Sistemas Operacionais

25/05/2015 11h02 - Atualizado em 29/04/2016 16h57

Como ativar BitLocker em um PC Windows 7

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Windows 7 tem um sistema próprio de criptografia chamado Bitlocker para o PC, que permite proteger unidades de armazenamento como disco rígido, HDs externos e pen drives com senhas. Embora muito importante, frequentemente o recurso não está ativado no sistema operacional da Microsoft. Saiba como aumentar a segurança do seu computador e ativar o recurso do Windows para criptografar e cuidar melhor dos seus dados guardados no seu computador pessoal.

Como acelerar o processo de encerramento do Windows

Windows iniciar (Foto: Reprodução/Microsoft)Saiba ativar o Bitlocker no seu computador (Foto: Reprodução/Microsoft)


Passo 1. Clique no menu Iniciar e entre no Painel de Controle;

Caminho para acesso ao Painel de Controle do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Caminho para acesso ao Painel de Controle do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 2. Entre em Sistema e Segurança. Na janela a seguir, clique na opção “Sistema”;

Opção Sistema do Painel de Controle em destaque (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Opção Sistema do Painel de Controle em destaque (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 3. Clique no link “Obtenha mais recursos com a nova edição do Windows 7″, conforme destaque abaixo;

Seta aponta para link de atualização do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Seta aponta para link de atualização do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 4. Clique na opção “Digitar uma chave de atualização” – a outra é destinada a quem quer comprar uma nova versão do sistema;

Janela do Windows Anytime Upgrade (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela do Windows Anytime Upgrade (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 5. Digite a chave de registro do Windows e clique em Avançar. Se você não sabe o código da sua máquina, siga as dicas deste tutorial para descobrir a sequência;

Chave de registro do Windows inserida para atualização (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Chave de registro do Windows inserida para atualização (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 6. Aguarde alguns segundos para que o Windows verifique a chave. Pressione o botão Aceito para aceitar os termos de licença e prosseguir;

Aceitação dos termos da licença de uso do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Aceitação dos termos da licença de uso do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 7. Salve todos os trabalhos, feche todos os programas que estiverem abertos e aperte o botão Atualizar. A atualização irá demorar alguns minutos e não apagará nenhum arquivo. Durante processo, o computador pode ser reiniciado algumas vezes;

Janela para início da atualização do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Janela para início da atualização do Windows (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 8. Ao terminar, será exibida a mensagem indicando que o update foi realizado com sucesso;

Mensagem de conclusão do update (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Mensagem de conclusão do update (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Passo 9. Acesse novamente o menu Sistema do Painel de Controle e verifique que agora aparece a função “Criptografia de Unidade de Disco BitLocker”.

Painel de controle com recurso do BitLocker ativo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Painel de controle com recurso do BitLocker ativo (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Pronto! Aproveite essa dica para proteger seu computador e arquivos pessoais. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares