda Gasparotto
    2016-12-11T22:34:40

    Muito obrigada! Deu tudo certo

  • Victor Oliveira
    2015-09-09T15:56:32  

    Pra galera que não sai da etapa 6: Ao chegar nessa etapa segure o power e volume p\ menos (clica uma vez) e (ainda apertando o power) clica no volume p\ mais que dará continuidade a formatação.

    recentes

    populares

    • Victor Oliveira
      2015-09-09T15:56:32  

      Não estou conseguindo sair da etapa 6 do meu moto e

  • Afonso Beligoli
    2016-11-18T19:34:43

    Deu certo, pela 12243453535, a Techtudo salvou meu dia ! haaha ! Vlww

  • Manoel Ferraz
    2016-09-11T12:29:19

    Bom dia por favor alguém pode me ajudar já fiz todo esse procedimento mais meu telefone não destrava e me aparece esta frase com.google.procss.gapps parou

  • James Fonseca
    2016-10-08T19:33:14

    Eu uso um Moto E, e quando tento fazer o Hard Reset, a opção Discovery não aparece, no lugar das opções normais aparece Uma lista de opções de Teste. O que fazer ?

  • Manoel Silva
    2016-09-18T20:41:05

    eu estou contente com as explicação

  • Cassiano Ventura
    2015-09-06T22:25:34  

    eu formatei o meu moto g 3, mais quando vai iniciar ele continua pedindo a minha conta do gmail antiga. oproblema é q ja não me recordo qual ela é. se alguem puder me ajudar? des de ja agradeço!

    recentes

    populares

    • Cassiano Ventura
      2015-09-06T22:25:34  

      Vc consegui desbloquear? To com o mesmo problema

  • Gisele Landim
    2016-09-03T17:37:33

    O meu MOTO G3 não recebia ligações reiniciei e voltou a funcionar normalmente. Muito útil

  • Estefani Sousa
    2016-08-25T08:56:26

    Se eu for nas configurações e fazer backup,ele vai voltar aos padrões de fábrica,mas qual a chance de pedir o e-mail antigo do aparelho?

  • Hitalo Toledo
    2016-02-01T16:33:38  

    Depois que eu confirmo no "yes delete all user data" meu celular não sai de uma tela preta, escrita em baixo em amarelo: qe 0/0 --Wiping data... Formating /data...

    recentes

    populares

    • Hitalo Toledo
      2016-02-01T16:33:38  

      isso quer dizer que esta formatando é só esperar mesmo que demore

    recentes

    populares

    • Hitalo Toledo
      2016-02-01T16:33:38  

      não consigo fazer isso porque meu moto g não desliga totalmente, será que ainda tem jeito?

  • Felipe Santos
    2016-02-07T13:48:27

    no motog1 furciona tambem ::

  • Ruan Silva
    2016-03-18T12:40:56

    Pelo chat da motorola recebi todo suporte....vale mais a pena

  • Luana
    2016-01-08T10:25:42

    Quando ligo meu celular aparece warning bootloader unlocked e quando ele liga aparece GPS e assist GPS tem de estar ativo definindo no momento e quando vou entrar em algum aplicativo da erro não entra e fala google play lamento ou qualquer outro aplicativo fala lamento a tela fica piscando muda de cor ou fica preta e quando vou a formata aparece só um monte de letras e não formata oque faço ??????

  • Bruno Rebello
    2015-11-23T13:38:01

    opa boa tarde tenho um moto g ai fiz root nele algum tempo agora ele travo nao liga mais aperta o power ai aparece uma mensagem "warning bootloader unlocked " e fica nessa tela depois desliga sozinho ele nao liga mais vc poderia me ajudar ? ja fiz o hard reset nao adianta tambem fica sempre na mesma tela

  • De Junio
    2015-12-30T13:35:39

    ótimo, muito obrigado, ajudou bastante.

  • Caio Anitelle
    2015-11-09T10:23:35  

    bom dia fiz o procedimento abaixo, porém ele volta para a versão lollipop e não para a versão kit kat.... e agora ?

    recentes

    populares

    • Caio Anitelle
      2015-11-09T10:23:35  

      Esse procedimento não faz downgrade de versão do Android. Onde se lê "...resta aguardar até que o celular seja formatado e restaurado aos ajustes de fábrica." entende-se que o celular irá recuperar as configurações iniciais do Android atualmente instalado no aparelho e não voltar a versão que estava quando você comprou o celular.

  • Lenir Cunha
    2015-09-14T15:30:35

    Obrigada me ajudou muito. Grata.

  • Márcio Nascimento
    2015-06-17T16:28:01  

    O passo 6 está invertido, pelo menos para mim que estou com o sistema 5.0. O certo é segurar 3 a 5 mins o botão de (Power) e então apertar e soltar o (Volume +)

    recentes

    populares

    • Márcio Nascimento
      2015-06-17T16:28:01  

      No meu não deu certo,só fica no boneco

    recentes

    populares

    • Márcio Nascimento
      2015-06-17T16:28:01  

      Olá, gostaria de saber se fazendo esse procedimento vai perder as fotos.

  • Fezocca's Machado
    2015-09-09T23:12:58

    Gente, pra mim esse é o pior celular que já tive.. só trava, é lento, uma porcaria... assim que puder irei trocar esse aparelho, pois tá dificil ..

  • Ana Silva