Computadores

22/04/2015 12h07 - Atualizado em 15/09/2016 11h40

Como executar o prompt de comando como administrador no seu PC

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Acessar o Prompt de comando do Windows como Administrador permite executar um série de tarefas importantes. Confira as formas mais comuns de fazer isso e configure a opção para aparecer no menu de contexto do seu PC, o que pode torna o recurso ainda mais fácil:

Como acelerar o processo de encerramento do Windows

Para usar o Prompt de comando no Windows basta seguir um simples passo:

Windows 7 ou Vista

Passo 1. Clique no menu Iniciar e procure pelo Prompt de Comando ou digite “cmd” (sem as aspas no campo de busca); 

Passo 2. Quando o ícone do programa aparecer, clique com o botão direito sobre ele e selecione a opção “Executar como administrador”.

Executando Prompt de Comando como administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando Prompt de Comando como administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


Windows 8

Passo 1. Pressione as teclas “Windows + X” e seleciona a opção “Prompt de Comando (Admin)” no menu que aparece.

Acessando o Prompt de Comando como administrador no Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando o Prompt de Comando como administrador no Windows 8 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)


No menu de contexto

Passo 1. Clique no menu Iniciar e digite “regedit” para aparecer a opção do Editor do Registro. A seguir, clique com botão direito sobre ele e selecione a opção “Executar como administrador” e autorize a execução do programa;

Executando o registro do Windows pelo menu Iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o registro do Windows pelo menu Iniciar (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Lembre-se de fazer um backup do registro do Windows, o que pode ser feito clicando no menu Arquivo e escolhendo a opção “Exportar…”;

Fazendo backup registro (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Fazendo um backup do registro do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Com o Editor do Registro aberto, navegue até a chave HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\shell. Clique com o botão direito do mouse nessa pasta. No menu que aparece, selecione a opção “Novo” e depois “Chave”. A seguir, dê um nome à pasta criada como “runas” (sem as aspas);

Acessando e criando uma nova chave em HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\shell (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando e criando uma nova chave em "HKEY_CLASSES_ROOT\Directory\shell" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Com a pasta “runas” selecionada, clique com o botão direito do mouse na chave padrão. No menu, clique na opção “Modificar…”;

Modificando a chave padrão de runas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Modificando a chave padrão de runas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Na tela “Editar Cadeia de Caracteres” digite “Abrir o Prompt de Comando Como Administrador Aqui” (sem as aspas) no campo “Dados do Valor” e confirme, clicando em “OK”;

Colocando o titulo da opção do menu de contexto do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Colocando o titulo da opção do menu de contexto do Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Clique com o botão direito do mouse em uma área vazia. No menu, clique em “Novo” e depois em “Valor de Cadeia de Caracteres”;

Adicionando uma nova chave dentro de runas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Adicionando uma nova chave dentro de runas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Nomeie a nova chave como “NoWorkingDirectory” (sem as aspas);

Nomeando a nova chave dentro de runas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Nomeando a nova chave dentro de runas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Clique com o botão direito do mouse na pasta “runas”. No menu que aparece, selecione a opção “Novo” e depois “Chave”. A seguir nomeie a pasta criada como “command” (sem as aspas);

Adicionando uma nova pasta dentro de runas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Adicionando uma nova pasta dentro de runas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 9. Com a pasta “command” selecionada, clique com o botão direito do mouse na chave padrão. No menu, clique na opção “Modificar…”. Na tela “Editar Cadeia de Caracteres” digite "cmd.exe /k cd %1"<code></code> (sem as aspas) no campo “Dados do Valor” e confirme.

Digitando o comando que chamará o Prompt de Comando como Administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Digitando o comando que chamará o Prompt de Comando como Administrador (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora, sempre que quiser, basta clicar com o botão direito do mouse sobre uma pasta e escolher a opção “Abrir o Prompt de Comando Como Administrador Aqui” no menu de contexto, em qualquer local do sistema.

Qual a diferença entre processadores i3, i5 e i7? Comente no Fórum do TechTudo!

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • HENRIQUE CAPITALISMO
    2018-10-18T16:46:59

    meu computador é um Windows 10 pro, e estou tentando habilita-lo comprei novo para minha esposa que é professora da rede publica de ensino aqui em Santa Catarina salario é pouco faço o que posso para ajudar e agora não quer funcionar mais e estão me cobrando uma baba para funcionar corretamente como proceder nesses casos, pois segui o passo a passo acima e deu erro por favor temos urgência pelas provas que se aproxima obrigado Edivaldo Brito

  • Andre Fonseca
    2016-11-17T15:34:14  

    Muito bom. Só funciona se escolher uma pasta no drive onde o windows está instalado. Se for uma pasta em outro drive, ele sempre abrirá em windows\system32.

    recentes

    populares

    • Andre Fonseca
      2016-11-17T15:34:14  

      troque o codifo "cmd.exe /k cd %1" por "cmd.exe /s /k pushd "%V"

    recentes

    populares

    • Andre Fonseca
      2016-11-17T15:34:14  

      troque o codigo "cmd.exe /k cd %1" por "cmd.exe /s /k pushd "%V"