Jogos de aventura

27/05/2015 11h30 - Atualizado em 27/05/2015 11h30

Toren: como mandar bem no game de aventura de PS4 e PC

Felipe Vinha
por
Para o TechTudo

Toren é um novo jogo de aventura para PS4 e PC com muitos mistérios. O game lembra bastante clássicos como ICO e Shadow of the Colossus, e tem uma jogabilidade quase que poética, que foge muito do comum encontrado em títulos do mesmo estilo. Por conta disso, ele pode ser um pouco difícil de se entender ou dominar. Siga algumas dicas para mandar bem.

Toren, jogo brasileiro, é inspirado em Zelda e Shadow of the Colossus


Toren é entendimento

Toren é um game cheio de simbolismos e segredos escondidos. Dificilmente alguma coisa vai ser o que parece ser, por isso jogue de mente aberta e aceite o que vier pelo caminho. Leia com atenção os textos que surgirem na tela e tente refletir sobre eles e seu envolvimento com o jogo.

Toren é um jogo de aventura para PS4 e PC (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Toren é um jogo de aventura para PS4 e PC (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Isso ocorre logo nos primeiros momentos, quando enfrentamos um dragão com aquela que parece ser a protagonista do jogo, mas que logo se revela mais do que apenas isso. Essa “pegada” se segue ao longo do game inteiro.

Jogo 3D, use o analógico

Toren é um game de exploração 3D, como jogabilidade similar a ICO e Zelda. Por conta disso, a jovem Moonchild se move com o analógico esquerdo, em 360 graus. Use e abuse de sua movimentação livre para explorar os cenários.

Toren tem ambiente 3D explorável (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Toren tem ambiente 3D explorável (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

A dica pode parecer óbvia, mas sua movimentação é um pouco “dura”, o que pode simular os primeiros passos de uma criança. Mas não tenha medo de se arriscar, pois o game é sobre passar uma mensagem, e não sobre avançar por fases ou perder vidas.

Olhe ao seu redor

O outro analógico, o direito, serve para observar o cenário em sua volta. Esse é um bom recursos para ver um local ainda inalcançável ou saber como chegar lá – ou até mesmo encontrar alguns objetos espalhados pelo cenário.

Observe pontos-chave do cenário (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Observe pontos-chave do cenário (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Outra forma de olhar com atenção é apertar e segurar o botão triângulo em alguns casos. Isso vai da rum foco em objetos ou momentos de interesse da protagonista – a dica é que você vai verificar o que se passa ali em detalhes.

Exclamação! Interaja

O botão quadrado faz com que você interaja nos cenários ou com objetos que são encontrados por aí, com um sinal de exclamação. Ele vai aparecer sempre que for possível interagir, e em alguns momentos aparece bem rápido, então mantenha a atenção.

O ponto de exclamação mostra quando é possível interagir (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)O ponto de exclamação mostra quando é possível interagir (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Em alguns casos, será preciso apenas apertar o botão quadrado para interagir com um objeto, mas em outros você precisará manter pressionado para encher a “barrinha” que se completa no sinal de exclamação e, em outros casos, também será preciso combinar o pressionar com o movimento do analógico.

Quebra-cabeças

Os quebra-cabeças em Toren são simples, mas podem se mostrar desafiadores por conta da natureza onírica do jogo, ou seja, com ambientes que lembram sonhos e paisagens irreais. Mas não estranhe, basta seguir as dicas que aparecem na tela.

Os quebra-cabeças costumam ser simples (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Os quebra-cabeças costumam ser simples (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Em alguns casos as dicas serão bem óbvias, mas em outros elas vão exigir algum tipo de pensamento mais prolongado. Todos os quebra-cabeças são plenamente solucionáveis sem muito trabalho, então não se preocupe tanto.

Equipamentos

Ao longo do game, você encontrará equipamentos que vão preparar Moonchild para a jornada final, como a cota de malha, que você obtém logo no início do jogo.

Equipamentos ajudam a vencer desafios adiante (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)Equipamentos ajudam a vencer desafios adiante (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Os equipamentos não fazem tanta diferença a não ser visual. Há até mesmo um menu indicando quais você já coletou, mas não e preocupe em tentar combiná-los ou modificá-los ao longo da aventura.

Reencarnação ou morte?

Quando morrer, não se preocupe, pois você vai retornar sem perder nada (e deve ganhar um troféu na primeira morte). O game se baseia no conceito de “reencarnação” para explicar o retorno de Moonchild, usando mais simbolismos.

A simbologia de Toren pode ser entendida com o tempo (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)A simbologia de Toren pode ser entendida com o tempo (Foto: Reprodução/Felipe Vinha)

Como foi citado, Toren não é um game que se parece com outros e usa muitos simbolismos. Sua jogabilidade fica em segundo plano e entendê-lo vai além de simples comandos ou habilidade nos controles.

Qual é o Top 5 GAMES para SmartPhones para vocês? Comente no Fórum do TechTudo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares