Notebook

01/04/2015 06h00 - Atualizado em 01/04/2015 06h00

MacBook: conheça funções básicas e aprenda como usar o note da Apple

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Mac OS X é, assim como outros softwares da Apple, conhecido por sua usabilidade, com comandos e configurações simples de serem realizados. Mas, para quem vem de uso prolongado do Windows, algumas tarefas podem parecer estranhas demais. Se você adquiriu um MacBook recentemente, confira seis dicas para usar seus recursos mais básicos e esquecer de vez o sistema operacional da Microsoft.

Dispositivo promete oferecer entradas USB 'infinitas' para PCs; entenda

Conhecendo as portas

Aprenda quais são as conexões do MacBook Pro (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Aprenda quais são as conexões do MacBook Pro (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Externamente, um MacBook tem muitas diferenças se comparado com um PC comum que vem com Windows ou Linux de fábrica, já que a Apple toma conta tanto do software quanto do hardware da máquina. Um MacBook Pro, por exemplo, traz na lateral direita portas Thunderbolt para conexão de acessórios e monitores externos, FireWire para conectar a dispositivos em alta velocidade, e as tradicionais entradas USB e Ethernet.

Há também slot para cartão de memória, entrada de 3,5 mm para fones de ouvido e um medidor de bateria que exibe a carga da máquina quando clicado. Para recarregar, os Macs vêm com a conexão MagSafe, que é magnética e à prova de puxões, cuja versão pode mudar de acordo com o ano de fabricação do computador – a MagSafe 2, que permite conectar o cabo de alimentação lateralmente, vem a partir da versão 2013.

Atalhos do teclado

Veja os atalhos mais importantes do teclado (Foto: Paulo Alves/TechTudo)Veja os atalhos mais importantes do teclado (Foto: Paulo Alves/TechTudo)

Comandos rápidos do teclado são importantes para agilizar o trabalho, e no Mac eles são muitos. Eles vão desde o básico Command+C e Command+V para copiar e colar, passando pelo F3 e F4, que servem para ter uma visão em miniatura dos apps abertos ou obter uma lista de todos os programas instalados.

O que é melhor: notebook, ultrabook, Macbook? Opine no Fórum do TechTudo.

Outro atalho útil é para realizar prints de tela. Na verdade, há quatro deles: Shift+Command+3 para tirar print da tela inteira; Shift+Command+4 para escolher uma porção exata da tela para obter print; Shift+Command+Control+3 para salvar um print de tela inteira na área de transferência; ou Shift+Command+4+Espaço para salvar um print de uma janela aberta. Por padrão, todos os prints são salvos automaticamente na Mesa.

Como usar o dock

Acesse as configurações do Dock clicando com dois dedos sobre a barra divisória (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as configurações do Dock clicando com dois dedos sobre a barra divisória (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

De cara, uma das maiores mudanças na interface do Mac OS é a presença do dock. Essa barra inferior (que pode ficar dos lados também) reúne ícones de todos os programas abertos na máquina, atalhos para seus apps favoritos e acesso para a pasta de transferências e lixeira.

Para deixar o dock do jeito mais conveniente para você, acesse “Preferências do Sistema > Dock” ou simplesmente clique com o botão direito do mouse (ou com dois dedos no trackpad, como veremos a seguir) na divisória mais à direita e escolha “Preferências do Dock”.

Lá, você poderá mudar a posição que ele aparece na tela, o tamanho dos ícones, o ocultamento automático e ativar o efeito de ampliação – este, quando ativado, destaca os apps no dock à medida que você passa o mouse sobre eles. Você também pode, a qualquer momento, clicar e segurar nos ícones para movê-los de lugar.

Como usar o trackpad

Veja nas preferências todos os gestos do trackpad Acesse as configurações do Dock clicando com dois dedos sobre a barra divisória (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Veja nas preferências todos os gestos do trackpad Acesse as configurações do Dock clicando com dois dedos sobre a barra divisória (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Todo MacBook vem com um trackpad multitoque que aceita diversos comandos que facilitam o uso do sistema. Além dos básicos cliques com o botão direito (toque com um dedo) ou com o botão esquerdo (toque com dois dedos), há uma série de outros gestos que permitem, por exemplo, exibir uma visão expandida de todos os apps abertos, mover entre programas em tela cheia ou, com um movimento de pinça, ver a mesa (o desktop).

Para personalizar cada um deles e aprender todos os gestos disponíveis, incluindo animações com o comando exato a se fazer, clique no ícone de maçã, vá em “Preferências do Sistema” e selecione “Trackpad”.

Como instalar e desinstalar apps

Para excluir um app, basta movê-lo para a lixeira (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Para excluir um app, basta movê-lo para a lixeira (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A não ser que você baixasse muitos apps da Windows Store, o que não é tão comum, instalar e desinstalar programas no Windows são complicados demais se comparado ao Mac. Na plataforma desktop da Apple, muitos softwares podem ser adquiridos por meio da Mac App Store, como no iPhone.

Outros, baixados em sites de terceiros, são, na maioria, tão simples de instalar quanto mover um arquivo para a pasta “Aplicativos” do computador. Para excluir também não poderia ser mais fácil: mova os itens indesejados para a lixeira e, quando quiser se livrar para sempre, esvazie-a.

Como personalizar a aparência

Mude cores principais e de destaque na interface (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mude cores principais e de destaque na interface (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Não há tantas maneiras assim para personalizar a interface do seu Mac, ao menos não oficialmente. Mas você ainda pode trocar algumas cores e, é claro, a imagem de plano de fundo. Todas essas opções podem ser acessadas nos itens “Geral” e “Mesa e Protetor de Tela” no menu de preferências pessoais. Primeiro, troque as cores primárias do sistema entre azul e grafite e deixe textos e caixas de destaque de qualquer cor. No segundo item, escolha uma das imagens disponíveis como seu plano de fundo ou selecione outra armazenada na memória – para tal, clique em “Pastas” no menu à esquerda.

Como encontrar seus arquivos e pastas

Pesquisa qualquer coisa usando o Spotlight (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Pesquisa qualquer coisa usando o Spotlight (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

O Finder, cujo atalho fica no dock por padrão, é o equivalente do Mac ao Windows Explorer no sistema operacional da Microsoft. Assim como em seu antigo PC, ele permite incluir itens favoritos para acesso rápido e mostra atalhos para as pasta mais importantes do computador, como “Documentos”, “Filmes”, “Aplicativos” e “Mesa”.

Mas, para localizar algo rapidamente, o melhor mesmo é usar o Spotlight, um campo de buscas que pode ser acessado de qualquer lugar do Mac, bastando clicar com o mouse no ícone de lupa na barra superior ou digitando Command+Espaço.

Como usar a barra de ferramentas

Barra superior sempre terá um botão com as principais opções do app aberto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Barra superior sempre terá um botão com as principais opções do app aberto (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Diferente do Windows, o Mac sempre terá uma barra de ferramentas à mostra. As opções que aparecem ali são sempre contextuais, ou seja, dependem do app que estiver aberto e maximizado no momento. Qualquer app também reúne, sempre, suas principais configurações em um botão com seu nome. Ou seja, as preferências do Chrome estarão em um botão com o nome “Chrome” e assim por diante.

Mas, independente do app que o usuário estiver utilizando, a barra sempre exibirá os ícones dos programas rodando no plano de fundo, estado do Wi-Fi, nível de bateria, data e hora, entre outras informações pertinentes além do clássico botão com o ícone da maçã para acessar as configurações do computador.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Charles Wilson
    2015-04-02T00:16:55

    Estou com o meu há 3 anos e meio. Pouquíssimas vezes travou. Nunca deu pau. Uma excelente máquina. Ruindows nunca mais. Quem fala mal do MacBook com certeza nunca teve um e sonha em ter.

  • Luiz Santo
    2015-04-02T09:57:39

    O Mac pode ser uma maquina cara, mas tem uma vida útil infinitamente maior. Tenho um faz 7 anos ...só começou a dar sinais de cansaço há 2 anos atrás quando atualizei para o Mavericks mas foi por conta da memória RAM. Fiz o upgrade para 4Gb e resolveu o problema. O Yosemite deu alguns travamentos mas que foram por conta de bugs no OS que já foram corrigidos pela Apple. Até hoje quando ligo ele leva segundos para iniciar ...Se pegar qualquer notebook com a mesma configuração (Core2Duo + 4Gb) rodando windows com certeza levaria uns 4 minutos só para iniciar e o desempenho seria de uma carroça.

  • Marco Batelli
    2015-04-02T11:02:59  

    esse macnook e o antigo pq o novo não vem escrito macbook pro !!!manja nada

    recentes

    populares

    • Marco Batelli
      2015-04-02T11:02:59  

      Na verdade o de 12 é que não vem escrito. ainda existe MacBook Air e MacBook Pro 2015.

  • Fábio
    2015-04-01T13:20:33  

    Muito dinheiro para um computador mediano.

    recentes

    populares

    • Fábio
      2015-04-01T13:20:33  

      O macbook é computador mediano. Só os veneradores da maça que não conseguem enxergar que os produtos da Apple são 99% de marketing e 1% de qualidade. Citei os jogos não para exemplificar a limitação do computador.

    recentes

    populares

    • Fábio
      2015-04-01T13:20:33  

      Na boa ... usei Windows/Linux por um bom tempo. Quando mudei para o MacBook Pro senti uma diferença enorme. Acho que quem usa linux já sente a diferença, mas, só de não esperar o computador carregar um monte de coisas para Ligar ou desligar, já que no Mac é quase instantâneo, é bom demais. Comprar no Brasil não vale a pena. O melhor, para quem puder, é comprar nos Estados Unidos, Canadá ou até no Paraguai, que tem valor semelhante a US. Comente sobre um Mac depois que usar um. ps: Largando Android e voltando para iPhone. Nunca mais eu troco.

  • Marcio Duarte
    2015-04-02T11:37:27

    Mano, esse MacBook é velho cara. Você esta fazendo uma matéria com uma máquina antiga.

  • Alberto Martins
    2015-04-01T13:56:27  

    ahhahahhahahahhahhah Fábio!!! vc está de brincadeira!!

    recentes

    populares

    • Alberto Martins
      2015-04-01T13:56:27  

      E o que o Lucas Erico disse, muita verdade. Quem compra Mac, não compra no Brasil. So se for trouxa

    recentes

    populares

    • Alberto Martins
      2015-04-01T13:56:27  

      Quando eu quero jogar eu vou pro videogame. Notebook não tem como função primordial jogos. Não foi pensado para isto. Quer jogar, compre um PS4.

  • Bruno Nardini
    2015-04-01T15:56:10  

    Com essa grana eu compro um notebook de verdade. Applefags gonna hate.

    recentes

    populares

    • Bruno Nardini
      2015-04-01T15:56:10  

      Everson Araujo Normal de applefag. Todo mundo que critica é porque não tem grana pra comprar.

    recentes

    populares

    • Bruno Nardini
      2015-04-01T15:56:10  

      vc nunca teve um e fica julgando,... eu tenho e digo, não tem notebook que possa ser melhor...

  • Rafael Souza
    2015-04-01T22:32:44

    Os FANBOYS da Maçã irão comprar logo 7 mil do MACMERDA mais 3500 do IMERDA ..

  • Renner Torres
    2015-04-01T22:42:49

    O cara falar que um Mackbook é um computador mediano é brincadeira. Com certeza ele nunca usou um micro de verdade, dai fica usando as porcarias de Ruindows que quebram e dão pau a toda hora. Quem usa Apple sabe o quanto de sua excelência e o preço acaba sendo nada pelo anos e anos que vc vai ficar com esta máquina sem dar nenhum problema.