Notebook

12/04/2015 09h00 - Atualizado em 12/04/2015 09h00

Confira como ajustar imagem de notebook esticada em uma TV

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Conectar o notebook em uma TV pode ser uma forma bem prática para assistir seus filmes e séries em uma tela maior. No entanto, vale ficar atento em certas configurações de vídeo, caso a imagem apareça distorcida ou “esticada” na reprodução. A conexão pode ser feita com cabo HDMI, que transmite imagem e som, ou com VGA, que conecta apenas vídeo. Confira neste tutorial como ajustar a tela e resolver esse problema.

Como transmitir conteúdo do computador pela TV via Wi-Fi

Pelo notebook

Passo 1. Ao conectar o cabo no notebook e na TV será feita a identificação dessa segunda tela, que é a TV. O sistema busca adaptar as resoluções mas isso pode acabar causando distorções. Mas o resultado pode gerar imagens distorcidas. Para configurar acesse o “Painel de Controle” no computador e selecione “Video”;

Acesse o painel de controle pelo computador e clique em vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o painel de controle pelo computador e clique em vídeo (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Em seguida clique na opção “Ajustar resolução”;

Acesse para alterar a resolução da tela (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse para alterar a resolução da tela (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 3. Será aberta uma janela com algumas identificações. Clique em “Resolução” e ajuste até uma que seja igual ou equivalente à sua TV;

Ajuste as configurações pelo computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Ajuste as configurações pelo computador (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 4. Lembre de manter a “Orientação” como “Paisagem” e finalize em “Ok”. Note que os ajustes serão aplicados no notebook e na TV, resolvendo as distorções.

Mantenha a orientação como paisagem e aplique as mudanças (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Mantenha a orientação como paisagem e aplique as mudanças (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Pela TV

Passo 1. Alguns ajustes pela TV também podem resolver distorções extras, caso tenha alterado algo anteriormente. Aperte o botão de “Menu” no controle da sua TV. Em seguida selecione “Imagem” e acesse “Ajuste de tela”;

Acesse o menu da TV e configure o ajuste de tela (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesse o menu da TV e configure o ajuste de tela (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Passo 2. Lembre de manter o formato de 16:9 em telas wide. Outras configurações como “Zoom”, “Ampliar” podem deixar a imagem esticada.

Mantenha a proporção correta da tela (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Mantenha a proporção correta da tela (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Em conjunto com essas duas configurações a imagem deverá se enquadrar de forma correta. Agora é só aproveitar para ver seus filmes de forma correta. O procedimento foi realizado em uma SmartTV Samsung e notebook com Windows 7.



Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Gustavo Moraes
    2016-09-13T12:38:35

    estou com problema com w 10 , comprei um not acer e ao passar para tv a imagem corta, já abaixei a resolução e nao adiantou , nem as configurçoes da tv. tv é da sti pol

  • Beatriz Dantas
    2017-03-04T15:51:59

    Nossa me ajudou muito, salvou minhas tardes pra assistir filmes na televisão, muito obrigada!! Eu não segui a risca as instruções finais porque o meu problema não era com a imagem estendida, mas algo bem parecido, mas mexi nas configurações nessa parte de "Vídeo" e deu certo!!!! Obrigada!

  • Mauro Nascher
    2016-08-10T09:14:01

    O cabo VGA que venho usando que veio com o monitor LG reproduz exatamente e sem distorções a imagem que sai do Notebook Dell diretamente para a TV Samsung, já outro cabo VGA que comprei ao conectar no Dell, as resoluções ficam limitadas e distorcidas tanto na própria tela quanto na TV, o que não acontece com o cabo original LG. Por pesquisas no Google, descobri que existem cabos VGA de má qualidade e que não reproduzem todas as resoluções!

  • Bruno Santucci
    2015-04-12T15:37:22

    No windows 8.1 não consegui resolver, mas vou continuar pesquisando , ele deu pau e sumiu o desktop , talvez tenha de formatar já tentei tudo Agora queria saber este procedimento no Ubuntu 14.10 que é o que mais uso atualmente