02/04/2015 07h00 - Atualizado em 02/04/2015 10h54

Dicas simples que irão te ajudar a fazer fotos incríveis em viagens

Juliana Pixinine
por
Para o TechTudo

Está prestes a embarcar ou programando uma próxima viagem? Viagens costumam criar inúmeras oportunidades brilhantes para excelentes registros. Pensando nisso, o TechTudo preparou um tutorial com dez dicas para te ajudar a voltar com fotos incríveis na bagagem e aproveitar ainda mais essas experiências. 

Profissional dá dicas de fotografia manual: ‘Insista, pesquise e pratique’

Aprenda a usar sua câmera antes de viajar e tire fotos boas e melhores e mais rápido  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)É importante aprender a usar sua câmera antes de viajar (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

1. Explore sua câmera

Antes de embarcar naquela viagem dos sonhos, tire um tempo para conhecer melhor sua câmera. Isso, além de permitir que você tire fotos melhores, fará com que você as tire mais rápido, já que você não precisará gastar tempo “brigando” com as configurações. Lembre-se que muitas vezes, cenas para fotos interessantes podem durar segundos, o que vai exigir habilidade para conseguir fazer o registro. Mesmo que não tenha muito tempo para testar a câmera, ao menos leia o manual dela e aprenda o básico.

2. Abandone o modo automático

Aprenda a usar o modo manual e brinque com luz, velocidade, planos e mais (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Aprenda a usar o modo manual e brinque com luz, velocidade, planos e mais (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Aprender como usar os controles manuais da sua câmera certamente irá lhe permitir ser mais criativo e tirar fotos melhores. Para isso, passe algum tempo com a sua câmera no modo manual antes de embarcar na próxima viagem e explore o máximo que puder. Aprenda a alterar a velocidade do obturador, abertura, ISO e balanço de branco e experimente o que vai acontecer com suas imagens após mexer nessas configurações. Só assim você perderá o receio de explorar a câmera e abandonará de vez o modo automático.

3. Pesquise sobre o lugar

Veja se tem algum evento acontecendo na cidade; Esse, Festival da Lua Cheia, no Vietnã, proporcionou imagens incríveis  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Veja se há algum evento acontecendo na cidade. O Festival da Lua Cheia, no Vietnã, proporcionou imagens incríveis (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Eventos especiais são garantia de boas composições para fotografia. Por isso, fique de olho no que está acontecendo na cidade em que você está ou procure saber sobre a programação do local da sua próxima viagem. Vale desde uma manifestação em praça pública, até um show a céu aberto ou algum festival ou celebração na região. Ainda, procure saber sobre restrições e regras relacionadas a fotografia para não ficar em maus lençóis em outro país.

4. Compre um tripé ou outros acessórios

estabilizando_imagens_tripe_tipos (Foto: estabilizando_imagens_tripe_tipos)Tripés “semi-profissionais” são indicados para a maioria das situações e possuem preços acessíveis (Foto: Reprodução/Adriano Hamaguchi)

Todo viajante já passou pela seguinte situação: estar em um ponto turístico, pedir para algum outro visitante tirar uma foto para você e ela sair completamente diferente do que você gostaria. Por isso, é sempre bom levar na viagem algum tripé para a câmera. Existem diversos modelos, desde os profissionais, maiores, até uns menores que cabem em qualquer bolsa e são ideais para levar para qualquer lugar. Vale também em investir nos “paus de selfie” com esse mesmo intuito, como os para a o GoPro. O tripé, além de te ajudar nesse quesito, ainda pode te ajudar em situações como o próximo item dessa lista.

5. Não tenha medo do escuro

Não tenha medo do escuro: as luzes da cidade podem te render ótimas fotos  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Não tenha medo do escuro: as luzes da cidade podem te render ótimas fotos (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Só porque o Sol se pôs, não significa que suas fotografias devem ir embora também. As fotos durante a noite, apenas com as luzes da cidade, podem render registros incríveis, basta você ter boa vontade e saber usar as configurações da sua câmera. Ajustar a exposição é essencial nesse caso, e, com exposições longas você pode, por exemplo, até transformar faróis de carros em ruas da cidade. Utilize uma abertura f12 -f/20 para transformar pontos de luz em algo que lembra rajadas de estrelas. Para conseguir a foto perfeita, encontre alguma superfície fixa para a câmera ou caso tenha algum tripé, leve-o, ele será um grande aliado nessa hora.

Qual a melhor câmera digital semi-profissional/superzoom/compacta? Opine no Fórum do TechTudo.

6. Seja criativo

Seja criativo, brinque com os ângulos e capture ótimas imagens  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Seja criativo, brinque com os ângulos e capture ótimas imagens (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Uma foto genérica de algum lugar popular pode se transformar em um registro incrível se você usar um pouco de criatividade. Não precisa de muito, basta usar a imaginação e criar ângulos diferentes para ter fotos que fujam do padrão “mais do mesmo” tão conhecido dos viajantes. Vale colocar um barco em primeiro plano ao fotografar uma praia, subir no alto de um prédio ou até mesmo ajoelhar. O importante é explorar o entorno como puder para conseguir imagens mais pessoais.

7. Evite horários de pico

Evite horários de pico em atrações turísticas e chegue cedo para pegar um bom lugar em eventos na cidade; na foto é perceptível a diferença que faz pegar um lugar bom (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Evite horários de pico em atrações turísticas e chegue cedo para pegar um bom lugar em eventos na cidade (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Se for possível, programe seu itinerário para ir aos pontos turísticos mais badalados fora dos horários de pico, pois neles será mais difícil você conseguir compor uma foto sem várias pessoas “atrapalhando” a cena. Museus, por exemplo, tendem a ser menos cheios no final do dia, próximo do horário de encerramento. Já em atrações, aonde não da para mudar o horário, chegue mais cedo para pegar um bom lugar e, consequentemente, conseguir uma foto melhor.

8. Observe as pessoas

Pessoas podem gerar registros fotográficos interessantes  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Pessoas podem gerar registros fotográficos interessantes (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Pessoas costumam ser um dos fatores principais para você gostar ou não de algum lugar. E elas constantemente se tornam objetos interessantes de composição fotográfica, seja por alguma característica, expressão, ou pela atividade que estão exercendo. Preste atenção e registre momentos incríveis. Mas lembre-se, é importante pedir permissão antes de fotografar algum desconhecido.

9. Programe seu alarme

Tente montar o intinerário de forma a apreciar - e fotografar - ao menos uma vez o nascer e o pôr do Sol (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Tente montar o itinerário de forma a apreciar - e fotografar - ao menos uma vez o nascer e o pôr do Sol (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Horários próximos ao meio-dia não são os ideais para conseguir uma boa fotografia, isso geralmente acontece ou de manhã cedo, ou no final da tarde, quando a luz está mais favorável. Ainda, nascer do Sol e pôr do Sol costumam render fotos incríveis. Se você estiver viajando para alguma praia, montanha ou outro lugar onde consiga apreciar a natureza, vale a pena colocar o alarme e para ver e fotografar esses momentos do dia.

10. Revisite o lugar

Revisitar o lugar às vezes faz toda a diferença; Halong Bay em um dia totalmente nublado e em outro, com o tempo mais aberto  (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)Halong Bay em um dia totalmente nublado e em outro, com o tempo mais aberto (Foto: Juliana Pixinine/TechTudo)

Quando você se depara com algum lugar que te chama mais atenção, tente incluir no seu roteiro pelo menos mais uma ida até lá antes de mudar de cidade. Se o tempo estiver ruim quando você for pela primeira vez, crie chance de conseguir fotos melhores. Mas a visita vale mesmo que o tempo esteja bom, pois você provavelmente vai se deparar com alguma situação nova, o que pode ser muito agradável – e fotogênico.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares