01/05/2015 08h00 - Atualizado em 01/05/2015 08h00

Vale a pena investir em um notebook com SSD? Confira prós e contras

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Será que vale a pena investir em um notebook que conte com SSD ao invés do tradicional HD? O TechTudo destacou os prós e contras da escolha de um SSD como unidade de armazenamento de seu computador portátil, em detrimento de um disco rígido convencional. Vamos ver quais perfis de usuários se encaixam em cada caso e assim poderá fazer a sua escolha.

História do SSD: conheça a origem da tecnologia que substituirá os HDs

Aspectos positivos no uso de um SSD

Desempenho

SSDs são muito mais rápidos que os HDs (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)SSDs são muito mais rápidos que os HDs (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

O primeiro ponto positivo que podemos citar em relação ao uso dos SSDs é o grande e perceptível aumento no desempenho do notebook. Discos de estados sólidos, como são também chamados os SSDs, não possuem partes móveis. Por esse motivo eles conseguem acessar os dados salvos nos chips de memória flash de forma muito mais rápida que os HDs.

Um disco rígido armazena os dados em um prato magnético. Eles são lidos por um braço mecânico que precisa percorrer todo o disco afim de ler e escrever os dados que o usuário precisa. Isso leva preciosos milissegundos a mais que, ao fim de um dia de trabalho, podem ter lhe custado vários minutos, ou até horas, de espera.

Em um SSD os dados são gravados eletricamente em chips de memória flash, tal como um pendrive. Assim, eles podem ser acessados de forma muito mais rápida que num HD, tornando a inicialização do sistema operacional e dos programas muito mais rápida. O processo de leitura e escrita também se torna mais rápido em SSDs, pelo mesmo motivo explicado acima.

Durabilidade

Outra vantagem que os notebooks usufruem ao serem equipados com discos de estado sólido é a resistência e durabilidade do equipamento. Novamente, por não ter partes móveis, os SSDs não estão sujeitos à problemas mecânicos.

SSD em conjunto com HD deixa o Windows mais rápido? Veja opiniões no Fórum do TechTudo

Em um HD, caso o notebook caia ou seja balançado de forma muito forte, há grandes chances do braço mecânico encostar no prato magnético, danificando-o. Assim, o usuário perde vários arquivos. Se os arquivos essenciais ao funcionamento do Windows forem corrompidos com esse acidente, o usuário precisará reinstalar todo o sistema operacional. Em casos mais extremos, todo o disco rígido é condenado e precisa ser trocado. Com o uso de um SSD, o notebook não perderá arquivos em casos de quedas ou outros tipos de acidentes.

Notebooks mais finos, leves e silenciosos

MacBook Air com novas cores e tamanhos pode chegar (Foto: Divulgação) (Foto: MacBook Air com novas cores e tamanhos pode chegar (Foto: Divulgação))SSDs proporcionam a criação de notebooks extremamente finos, como o MacBook Air (Foto: Divulgação/Apple)

Os SSDs são bem mais finos que um HD. Assim, as fabricantes conseguem desenvolver notebooks cada vez mais finos e, consequentemente, leves. Se você precisa carregar o seu notebook para o trabalho ou faculdade, por exemplo, cada grama a menos é um ponto positivo. Outra vantagem que podemos citar é que os SSDs são mais silenciosos. Os HDs mais rápidos, que contam com taxas de rotação na casa dos 7.500 ou 10.000 rotações por minuto acabam por ser bem ruidosos. Isso incomoda muitos usuários. Já os SSDs conseguem ser mais rápidos que estes HDs sem emitirem nenhum ruído.

Aspectos negativos no uso de um SSD

Preço

Com certeza, o fator que mais pesa contra a compra de um SSD é seu preço. Apesar da tecnologia já estar há algum tempo no mercado, ela não barateou o suficiente para ser popular entre todos. Os HDs conseguem, muitas vezes, oferecer o dobro ou mais de espaço por um preço várias vezes menor que os dos SSDs. Isso, consequentemente, aumenta o valor dos notebooks que já são vendidos com o disco de estado sólido instalado.

Espaço de armazenamento reduzido


Tecnologia pode demorar a chegar aos consumidores  (Foto: Foto: Divulgação/Intel)SSDs são muito mais caros que HDs tradicionais (Foto: Divulgação/Intel)

Além de serem mais caros, os SSDs também oferecem menos espaço de armazenamento. Os modelos mais em conta são os de 64 GB ou 128 GB. Não por acaso eles são os mais comuns nos notebooks. Sendo assim, se você planeja guardar muitas coisas no seu computador portátil, tais como arquivos, filmes, séries, músicas e milhares de fotos, não compre um notebook com SSD. É mais vantajoso adquirir um computador com um HD, já que eles oferecem no mínimo 500 GB de espaço.

Finalizando: para quem é um notebook com SSD

Um notebook com SSD instalado são para aquelas pessoas que exigem, ou precisam, de um computador portátil, seja para trabalhar ou usar na faculdade, que tenha um bom desempenho. A rápida inicialização do sistema operacional e dos programas contribui para que o usuário realize as tarefas com mais agilidade, sem ter de esperar tanto os processos de leitura e escrita. Além do mais, notebooks com disco de estado sólido são mais finos, leves e silenciosos, ótimas características para quem precisa carregar um peso extra na mochila.

Agora, se você é um usuário que só usa o notebook para acessar as redes sociais, ver alguns vídeos no YouTube e fazer trabalhos de pequeno porte, que não exigem tanto poder de processamento, a compra de um equipamento com SSD é um gasto desnecessário. Opte por um notebook com um HD tradicional e economize algumas centenas de reais.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Alan Ramos
    2015-05-20T08:28:31  

    Quem tem um SSD, NUNCA, MAIS NUNCA MESMO vai querer comprar um HDD!!! Tenho um de 256 GB e é ótimo! Quem conhece um pouquinho de informática sabe que o principal gargalo do PC é o armazenamento que não acompanha o ritmo de evolução dos Processadores / Memória. A quanto tempo os HDD são vendidos em 5.400 / 7200 RPM ? O SSD pode ter menos armazenamento (em relação com o HDD do mesmo preço), mas o desempenho é absurdo! Use a cabeça, tenha o SSD de 128 / 256 GB em sua máquina e guarde seus arquivos/backups em uma HD Externo que você vai comprar uma vez e vai usar a vida toda.

    recentes

    populares

    • Alan Ramos
      2015-05-20T08:28:31  

      EXATAMENTE ISSO

  • Naiara
    2017-06-13T13:32:49  

    Eu tenho um notebook com memoria SSD. Não entendo nada de informática. Quando fui comprar optei por um mais em conta e achei que a memória era suficiente. Não é. Ele é super rápido mas não consigo baixar nem salvar nada nele. NADA. Diz que não tem memória. Nem um arquivo no word que tem imagens abre. O que posso fazer pra aumentar a memoria dele sem precisar comprar outro? tem 32gb de memoria interna :(

    recentes

    populares

    • Naiara
      2017-06-13T13:32:49  

      HD Externo, amigão!

  • Lucas Nicoloso
    2016-12-18T03:20:03

    Grandes Data Centers estão atualizando seu armazenamento para SSD, imagina o tamanho do investimento, tendo em vista que os dados possuem redundância em vários pontos distintos. Para um setor desse porte atualizar assim, é porque já passou da hora do HD tradicional começar a ser extinto, e o DVD-RW então que vem em todos os notes, pelo amor de Deus... Com tecnologia não podemos ser conservadores, precisamos exigir o que há de melhor, a demanda faz o preço!!

  • Kadu Ramos
    2015-05-02T01:18:42  

    Pela tecnologia atual não vale,não são seguros,tem vida útil menor,tinha um DELL XPS com memória SSD e elas queimaram em menos de um ano já o HD ta inteiro 100%, é tudo mt bom quando se olham somente as vantagens da tecnologia mas no dia a dia e que vemos se vale a pena ou não.

    recentes

    populares

    • Kadu Ramos
      2015-05-02T01:18:42  

      Uso no meu note um SSD que serve mais pra melhorar o desempenho do que armazenar, e ele já dura uns bons 2 anos.

    recentes

    populares

    • Kadu Ramos
      2015-05-02T01:18:42  

      Colega, então das duas, uma: ou seu notebook tem problema, ou você. SSD tem durabilidade maior que HD. Tecnologia superior. Tenho o meu ssd a uns três anos e nunca apresentou problema. Já os HDs, volta e meia dão enroscadas.

  • Gleydson Pantoja
    2015-05-02T11:03:33  

    windows lixo !!! ja era !!! rs

    recentes

    populares

    • Gleydson Pantoja
      2015-05-02T11:03:33  

      vale mais q vc kkkkkkkkkkk

  • Wladimir Ruziscka
    2015-05-01T21:28:23  

    Parece que quem escreveu o texto esteve em coma por uns 3 a 4 anos e acordou em 2015, pois os SSD's não são produzidos apenas com 64 e 128 Gb. O meu de 128 custou US$64, e na pesquisa que fiz encontrei SSD's até de 1TB. Será que houve uma interferência dos produtores de HD tradicionais levando o autor ao engano?

    recentes

    populares

    • Wladimir Ruziscka
      2015-05-01T21:28:23  

      Desculpe, mas o texto não diz que existem apenas esses dois modelos de SSD no mercado (64 GB e 128 GB), mas sim que esses dois tem o preço mais acessível. Eu acho que a ideia era mostrar a relação custo/capacidade, onde um SSD custa, em média R$ 3,14 por GB, enquanto um HD custa R$ 0,32 por GB (aproximadamente 10 vezes menos).

  • ALLAN ABS
    2015-05-02T10:57:17

    Quando você passa a utilizar hd SSD, você perde a paciência ao utilizar um pc com hd comum, tenho em todos os meus pc's. Vende um adaptador para notebook onde você troca o leitor de dvd (que não serve mais para nada) por um de hd. Dessa forma você utiliza o SSD para sistema e o Mecânico para guardar arquivos... Utilizo a muito tempo e nunca deu um problema sequer em nenhum deles.

  • Giancarlo Ribeiro
    2015-05-01T21:28:17

    Quem entende de Eletrônica deve conhecer os relês eletromagnéticos, até hoje não da pra não utiliza-los. Mas quando necessário, existe os Relês de Estado Sólido, com um consumo menor de energia (não tem bobina para ser alimentada), menor risco de colar os contatos e melhor desempenho. Trazendo para informática é a mesma coisa nesse caso dos HDs.

  • Miguel Lima
    2015-05-01T22:59:44

    O Grande problema do SSD ainda é o preço, muito caro mas logo num futuro bem próximo os HDs mecânicos já não existirão mais.

  • Fernando Leite
    2015-05-01T22:05:38

    essa é a matéria mais lixo que o techtudo ja fez

  • Gleriston Castro
    2015-05-01T20:27:37

    tenho em todas as minhas máquinas, pois quando usei a primeira vez já notei diferença gritante no desempenho, para espaço poem outro hd só para armazenamento.

  • Antonio Ferreira
    2015-05-01T19:53:17

    E QUANTO A VIDA UTIL DO EQUIPAMENTO

  • Fernando Freire
    2015-05-01T18:52:39

    Preço cai e o tamanho cresce. Toda tecnologia nova no início é cara e limitada. Sempre foi e será assim. Uma mídia de DVD quando foi lançada era caríssima, hoje custa o mesmo que um CDr. Se não for necessidade imediata espere uns 2 a 3 anos que os SSDs serão o padrão. Em tecnologia o apressado paga carro.

  • Francisco Ferreira
    2015-05-01T16:57:02  

    "tecnologia nova" inventada em 1950.

    recentes

    populares

    • Francisco Ferreira
      2015-05-01T16:57:02  

      Primeira coisa que pensei ... agora ela esta mais acessível apenas.

  • Abel Martins
    2015-05-01T18:18:18

    ainda tem o outro mais abaixo que entende muito.... prefere o HD mecanico... bando de crianças metidas a engenheiros eletronicos...

  • Abel Martins
    2015-05-01T18:14:31

    a palavra é ENVENTARAO... boa analise seu analfabeto da lingua portuguesa.... e voce ainda entende de hardware!

  • Joni Correa
    2015-05-01T13:13:44  

    Esse formato ainda é Grande, não sei porque eles não criaram HD em forma de Chip que usamos no Smartphone.

    recentes

    populares

    • Joni Correa
      2015-05-01T13:13:44  

      HD no smartphone? Você bebe? Nos celulares o armazenamento é memória flash, carinha, ou seja, SSD...

  • Lucas Moraes
    2015-05-01T15:20:35  

    O problema do SSD é que se der alguma falha, na falta de backup, você perde tudo. Ja o disco rígido, por ser feito de partes mecânicas, é fácil trocar essas partes e trazer o HD de volta ao funcionamento..

    recentes

    populares

    • Lucas Moraes
      2015-05-01T15:20:35  

      Opa..melhor rever seu conceito velhão!

    recentes

    populares

    • Lucas Moraes
      2015-05-01T15:20:35  

      Comentário de quem não conhece o assunto...

  • Francisco Ferreira
    2015-05-01T16:53:55

    "Tecnologia nova" Inventada em 1950

  • Luis Flores
    2015-05-01T13:44:11

    possuo um SSD Samsung de 1 TB, esta bom de espaço de armazenamento???

  • Marcello Francesco
    2015-05-01T13:54:00

    Complementando a matéria, no SSD o consumo de energia é menor, portanto a bateria tem maior duração

  • Maicol Vieira
    2015-05-01T13:12:38

    Quem tem SSD sabe que vale a pena sim, aqui possuo um Raid0 de 240Gb sem comparações, HD nunca mais.

  • Ricardo Chaves
    2015-05-01T12:47:34

    Uso SSD em meu Desktop, não consigo mais usar um HD normal. 120Gb só para sistema e programas. E um de 1Tb para arquivos comuns.

  • Diego Caetano
    2015-05-01T09:03:16

    Com esse preço acho que não!