Edição e criação

07/05/2015 10h00 - Atualizado em 07/05/2015 10h00

Como renderizar vídeos em HD e outras resoluções no Sony Vegas

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O Sony Vegas é um dos editores de vídeo mais completos e populares disponíveis para Windows e, embora seja pago, seus recursos costumam atrair amadores e profissionais. Veja como renderizar um projeto em diferentes resoluções, desde HD até o menor tamanho possível. 

Sony Vegas: dicas básicas para editar vídeo, conheça as ferramentas

Sony Vegas Pro capa (Foto: Reprodução/Sony)Renderize vídeos na resolução que quiser no Sony Vegas (Foto: Reprodução/Sony)

Passo 1. Ao importar um vídeo para começar a editar no Vegas, o programa seleciona automaticamente as propriedades originais como padrão para sua produção. Ou seja, se você utilizar um vídeo em 720p, o projeto estará também nessa resolução.

Para mudar a configuração basta acessar as preferências do vídeo, cujo atalho fica localizado acima da janela de prévia;

Acesse as propriedades do vídeo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as propriedades do vídeo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Na janela que se abre, você poderá escolher uma das resoluções pré-definidas disponibilizadas em uma lista. No exemplo, a edição é de um vídeo originalmente em HD para um filme em 480p, ideal para compartilhamento via Internet de baixa velocidade;

Escolha a resolução na lista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Escolha a resolução na lista (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Após selecionar a resolução base, você também tem opção de alterar as dimensões do vídeo manualmente nos campos do lado esquerdo da janela;

Mude medidas manualmente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mude medidas manualmente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. (Opcional) Se desejar diminuir bastante o tamanho do resultado, você também pode diminuir a taxa de frames;

Mude a taxa de frames para diminuir o tamanho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Mude a taxa de frames para diminuir o tamanho (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. (Opcional) Em “Full-resolution rendering quality”, o usuário pode determinar uma qualidade inferior para a próxima renderização, encolhendo o arquivo final para fins de teste;

Modifique o padrão de renderização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Modifique o padrão de renderização (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Deixe marcada a opção “Adjust source media to better match project or render settings” e clique em "OK".

Marque a caixa para tornar vídeo e projeto compatíveis (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Marque a caixa para tornar vídeo e projeto compatíveis (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto! Agora a renderização do seu vídeo será feita normalmente com o formato e resolução desejada, independente do tamanho da qualidade da gravação original utilizada no projeto.

Quais são os melhores programas para edição de vídeo? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Edson Tatiana
    2015-09-30T12:40:32

    Da uma raiva Vc demora quase uma hora montando um projeto qdo vai renderizar a porcentagem vai até rápida Vc abre o local do vídeo e vê que só perdeu seu tempo...o q fazer pra q n aconteça de novo...vou testar essa maneira de configurar