Fone de ouvido

06/03/2015 06h00 - Atualizado em 06/03/2015 06h00

Veja como usar e tirar o melhor proveito do seu fone de ouvido bluetooth

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

Os fones de ouvido são uma ótima opção de compra para quem deseja ter mais liberdade na hora de ouvir músicas ou atender chamadas no telefone. No entanto, é preciso estar atento para usar os acessórios corretamente com o seu Android, iOS ou Windows Phone. Para te ajudar, o TechTudo preparou umas dicas para que o melhor proveito dos seus fones sem-fio.

Veja dicas para escolher um novo cabo HDMI

Fones de ouvido sem fio são ótima opção para quem deseja se livrar dos fios (Foto: Divulgação/Windows Phone Store)Fones de ouvido sem fio são ótima opção para quem deseja praticidade (Foto: Divulgação/Windows Phone Store)

- Antes de comprar: cheque à compatibilidade

Embora a maior parte dos fones de ouvido funcione em todos os smartphones modernos, é importante checar se os dispositivos são compatíveis de fábricas com o mesmo. Isso é fundamental para que você possa tirar todo o proveito do dispositivo que comprou.

Antes de comprar, confira se há algum selo na caixa do produto indicando a disponibilidade para Android, iOS ou Windows Phone. Feito isso, confira qual a versão mínima aceita pelo dispositivo e se seu telefone atende a essa exigência. Dessa forma, é possível ter certeza que os recursos funcionarão corretamente.

Filtro de Linha protege bem pc, monitor e caixas de som? Comente no Fórum do Techudo.

- NFC: poupe tempo ao configurar

Dispositivos equipados com NFC podem ser uma mão na roda para donos de smartphones com Android e Windows Phone. Com a tecnologia, é possível configurar o seu fone de ouvido sem fio apenas encostando-o no telefone celular.

Presente na maior parte dos tops de linhas e intermediários, tudo o que o usuário precisa fazer é ligar o fone e encostá-lo na parte traseira do celular com o NFC ativado. Será solicitada uma confirmação na tela do aparelho e o Bluetooth será conectado automaticamente assim que tudo estiver correto. O iPhone, porém, não traz essa função disponível.

- Como configurar via Bluetooth

iOS permite  a sincronização rápida com dispositivos da Apple (Foto: Reprodução/Elson de  Souza)iOS permite sincronização rápida com dispositivos da Apple (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

iOS: Embora não tragam NFC para pareamento, iPhones e iPads não oferecem dificuldade para conectar um fone de ouvido sem fio. Basta acessar as configurações do sistema, tocar em Bluetooth e esperar que o nome do seu fone apareça na lista. Feito isso, é necessário apenas tocar no mesmo e dar qualquer qualquer confirmação necessária.

Android tem fácil e rápida sincronização através das configurações Bluetooth (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Android tem fácil e rápida sincronização através das configurações Bluetooth (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Android: No sistema do Google, o processo é bastante simples também. Basta acessar o menu “Bluetooth” nas configurações do sistema e esperar até que o telefone ache o seu fone de ouvido. Feito isso, basta tocar e fazer as configurações pedidas, o que pode variar de acordo com a fabricante.

Windows Phone: A Microsoft também adotou um processo semelhante para quem deseja conectar um fone sem fio ao aparelho. O caminho é o mesmo: acessar o Bluetooth nas configurações e aguardar até que seu dispositivo seja encontrado para o pareamento. O Windows Phone pedirá ainda uma confirmação antes de conectar o seu acessório.

Windows 8 tem emparelhamento muito simples e intuitivo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 8 tem emparelhamento muito simples e intuitivo (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Windows 8/RT: Se você tem um computador ou tablet com Windows e conexão Bluetooth, é possível conectá-lo com o seu fone de maneira simples e fácil. Para isso, abra o menu de configurações da interface moderna, clique na guia “computador e dispositivos” e, logo após, em Bluetooth. Quando o seu dispositivo aparecer, toque sobre a opção emparelhar e aguarde até que o processo seja encerrado.

- Use e abuse dos botões

Se uma das principais vantagens dos fones sem fio é não ficar preso a fios, de que adianta ser obrigado a recorrer ao seu smartphone, tablet ou computador para avançar ou dar play em uma música? Portanto, dê preferência a modelos equipados com botões para tocar, pausar, passar e retroceder faixas, além de volumes.

Fones de ouvido com botões são bons para comandar música remotamente (Foto: Divulgação/Nokia)Fones de ouvido com botões são bons para comandar música remotamente (Foto: Divulgação/Nokia)

Normalmente, o uso desse recurso é bastante simples, bastando um toque simples no botão para executar sua respectiva função. Alguns modelos, no entanto, podem vir com uma variedade de teclas menor, sendo importante conferir as funcionalidades de cada uma no manual do fone.

- Escolha o modelo certo para cada momento

Assim como qualquer acessório, fones de ouvido exigem que o usuário esteja atento ao modelo e a ocasião certa de uso. Se você pretende praticar esportes, por exemplo, opte pelo um aparelho de clipe ou que prenda facilmente à sua orelha. Assim, é possível ter mais liberdade para se movimentar.

É preciso ter cuidado ao escolher fones de ouvido para cada ocasião (Foto: Divulgação/Beats)É preciso ter cuidado ao escolher fones de ouvido para cada ocasião (Foto: Divulgação/Beats)

Já para o dia a dia ou situações mais sérias, um modelo mais discreto pode agradar bem. Afinal, um fone mega colorido e com um design muito arrojado não deve cair bem com terno e gravata, por exemplo. Na dúvida, escolha os básicos preto ou branco.

- Não fique sem bateria

Não só smartphones precisam ser carregados, fones de ouvido sem fio também. Portanto, lembre sempre de colocá-los na carga no fim do dia ou horas antes de sair. Uma boa saída pode ser configurar um alerta diário na sua agenda para te lembrar de carregar seus fones de ouvido. Assim, você não será pego de surpresa e acabar ficando sem curtir sua música no ônibus ou corrida.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Colorado Sc
    2016-10-05T05:29:49

    Colocou um Beats pra ilustrar o artigo, já se nota que não entende nada de áudio. "Uh durr, as batida dele é top"... Isso amiguinho, só venda os olhos ao invés do rim pra comprar o fonão de plástico, pra nunca na vida ver um Sennheiser

  • Jeferson Paes
    2016-05-08T10:41:16

    Tenho um fone Samsung hm1200 mas ele só funciona com chamadas, mas não funciona com música. Isso é normal?

  • Leticia Grimes
    2015-11-07T21:04:00

    Mais eu posso falar com esse fone na chamada ?