Jogos de ação

02/04/2015 14h00 - Atualizado em 02/04/2015 14h00

Bloodborne: confira dicas para sobreviver no game

Victor Alcaíde Teixeira
por
Para o TechTudo

Bloodborne já demonstrou que a jornada não está fácil para ninguém, seja para o caçador novato, que continua se esforçando para abater a Fera Clerical ou ainda para o aventureiro calejado, que já iniciou um NG+. Desenvolvido pela From Software, o título foi lançado exclusivamente para o PlayStation 4. Confira agora um tutorial com dicas de sobrevivência para tornar a sua experiência em Yharnam menos punitiva. Confira:

Veja o review completo de Bloodborne 

As dicas de sobrevivência podem fazê-lo evitar muitas telas de loading (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)As dicas de sobrevivência podem fazê-lo evitar muitas telas de loading (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Nunca banque o herói com ecos de sangue no bolso

Bloodborne sabe como ninguém brincar com os nossos sentimentos, proporcionando momentos de profunda frustração e raiva, que são ofuscados algumas vezes por lapsos de felicidade extrema. Só porque o caçador permaneceu vivo durante alguns minutos não significa que ele entrará para o Guinness Book como “o melhor combatente de Yharnam”. 

Uma morte inesperada durante uma etapa de exploração pode acabar custando todos os valiosos ecos de sangue. Além disso, você será forçado a revisitar o local para recuperar os ecos de sangue perdido, atrasando assim o processo de “farmar” e, consequentemente, a evolução do personagem.

Caso você tenha armazenado uma boa quantidade de ecos de sangue, não pense duas vezes em voltar para a lanterna mais próxima para realizar melhorias no Sonho do Caçador. O tempo de loading, muitas vezes, pode acabar adiando a sua viagem ao hub, mas o círculo vicioso de acumular ecos faz parte da dinâmica do título e, por isso, você deve se acostumar cedo.

Bancar o herói pode custar caro em Bloodborne (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Bancar o herói pode custar caro em Bloodborne (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Em situações extremas, como, quando o caçador estiver beirando os 500 mil ecos de sangue, lembre-se de que o item “Marca do Caçador Arrojado” é capaz de transportar o seu herói para a lanterna mais próxima sem perder ecos de sangue.

Como citado anteriormente, as melhorias podem ser realizadas no Sonho do Caçador, uma espécie de hub do game, semelhante a Nexus de Demon’s Souls, Majula de Dark Souls 2 e Firelink Shrine de Dark Souls. Lá, localize uma boneca para canalizar todos os ecos de sangue. Você conseguirá aprimorar certos atributos, como Vitalidade, Resistência, Força, Perícia, Matiz de Sangue e Arcano.

Seja agressivo

Diferentemente da jogabilidade dos games da série Souls, Bloodborne exige que o jogador adote táticas ofensivas para derrubar os adversários. Estudar as criaturas antes de desferir golpes continua sendo uma tarefa imprescindível, especialmente durante confrontos contra chefões. Contudo, atuar de forma agressiva pode quebrar um ataque inimigo e, inclusive, reconstituir os pontos de vida.

Seja ágil e agressivo para se dar bem (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Seja ágil e agressivo para se dar bem (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Ao ser atacado, note que uma parte da barra de vida fica temporariamente laranja. Isso significa que ainda há tempo de recuperar a quantidade de vida drenada. Para isso, basta revidar os ataques rivais com investidas rápidas.

Deixe de lado os ineficientes escudos de madeira, afinal, eles dificilmente irão protegê-lo de pancadas pesadas. Por outro lado, a arma de fogo é uma excelente parceira em Bloodborne. Ao utilizá-la, segundos antes de um ataque rival, o caçador consegue interceptar o golpe e atordoar o monstro provisoriamente.

Coloque os inimigos para dançar

Já que em Bloodborne a melhor defesa é o ataque, nada mais justo do que utilizar o botão círculo incessantemente para se esquivar de "sopapos" mortais. Não tenha medo de colocar as macabras aberrações de Yarham “para dançar”, uma vez que são os movimentos evasivos que vão fazê-lo sobreviver.

A técnica de esquiva substitui o escudo (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)A técnica de esquiva substitui o escudo (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Trave a mira nos inimigos com o R3 e use toda a sua agilidade para manter-se sempre longe dos golpes. Atente-se também para o medidor de stamina (a barra verde localizada no canto superior esquerdo da tela), pois ser ligeiro também consome resistência.

Aprimore e transforme sua arma 

Toda arma de ataque corpo a corpo pode ser transmutada para uma nova forma. Em outras palavras, todo armamento em Bloodborne, na verdade, equivale a dois itens. Para ilustrarmos o exemplo, vamos usar a Lâmina Sagrada de Ludwig, uma espada que possui uma transformação mais leve, ideal para combater criaturas mais ágeis, e uma fase maior e mais pesada, perfeita para batalhas contra inimigos mais lentos e que causam mais dano.

Durante os confrontos, é possível alternar a forma das armas utilizando o gatilho L1. Experimente desferir uma pancada com o R1 para, em seguida, transformar o item com o L1 e pressionar o L2 para finalizar uma criatura com um golpe pesado.

Use o L1 para transformar a sua arma durante a jogatina (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Use o L1 para transformar a sua arma durante a jogatina (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Como de praxe, os armamentos quebram

Assim como em Dark Souls, os armamentos de Bloodborne também quebram depois de um certo tempo de uso (diminuindo sua eficácia), já que cada um possui uma durabilidade única. Para repará-los, encontre uma escrivaninha de madeira localizada no canto direito da cabana do Sonho do Caçador.

Além disso, você pode fortificá-las com Gemas de Sangue e aperfeiçoá-las com atributos específicos. Ao fundir um Cutelo Serrado com uma Gema de Sangue de Fogo Amaldiçoada, por exemplo, você pode elevar o ataque físico e de fogo do acessório.

Não tenha medo de pedir ajuda

Sofrendo além da conta em Bloodborne? Não tenha medo de pedir ajuda aos outros jogadores. Logo depois de encarar o primeiro boss, o caçador recebe um Sino de Invocação, que serve para conjurar amigos e outros caçadores ao redor do mundo. Além disso, há um Cartucho Silenciador, criado para cancelar o pedido de ajuda e encerrar a partida cooperativa.

No decorrer da jogatina, você ainda pode adquirir um Sino Ressonante Sinistro para antagonizar um caçador em outro mundo (leia-se habilitar confrontos PvP), e um Sino Ressonante Pequeno, bastante utilizado para conceder assistência.

É sério: não tenha medo de pedir ajuda (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Não tenha medo de pedir ajuda (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Em resumo, use o Sino de Invocação quando o personagem precisar de ajuda ou o Sino Ressonante pequeno, caso você esteja disponível para auxiliar outro jogador. Quando o invocador morre, infelizmente, a partida é automaticamente finalizada, sendo necessário realizar todas as etapas de busca novamente. É sempre bom lembrar que toda vez que um Sino de Invocação ressoar, você perderá um ponto de discernimento, que pode ser adquirido através do item Conhecimento de Louco.

Mantenha o seu estoque sempre cheio

Em Bloodborne, o estoque de poções e munições é bastante limitado (suporta vinte unidades de cada um), embora ele possa ser modificado com runas. Mesmo assim, lembre-se de sempre abastecer o inventário com estes dois consumíveis essenciais. Antes de sair gastando os seus valiosos ecos de sangue com poções e balas, simplesmente extermine os inimigos, já que eles “dropam” os itens com frequência.

Siga o exemplo da foto e mantenha o estoque sempre cheio (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)Siga o exemplo da foto e mantenha o estoque sempre cheio (Foto: Reprodução/Victor Teixeira)

Qual o chefão mais difícil de Dark Souls? Comente no Fórum do TechTudo!

    Seja o primeiro a comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

    recentes

    populares

    • Marcos Mendonca
      2015-12-27T16:12:26

      Simplesmente D+