Internet

03/03/2015 16h12 - Atualizado em 03/03/2015 16h24

Como denunciar no Outlook.com uma tentativa de phishing ou ataque hacker

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Os usuários do e-mail do Outlook.com têm uma ferramenta que permite denunciar tentativas de golpes phishing ou até ajudar um amigo que tenha sido hackeado. O recurso é simples e emite um alerta para a Microsoft investigar o caso, e tomar as medidas necessárias. Dessa forma, você pode evitar que outras pessoas caiam nesses ataques ou sejam vítimas de cibercriminosos. Para descobrir como denunciar um e-mail, confira este tutorial.

Como saber se um contato recebeu e leu seu e-mail no Outlook

Chats do Facebook e Google serão descontinuados no Outlook (foto: Reprodução/Outlook) (Foto: Chats do Facebook e Google serão descontinuados no Outlook (foto: Reprodução/Outlook))Chats do Facebook e Google serão descontinuados no Outlook (foto: Reprodução/Outlook)

Passo 1. Acesse sua conta de e-mail no Outlook.com. Se detectar algum e-mail suspeito, não precisa nem abrir para fazer a denúncia. Basta marcar a caixa ao lado dele, clicar na seta ao lado de “Lixo Eletrônico” e selecionar a opção “Tentativa de phishing”. Será mostrada uma mensagem de confirmação de envio.

Denuncie golpes phishing em e-mails do Outlook.com (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Denuncie golpes phishing em e-mails do Outlook.com (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Se você abriu um e-mail e percebeu que tem alguma coisa de errada, ou se trata de um golpe, também é possível denunciar diretamente por lá. Para isso, com o e-mail aberto, clique na seta ao lado de “Lixo Eletrônico”e selecione “Tentativa de phishing”;

O processo de denúcia também pode ser feito com o e-mail aberto (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)O processo de denúcia também pode ser feito com o e-mail aberto (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Quer ajudar um amigo que teve o e-mail hackeado? Então caso receba alguma mensagem desse tipo pelo seu Outlook.com, é possível mandar um alerta para os desenvolvedores para avisar sobre o caso. Para fazer isso, com o e-mail do seu amigo aberto na tela, clique na seta ao lado de “Lixo Eletrônicos” e selecione a opção “Meu amigo foi atacado por um hacker”. Uma mensagem mostrará a confirmação do envio.

Ajude um amigo que teve um e-mail hackeado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ajude um amigo que teve um e-mail hackeado (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pronto. Agora você já pode ajudar a combater golpes e ataques de hackers no e-mail da Microsoft.

Qual o melhor e-mail, Gmail ou Outlook? Comente no Fórum do TechTudo

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares