Home Theater

07/04/2015 06h01 - Atualizado em 08/08/2017 11h04

Como aproveitar ao máximo o seu Home Theater

Frederico Canequela
por
Para o TechTudo

Os Home Theaters estão cada vez mais na casa de todos por conta dos preços mais acessíveis e configurações supermodernas. Separamos algumas dicas para você tirar melhor proveito dessa máquina e poder garantir um som de cinema em casa. Confira!

Lista reúne os Home Theaters com melhores preços da Samsung, Sony e LG

Na hora de comprar: será que é bom usar aparelhos da mesma marca?

Os Home theaters com melhor custo-benefício do mercado são os In-a-box (ou HTB), vulgo “integrados”, cujas caixas de som, o Player e a TV são da mesma marca. Apesar de não garantirem alta qualidade, os conjuntos vendidos por baixo preço conquistam a maior parte de usuários que procuram aliar, o máximo que puderem, a qualidade do som à imagem sem gastar muito dinheiro.

Home theater integrado padrão comum 5.1 com caixas sem fio (Foto: Divulgação/Sony)Home theater integrado padrão comum 5.1 com caixas sem fio (Foto: Divulgação/Sony)

No geral, eles cumprem o que prometem, mas não são espetaculares. A verdade é que se pretendes usufruir ao máximo do seu Home Theater é aconselhável ter um Receiver “dedicado” – em outras palavras, fabricado por marcas especializadas – por garantirem uma fidelidade sonora sem igual. Porém, sai um pouco mais caro.

Vantagens do Receiver modular

O Receiver de Home Theater “dedicado”, aparelho responsável por amplificar e distribuir o som, é o mais proveitoso também por permitir que vários equipamentos de marcas diferentes se conectem ao sistema de som, simultaneamente, como Blu-ray player, Videogame, Cable box, Notebook, etc. Receivers como os fabricados pela Denon, Yamaha ou Pioneer têm esse e outros recursos incomparáveis aos dos “integrados”, normalmente produzidos pela Samsung, LG, Panasonic e Philips, por exemplo.

Receiver modular da Pioneer tem capacidades técnicas superiores aos integrados (Foto: Divulgação/Pioneer)Receiver modular da Pioneer tem capacidades técnicas superiores aos integrados (Foto: Divulgação/Pioneer)

Ter um Receiver modular é uma boa porque é capaz, ainda, de automatizar e transformar o seu Home Theater em “multi-sistem”. Se não tiver Wi-Fi integrado, ele possibilita que a TV tenha conexão direta com a internet que, por sua vez, agrega vários serviços essenciais para o usuário, como acesso à locadoras de filmes online, interação com as redes sociais executa alguns aplicativos na tela e tantos outros conteúdos muito usados. Se o seu aparelho conta com Bluetooth e tecnologia NFC, aproveite e explore melhor os recursos. O primeiro serve para reproduzir arquivos de mídia a partir do smartphone ou tablet, e ativando o segundo basta encostar no equipamento para rodar qualquer conteúdo do celular na TV.

Como reproduzir o som do meu Home Theater? Veja soluções de usuários.

Espaço adequado

O espaço onde o Home Theater é montado pode contribuir bastante para que o usuário tenha uma experiência agradável (ou contrária) quando for curtir o cinema caseiro. Elementos como acústica e iluminação inadequadas chegam a interferir diretamente na qualidade do som e da imagem. Para garantir imagens equilibradas escolha um lugar com pouca penetração da luz solar. No quesito som, prefira sempre caixas acústicas para evitar distorções, mesmo se levantar o volume ao máximo. Caso use um retroprojetor, o ideal é que haja menos penetração possível da iluminação solar para não estourar o branco da tela e nem da lâmpada transmissora do equipamento.

Padrão ideal de Home theater “integrado”

Os padrões mais comuns de Home Theaters são: o 5.1 (5 Caixas de som e 1 Subwoofer) e o 7.1 (7 Caixas de som e 1 Subwoofer). Atualmente, entretanto, já se encontra disponível à venda o modelo 7.2, com 1 Subwoofer a mais para proporcionar maior sensação de imersão ao usuário. O Subwoofer é o aparelho que se encarrega pelo grave profundo do som. O padrão 7.2 é ideal para quem deseja ter uma experiência mais intensa assistindo ao filme preferido, ou se optar somente por ouvir música com extrema qualidade.

Home theater 7.2 são os integrados mais potentes disponíveis no mercado (Foto: Reprodução)Home theater 7.2 são os integrados mais potentes disponíveis no mercado (Foto: Divulgação/Sony)

Considerando as configurações técnicas, prefira sistemas integrados que, além dos tradicionais ajustes automáticos, trazem entradas HDMI, compatíveis com sinal 3D; bem como portas USB, que servem para rodar vídeos em HD armazenados em pendrive ou HD externo. São eles que justificam melhor o investimento feito na compra de um Home Theater.

Disposição das Caixas de som

Muitas vezes não damos importância, mas a boa disposição das caixas no ambiente influencia demais na performance geral do sistema de som. Por isso, procure sempre montar o Home Theater com as caixas frontais do lado da TV e as traseiras cada uma em um canto, mas todas posicionadas para o sofá principal – o que fica na frente da TV –, pois desse jeito o som ficará concentrado exatamente onde você estiver sentado, sem distorção, provocando a sensação de estar te colocando no meio da ação do filme por um simples envolvimento com o som.

Nos quesitos potência e tamanho, o Subwoofer deve ficar posicionado lateralmente entre as caixas frontais e traseiras, no chão ou em algum suporte baixinho, para que os graves não abafem o resto da sonoridade. Se as caixas forem do formato de cubo e não as cumpridas, tente sempre pendurar as traseiras para surtir o mesmo efeito das altas. Se os autofalantes forem sem fio, melhor, considerando que não terá problemas com os cabos no meio da sala. 

Controles automatizados

Se o modelo do seu Home Theater vem sem o comando automatizado, temos uma solução simples para que você aproveite melhor o seu cinema em casa, sem necessidade de estar se levantando do sofá para realizar certas tarefas. Basta baixar um aplicativo compatível com o seu dispositivo móvel iOS ou Android

Controle automatizado usando aplicativo em um tablet comum (Foto: Divulgação/ Sony)Controle automatizado usando aplicativo em um tablet comum (Foto: Divulgação/ Sony)

Nem toda mundo possui recursos financeiros suficientes para montar um Home Theater com qualidade sofisticada: quanto mais qualidade, maior o preço. Por isso, aproveite as nossas dicas para deixar a sua pequena sala de cinema com um sistema sonoro de qualidade e por um preço mais em conta. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Luciano Ponci
    2016-06-13T14:06:56

    Eu também estava muito feliz com meu Receiver Sony, até que queinou e não tem mais peças de reposição, com APENAS 5 ANOS de uso.

  • Diego Marques
    2015-10-25T15:22:59

    estou feliz com meu receiver sony str de597 antigo !!

  • José Filho
    2015-04-07T14:44:07  

    Tenho um Sony Muteki 7.2 HTM7. Em menos de 3 anos já eu problema no Receiver, e não tem autorizada onde moro! E uma coisa errada, o subwoofer não precisa ficar lateralmente como descrito no artigo.

    recentes

    populares

    • José Filho
      2015-04-07T14:44:07  

      Pega um receiver da Denon que a dor de cabeça acaba.

    recentes

    populares

    • José Filho
      2015-04-07T14:44:07  

      Onkyo ou Pioneer, os mais completos, THX

  • Edgard Filho
    2015-04-09T01:15:12

    Os sons de baixa frequência não são direcionais e portanto o subwoofer não precisa ficar na lateral como cita a matéria, por isso o subwoofer em carros pode ficar no porta-malas por exemplo, enquanto os tweeters devem estar direcionados para o ouvinte. Como a grande maioria dos sistemas de home theater (integrados ou não) oferecem controle independente de volume do subwoofer, basta ajustar o volume deste conforme a localização para que o som não sobressaia aos outros sons.

  • João Carvalho
    2015-04-07T13:18:27

    Há no mercado muito Home Theater com ótimo custo x benefício. Basta saber procurar. De uma olhada no site buskpreco . com . br