Sistemas Operacionais

30/03/2015 06h00 - Atualizado em 30/03/2015 06h00

Windows 10: confira tudo o que já se sabe e o que é rumor sobre o sistema

Elson de Souza
por
Para o TechTudo

Muito antes de seu anúncio oficial, o Windows 10 já começou a gerar expectativas em usuários do sistema operacional por todo o mundo. Por isso, diariamente diversos rumores são divulgados sobre a nova plataforma que promete unificar todos os dispositivos com acesso a Windows. Para saber o que é verdade ou ainda não foi confirmado sobre o sistema da Microsoft, confira as últimas notícias.

Cinco coisas que você precisa saber sobre Windows 10 em versões piratas

windows-10-versao-pirata-2 (Foto: Veja cinco dúvidas que podem ajudar quem está esperando para atualizar sua versão pirata para Windows 10 (Foto: Reprodução//Microsoft))Confira o que é verdade ou ainda não foi confirmado sobre o novo Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsoft)


Posso participar do desenvolvimento do Windows 10? Verdade.

Uma das grandes quebras de paradigma do Windows 10 é o envolvimento direto dos usuários na criação do sistema. Tudo isso ocorre graças ao Windows Insider Program, que permite que qualquer um baixe versões prévias e possa sugerir mudanças diretamente para a Microsoft, atribuindo notas e comentários. Há um ranking de mudanças mais pedidas, e algumas já foram atendidas em builds.

Os participantes do Windows Insider "vão ganhar" a versão final? Rumor.

A Microsoft já afirmou que estuda uma forma de recompensar os participantes do programa Windows Insider pelo esforço no desenvolvimento. Entre as possibilidades analisadas estaria a obtenção de uma licença gratuita para versão final. Por enquanto, a dona da plataforma não negou nem desmentiu.

Windows 7 e 8 vão receber o sistema gratuitamente? Verdade.

Pela primeira vez, a Microsoft vai liberar a atualização gratuita para as três versões anteriores do sistema: o Windows 8.1, 8 e 7. O update poderá ser feito dentro de um período de um ano a partir do lançamento oficial. Após isso, quem fez a atualização permanece com o novo sistema, gratuito.

Windows 10 chegará gratuitamente por um ano para Windows 7, 8, 8.1 e Windows Phone (Foto: Reprodução/Microsoft)Windows 10 chegará grátis por um ano para Windows 7, 8, 8.1 e Windows Phone (Foto: Reprodução/Microsoft)

Quem não fez, deverá comprá-lo por preço ainda não definido. A novidade deve chegar via Windows Update e promete facilitar o processo, mesmo para usuários com pouca experiência. Confira mais detalhes sobre o update gratuito do Windows 10.

Windows piratas vão se tornar originais? Mentira.

Usuários de sistemas piratas vão sim receber a atualização para o Windows 10. No entanto, a Microsoft já confirmou que o processo não tornará a cópia original e seus usuários podem não ter acesso a diversos recursos.

Por outro lado, a empresa estuda facilitar a compra de uma licença original da plataforma, para que essas pessoas alterem o status de suas máquinas. Confira informações oficiais sobre o update para Windows não genuínos.

Preciso de um computador mais poderoso para rodar o Windows 10? Mentira.

Se o seu computador roda bem o Windows 7 ou 8.1, a Microsoft promete que ele será capaz de rodar a nova plataforma com bom desempenho. Segundo a empresa, a nova versão do sistema operacional, inclusive, consumirá menos espaço de armazenamento em todos os dispositivos. Confira aqui os requisitos mínimos do Windows 10 para computadores e smartphones.

Windows 10 promete manter o bom desempenho nas máquinas atuais (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 promete manter o bom desempenho nas máquinas atuais (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Apps dos celulares vão chegar aos computadores? Verdade.

Um dos principais trunfos da Microsoft em seu novo sistema é a chegada dos Aplicativos Universais, agora chamados de Windows Apps. Com essa novidade, o desenvolvedores poderão lançar um mesmo aplicativo não só para celulares, mas também para computadores e até mesmo consoles Xbox.

Assim, é possível que o usuário veja, em um futuro bem próximo o Instagram rodando no PC ou até mesmo o WhatsApp. No entanto, o recurso depende totalmente da vontade da equipe de criação dos aplicativos. 

Vou poder usar programas do computador no celular? Rumor.

Há algum tempo, rumores de que a Microsoft estaria preparando um celular capaz de rodar programas de computador ganharam força. Mas, por enquanto tudo não passa de especulação. Ou seja, é possível que algum Lumia ganhe essa funcionalidade, mas isso deve ser revelado apenas entre junho e setembro, quando a empresa promete lançar a versão final do sistema junto com um novo smartphone top de linha.

Vou poder usar a Cortana também no PC? Verdade.

Cortana chegou ao Windows 10, mas não está disponível para o Brasil (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Cortana chegou ao Windows 10, mas não está disponível para o Brasil (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A Cortana é um dos principais atrativos do Windows Phone que chegou às builds mais recentes da nova plataforma da Microsoft. A assistente pessoal promete, entre outras coisas, facilitar a pesquisa por voz, criação de alertas, lembretes e a execução de comandos no computador.

No entanto, os usuários brasileiros tendem a se decepcionar: o recurso ainda não está disponível por aqui e é preciso mudar as configurações do computador para utilizá-la em inglês. A expectativa, porém, é que o recurso seja liberado em Português ainda este ano.

Vou poder atender ligações e receber mensagens do telefone no computador? Rumor.

Uma das questões mais discutidas é a integração entre o Windows 10 de computadores e smartphones: especialmente sobre a possibilidade de efetuar e receber chamadas em qualquer lugar. No entanto, a Microsoft ainda faz grande mistérios sobre isso, mas já revelou que a central de notificação será unificada e usuários poderão ver os alertas do telefone em desktops e notebooks.

Recentemente, uma build vazada para smartphones revela que o aplicativo de mensagens se tornará universal, o que reforça a ideia de que o Windows terá uma integração similar à do Mac OS e do iOS.

Não vou precisar mais de senha para usar o Windows 10? Parcialmente verdade.

Windows Hello promete usar alternativas à senha do usuário (Foto: Divulgação/Microsoft)Windows Hello promete usar alternativas à senha do usuário (Foto: Divulgação/Microsoft)

A Microsoft apresentou recentemente o Windows Hello, que promete revolucionar a segurança do usuário tanto no PC como no smartphone. O recurso adiciona suporte a tecnologias como o reconhecimento facial, leitor de impressões digitais, de íris e ao FIDO, que prometem dificultar a vida de hackers e pessoas mal intencionadas. Apesar disso, não são todos os computadores que poderão executar as novidades do Windows Hello, já que algumas funcionalidades dependem de hardware específicos.

Vou ter acesso a Office gratuito no Windows 10 para PCs? Mentira.

No último grande evento do Windows 10, a Microsoft revelou uma reformulação do Office para dispositivos sensíveis ao toque, que ganharam interface Ribbon e novos recursos. A novidade promete ser gratuita para os smartphones e tablets com até oito polegadas, mas deve ser paga em computadores convencionais.

Ou seja, para usar o Word, PowerPoint ou Excel em desktops e notebooks, será necessário adquirir uma licença do pacote 2013, 2016 ou do Office 365.

O Windows 10 estará presente em outros dispositivos? Verdade.

HoloLens virá equipado com o Windows 10 Holográfico (Foto: Divulgação/Microsoft)HoloLens virá equipado com o Windows 10 Holográfico (Foto: Divulgação/Microsoft)

O Windows 10 não só será usado em smartphones, computadores e tablets, como também chegará a outros dispositivos. O primeiro deles é o Xbox One, novo console da empresa, que será integrado ao ecossistema de Aplicativos Universais. Já o HoloLens promete revolucionar a computação pessoal através da versão holográfica da plataforma. Por fim, está prevista ainda a chegada do Windows 10 para carros e a Internet das Coisas (IoT, em inglês), que reúne desde eletrodomésticos a totens de atendimentos e caixas eletrônicos, por exemplo.

O Internet Explorer vai ser substituído por outro navegador? Verdade.

O reinado do Internet Explorer no Windows promete ter fim a partir da próxima versão do sistema. O navegador da web será substituído como padrão pelo Project Spartan, um novo programa que está em desenvolvimento pela Microsoft e algumas parceiras. A novidade, por enquanto, só está disponível em testes internos da companhia, mas deve chegar na versão preview através do programa Windows Insider.

Futuramente, ele deve estar presente também em smartphones e tablets Android e iOS. Apesar disso, o antigo navegador ainda continuará existindo por algum tempo por questões de compatibilidade.

Posso continuar com a Interface do Windows 8 mesmo no Windows 10? Verdade.

Windows 10 manterá atual tela iniciar para usuários que prefiram a interface (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Windows 10 manterá atual tela iniciar para usuários que prefiram a interface (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

Apesar da volta do Menu Iniciar no Windows 10, a Microsoft finalmente vai permitir que os usuários escolham a interface que mais lhe agradam. Ou seja, se você gosta da atual tela cheia da versão anterior, será possível alternar facilmente para a mesma. A nova plataforma promete funcionar de forma mais inteligente em híbridos, sendo capaz de mudar suas configurações entre o modo desktop e tablet sempre que acessórios como teclado e mouse forem detectados. Confira mais sobre esses detalhes no nosso teste com o Windows 10 Preview.

O Windows 10 terá diferentes formas de atualização? Rumor.

Uma descoberta recente na versão preview do Windows revela que a Microsoft pretende diversificar o método de atualização da plataforma, especialmente em empresas. Entre as medidas adotadas estão o uso da tecnologia P2P (peer-to-peer), que ofereceria o update via torrent.

Além disso, donos de mais um computador com o Windows 10 precisariam apenas baixar pacotes em um deles e distribuir a novidade na mesma rede para os demais, o que pouparia tempo e franquia de dados. Apesar disso, não há nenhum anuncio oficial por parte da dona do sistema.

Vou poder rodar jogos do Xbox no computador? Mentira.

Novo Xbox Jogos do Windows 10 poderá receber transmissões do Xbox One (Foto: Reprodução/Elson de Souza)Novo Xbox Jogos do Windows 10 poderá receber transmissões do Xbox One (Foto: Reprodução/Elson de Souza)

A Microsoft apresentou recentemente o novo hub de Jogos do Windows, que permitirá que usuários transmitam os jogos do Xbox One para computadores. O recurso, porém, não significa que os jogos feitos para o console poderão ser rodados diretamente no computador, já que a transmissão necessitará que o usuário tenha o videogame.

O que pode acontecer é que alguns títulos lançados para o smartphones e computadores chegarão também ao console da empresa através dos Apps Universais, mas games exclusivos devem continuar apenas no Xbox One.

O Windows 10 trará suporte a novos arquivos e funcionalidades? Verdade.

A Microsoft já confirmou que o seu novo sistema terá suporte nativo a áudio FLAC de alta qualidade e vídeos MKV com legendas embutidas. Além disso, o mousepad deverá ganhar uma atenção especial por parte da Microsoft, incluindo novos gestos presentes no elogiado trackpad dos MacBooks.

Também já foi adotada a função de múltiplas áreas de trabalhos, recurso já existente há algum tempo no Linux.

Veja também as primeiras novidades do Windows 10, em vídeo:



E um teste com a primeira build:


Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Opine no Fórum do TechTudo. 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Perez
    2015-03-30T08:16:14  

    "Preciso de um computador mais poderoso para rodar o Windows 10? Mentira." Mentira da mentira. Tenho um AMD Athlon 64 com 2 GB de Ram que hoje roda o windows 7 professional e não foi possível a instalação do Windows 10 Beta.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Perez
      2015-03-30T08:16:14  

      Cristiano Palmer, placa onboard? Ou é placa, ou é onboard.

    recentes

    populares

    • Rodrigo Perez
      2015-03-30T08:16:14  

      Rafael Silveira, não devia, mas vamos lá! A placa de vídeo possui vários componentes, no caso da onboard é a placa embutida na placa-mãe, ou seja, os componentes são embutidos! Nos tempos mais remotos isso não existia, ou seja, tudo era off-board, depois que passaram a incluir a placa gráfica na placa mãe passou a ser sim chamada de placa on-board, que está embutido! Antes de corrigir, entenda o assunto!

  • Juninho Rodrigues
    2015-04-01T12:21:00

    estou satisfeito com o 7

  • JOVINA PEREIRA
    2015-03-31T14:55:27

    Satisfeito com meu Debian MUA HAHAHAHAHA Chora BAIDU !!!

  • Talokomeu
    2015-03-30T12:42:40  

    Não li a matéria mas se for como o 8 vai ser outro fiasco, tem que ter menu INICIAR caso contrario a maioria migrara para o 7 .

    recentes

    populares

    • Talokomeu
      2015-03-30T12:42:40  

      Também não gostei do Win 8, o Win 10 tem menu iniciar, adorei o Win 10!!!!

    recentes

    populares

    • Talokomeu
      2015-03-30T12:42:40  

      Não entendo a dificuldade pela falta do menu iniciar, achei bem melhor do jeito que é no windows 8, no máximo uma semana para se acostumar, hoje não troco meu windows 8 pelo 7

  • Frederico Oliveira
    2015-03-30T12:32:37  

    O que eu quero saber é se finalmente vamos conseguir rodar os jogos do 360 direto no Windows ...?

    recentes

    populares

    • Frederico Oliveira
      2015-03-30T12:32:37  

      Meu PC roda tranquilo com o Emulador.

    recentes

    populares

    • Frederico Oliveira
      2015-03-30T12:32:37  

      Ibis Silveira Qual emulador que vc usa ???? Existe algum que funcione ????

  • Ibis Silveira
    2015-03-30T14:58:14

    O Windows 8.1 não é ruim quando se acostuma com ele. Pelo menos eu não tive nenhum problema, e até aumentei a minha produtividade. Farei o upgrade para o W10, mas devo esperar um pouco, ou até resolverem os bugs.

  • Dara Motta
    2015-03-30T12:24:50  

    windows 10, 8, 8.1, 7 kkkkk eu ainda to de boa usando o meu XP

    recentes

    populares

    • Dara Motta
      2015-03-30T12:24:50  

      pq vc não tem um monitor touch screen....

  • Leandro Fagundes
    2015-03-30T13:13:24

    Enquanto isso os apps do windows phone estão abandonados, além de não ter o oficial bloqueiam o de terceiros, que é o caso do snapchat

  • Kane
    2015-03-30T12:18:53

    pra hardware é uma maravilha, porem a mesma interface do Windows 8 é brincadeira...vou continuar usando o 7

  • Eduardo Teodoro
    2015-03-30T11:37:51

    INSTALEI E QNDO VC VAI EM CONFIGURAÇOES E AINDA O 8.1 O QUE MUDA E APENAS O SHELL DO WINDONWS FORA OS BUGS QUE AINDA SE TEM ESPERO UMA ATUALIZAÇAO FINAL COM CORREÇOES