Monitor

23/03/2015 07h00 - Atualizado em 30/03/2015 12h35

PC gamer: confira dicas para escolher o monitor ideal para seus jogos

Laura Martins
por
Para o TechTudo

A preocupação em ter um computador com qualidade o suficiente para jogar está muito além de uma CPU robusta. A preocupação na hora de comprar novos componentes também deve estar na escolha do monitor correto para os games. Por isso, o Techtudo reuniu dicas para te ajudar a entender qual o monitor mais indicado para você.

FireWire: entenda a tecnologia, quais suas principais funções e preço

Entenda os principais fatores decisivos para comprar um monitor (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Entenda os principais fatores decisivos para comprar um monitor (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)

LCD ou LED?

Apesar da pergunta parecer mais comum para quem está procurando uma televisão, a questão também deve ser tirada a limpo na compra de um monitor. A principal diferença entre eles é o contraste e qualidade de diferença de cores. A tela de LCD, que normalmente é mais barata, é indicada para jogos que sejam muito coloridos.

As tecnologias de TVs LED e OLED têm diferença de espessura (Foto: Paulo Alves/TechTudo)As tecnologias de TVs LED e OLED têm diferença de espessura (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Já a tecnologia LED, apesar de ser um pouco mais cara, é mais indicada para jogos escuros e sombrios. Isso porque as telas possuem LEDs em volta da tela, melhorando a reprodução de tons e cores e, por consequência, realçar os contrastes.

Como escolher entre uma TV LED e uma OLED? Entenda a diferença

Tempo de resposta

O tempo de resposta é quanto um monitor leva para reproduzir uma imagem. Se ele for demorado, o gamer pode ser prejudicado. Por exemplo, se o seu personagem está levando um tiro, mas o monitor não o reproduz, você pode perder um jogo e nem saber disso. As altas taxas podem ser responsáveis, também, por borrões e fantasmas no jogo.

O tempo é medido a partir dos milissegundos que um pixel “totalmente preto” leva para atingir o “branco mais puro” e, em seguida, voltar a ser preto. Quanto menor for esse número, melhor. A preferência é que seja abaixo dos 2ms.

Taxa de atualização

Essa taxa é a “melhor amiga” do tempo de resposta. Ou seja, os dois fatores trabalham juntos para ter alta qualidade no jogo. É a taxa de atualização que revela a capacidade do dispositivo de atualizar as informações da tela.

Taxas de atualização são responsáveis por travamento em jogos (Foto: Reprodução / Laura Martins)Taxas de atualização são responsáveis por travamento em jogos (Foto: Laura Martins/TechTudo)

Quanto maior o número, mais rapidez será entregue pelo monitor. Dessa forma, há mais nitidez e fluência, principalmente em cenas onde muitas coisas acontecem. Quando a taxa de atualização não é o suficiente, acontecem dois erros comuns nos games: tear (quando duas cenas são exibidas ao mesmo tempo) ou delay.

O mais comum é encontrar monitores com taxa de 60 Hz, que na maior parte das vezes é o suficiente para que as imagens sejam entregues da maneira correta.

Resolução

Os monitores devem atender à alta tecnologia gráfica dos jogos. Exatamente por isso é importante ter atenção na resolução do componente. É esse quesito que mede o número de pixels que o monitor exibe na tela.

De maneira mais simples, as imagens têm mais detalhes quando os números são maiores. Por isso, o mais recomendado para um gamer é um monitor que tenha qualidade FullHD (1920×1080).

Monitor 4K

Ainda pensando nas resoluções, uma das principais novidades para os entusiastas são a possibilidade de jogar em um monitor 4K. Ele tem resolução 4 vezes maior do que a FullHD. Somente essa informação enche os olhos de muita gente. Mas será que realmente vale a pena investir nele?

Modelos de TV 4K da Panasonic foram apresentadas na IFA 2014 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo) (Foto: Modelos de TV 4K da Panasonic foram apresentadas na IFA 2014 (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo))Tecnologia 4K ganha espaço no mercado, mas pode não ser a melhor escolha (Foto: Fabrício Vitorino/TechTudo)

Apesar da grande tecnologia em resolução, a maior parte dos monitores tem tempo de resposta de 30Hz, a metade do recomendado para jogar. Além disso, entre os que oferecem 60 Hz, as especificações dizem que, para isso, é preciso jogar em FullHD.

TVs OLED ou 4K: qual vale mais a pena? Participe do Fórum do TechTudo.

Dessa maneira, talvez seja melhor repensar em investir mais – os monitores são mais caros que os comuns – e esperar novas especificações.

Contraste Estático

Não muito comentado, é esse fator que direciona como será a iluminação de um jogo. Na prática, é o contraste estático que revela a taxa real de contraste de um monitor – uma comparação entre luz branca e negra.

Tamanho

Ainda que pensar em telas enormes seja o mais comum, nem sempre é a maior é a melhor opção. Isso porque o tamanho da tela anda junto com o espaço onde ela estará. Ou seja, uma tela gigante em um espaço onde você ficará “grudado” no monitor, poderá atrapalhar o game invés de ajudar.

Para ter uma noção melhor, a média de tamanho dos monitores mais comercializados são entre 19 e 24 polegadas.

Dell UltraSharp 27 Ultra HD é um monitor com qualidade 5K (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)Para jogar, monitores grandes nem sempre são a melhor opção (Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo)



3 dimensões

Cada vez mais a indústria de games apresenta novos jogos com opção 3D. Se você quer ter uma imersão ainda maior no seu jogo, tenha em mente alguns pontos para a compra do monitor correto. A primeira delas é a taxa de atualização. Invés de 60 Hz, é preciso ter ao menos 120 Hz.

Dicas para montar um PC Gamer compatível em 2015! Participe no Fórum do TechTudo.

A explicação é simples: como a imagem precisa ser gerada duas vezes, o monitor tem que ser capaz de dividir as duas imagens em 60 Hz cada. Além disso, tenha em mente que sua placa de vídeo tem que ser compatível com a tecnologia 3D.

Placa de vídeo

Citada no requisito acima, ela trabalha diretamente com o seu monitor. Ou seja, de nada adianta ter um super monitor se a sua placa de vídeo não responder a altura. Diferentes marcas oferecem componentes específicos para games. É importante, também, sempre estar com os drivers atualizados.

Monitor Gamer

A grande procura por monitores que tenham especificações para games fez com que grandes empresas lançassem telas específicas para jogadores. Nelas são embutidas tecnologias que ajudam na experiência do usuário.

ROG Swift, monitor gamer da Asus (Foto: rog.asus.com)Diversas empresas oferecem monitores exclusivos para gamers (Foto: Divulgação/Asus)



A BenQ, por exemplo, tem tecnologias para melhorar as movimentações rápidas e melhorar foco em shooters, além de prometer melhores taxas de atualização e ajuste em níveis de brilho para não causar desconforto após muitas horas de jogo.

Já a Nvidia traz uma tecnologia que faz o monitor conversar com a GPU de uma nova maneira, minimizando drasticamente os delays e imagens travadas.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Cristiano Nascimeto
    2015-03-24T01:24:52  

    Onde eu posso comprar um poderoso PC Game aqui no Brasil ?

    recentes

    populares

    • Cristiano Nascimeto
      2015-03-24T01:24:52  

      5 mil pra dura 5 anos nossa mano

    recentes

    populares

    • Cristiano Nascimeto
      2015-03-24T01:24:52  

      Esse lance do durar é subjetivo, depende de vários fatores, um deles é se a pessoa está cuidando do PC e otimizando ele bem para jogos. Ou metendo mil coisas nele, baixando pirataria, pegando vírus etc. Tem gente com PC de 2012 rodando melhor que o Ps4 jogos atuais. Estamos falando de uma placa de vídeo e processador de 2012... um ano antes do surgimento do Ps4.