Placas

08/04/2015 08h00 - Atualizado em 08/04/2015 08h00

Aprenda como trocar a bateria da sua placa-mãe em tutorial simples

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Quando o relógio e data do seu PC atrasarem ou ele perder as configurações da BIOS, só pode significar uma coisa: está na hora de trocar a bateria da sua placa-mãe. Necessária para armazenar configurações da BIOS, a bateria é apenas uma pequena “pilha” que não é recarregável, e de tempos em tempos precisa ser trocada. Neste tutorial, você irá conferir como o processo é simples e você mesmo pode fazer.

Geforce GTX 980 ganha versão comemorativa com clock 'monstruoso'

A instalação dos conectores do painel frontal muitas vezes requer uma consulta ao manual da placa, pois as cores disponibilizadas pelos fabricantes dos gabinetes podem variar.  (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)Aprenda a trocar a bateria da sua placa-mãe (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)

Passo 1. O primeiro passo é desligar o computador e desligá-lo da energia. Por motivos de precaução maior recomendados desligar também estabilizadores, No Breaks, Módulos isoladores ou, no caso do PC estar conectado direto na tomada, retire a mesma do plug.

Passo 2. Desparafusar a tampa lateral e retirá-la para poder ter acesso à placa-mãe.

Desconecte seu computador da energia e coloque-o deitado sobre uma mesa (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)Desconecte seu computador da energia e coloque-o deitado sobre uma mesa (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Passo 3. Localize onde está a bateria. Dependendo do modelo da sua placa-mãe ela pode estar em três posições diferentes. A mais comum é “deitada”, sem nenhum tipo de presilha na frente. Mas há também modelos de soquete onde a bateria está presa com uma presilha ou “em pé”. Em ambas, basta retirar a presilha e puxar a bateria.

Localizar a bateria é relativamente simples (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)Localizar a bateria é relativamente simples (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Passo 4. Observe os polos da bateria e depois retire-a. Normalmente o encaixe só funciona de um lado, para evitar que alguém a instale de maneira errada. Se estiver muito difícil de retirar a bateria, use uma chave de fenda e incline-a levemente. Se a bateria “saltar” dentro da caixa de unidade, não há problema, o mecanismo é feito com esse propósito.

Dicas para montar um PC Gamer compatível em 2015! Comente no Fórum do TechTudo.

Se o acesso a bateria estiver difícil, com cuidado, use uma chave de fenda para desprender a presilha e fazer a bateria "saltar" (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)Se o acesso a bateria estiver difícil, com cuidado, use uma chave de fenda para desprender a presilha e fazer a bateria "saltar" (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Passo 5. Para comprar uma nova, basta levar a antiga em qualquer loja de informática. Na maioria dos casos, você pode apenas pedir para o vendedor uma nova bateria para computador, que ele irá fornecer o modelo padrão.

Placa-mãe sem a sua bateria (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)Placa-mãe sem a sua bateria (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Passo 6. Faça a substituição por uma nova bateria. Coloque-a na mesma posição que a anterior saiu. Neste caso, colocamos de forma inclinada, encaixando por baixe dos encaixes pretos. Não é preciso forçar, basta inclinar levemente que a bateria se encaixará sozinha.

Colocar a bateria é mais simples que retirar, basta encaixar e colocar uma leve pressão com o dedo (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)Colocar a bateria é mais simples que retirar, basta encaixar e colocar uma leve pressão com o dedo (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Passo 7. Feche a tampa lateral do gabinete. Veja se ela está bem encaixada e prepare-se para reconectar os cabos do computador.

Fecha a tampa lateral e reconecte os cabos  (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)Fecha a tampa lateral e reconecte os cabos (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Passo 8. Religue o computador e vá para as configurações de BIOS, reconfigureo sistema e acerte o relógio. Na maioria dos computadores a opção é acessível logo após iniciar o computador e deve ser acessada através do teclas especiais como “DEL” ou “F12″.

Não esquece de reconfigurar a BIOS através do 'Bios Setup' (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)Não esquece de reconfigurar a BIOS através do 'Bios Setup' (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)




Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Klayton Kelvin
    2015-04-08T09:20:25

    aff