07/05/2015 07h01 - Atualizado em 08/06/2015 17h28

Veja como testar com um clipe de papel se sua fonte está funcionando

Felipe Alencar
por
Para o TechTudo

Suspeitas de que sua fonte de alimentação está queimada? Às vezes, precisamos usar o computador mas, ao ligá-lo, nada acontece. É como se ele estivesse morto, não esboçando nenhuma reação. Nesses casos, onde nem as ventoinhas (ou ventiladores) rodam, o problema mais provável seja na fonte. Mas como ter certeza sem ter uma segunda fonte de alimentação para testar? Simples! Usando um clipe de papel! Neste tutorial o TechTudo vai te ensinar a como testar a fonte com clipe e, assim, diagnosticar se ela está queimada ou não.

Quais as vantagens das novas placas com suporte à fibra ótica?

Removendo a tampa lateral do gabinete  (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Removendo a tampa lateral do gabinete (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 1. O primeiro passo é removermos a tampa lateral do gabinete. Ela fica oposta aos conectores traseiros da placa-mãe, conforme figura abaixo. Para remover esta tampa, basta tirar os dois parafusos que a prendem com uma chave apropriada, como a Philips;

Passo 2. Após isso, desconecte todos os cabos da fonte ligados na placa-mãe e demais periféricos, como HDs, drives ópticos e ventoinhas;

Desconectando todos os cabos da fonte do computador  (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Desconectando todos os cabos da fonte do computador (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 3. Agora é a hora de retirarmos a fonte de alimentação do gabinete. Para isso, precisamos remover os quatro parafusos que a seguram, localizados na traseira da fonte de alimentação. Depois disso, basta retirá-la de dentro do gabinete;

Dicas para montar um PC Gamer compativel em 2015! Comente no Fórum do TechTudo.

Retirando a fonte de alimentação do gabinete  (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Retirando a fonte de alimentação do gabinete (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 4. É a hora do clipe de papel entrar em cena. Vá “desdobrando-o” até que as duas pontas fiquem paralelas e mais ou menos do mesmo tamanho. O clipe deve ganhar o formato de “U”, como na imagem abaixo:

Antes e depois do clipe de papel (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Antes e depois do clipe de papel (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 5. Pegue o conector ATX de 20/24 pinos, usado para ligar a fonte na placa-mãe. Ele é fácil de reconhecer: é o maior e mais grosso de todos. Localize o fio verde e o fio preto, que fica bem ao lado dele. Agora pegue o clipe de papel e insira uma ponta na entrada do fio verde e a outra ponta na entrada do fio preto, como na imagem a seguir:

Desconectando todos os cabos da fonte do computador  (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Clipe de papel ligado diretamente nos fios verde e preto (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Passo 6. Agora pegue o cabo de alimentação que você usa no PC, plugue-o na fonte e depois ligue-o direto na tomada. Se a ventoinha (ou ventilador) da fonte começar a girar, a fonte está funcionando. Se não, então já pode dar este componente como perdido. Terá que ser feita a troca.

Se a ventoinha da fonte girar, sinal de que ela está funcionando (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)Se a ventoinha da fonte girar, sinal de que ela está funcionando (Foto: Felipe Alencar/TechTudo)

Atenção: Se você usar um estabilizador ou filtro de linha, é provável que a sua fonte funcione em 110/115 volts. Como vai ligar direto na tomada, é importante ficar atento para alterar a chave seletora de tensão para a voltagem de 220/230, caso você more nas regiões do país que usam esta tensão na rede elétrica. Se você ligar uma fonte configurada para a tensão de 110 volts numa tomada de 220 volts, a fonte fatalmente queimará se estiver em boas condições.

Prontinho! Se a fonte estiver funcionando após esse teste, você deve encontrar o problema que está impedindo a sua máquina de ligar. Mas se ela não apresentar nenhuma ação, você já achou o problema.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Tenente Zureta
    2016-11-03T00:23:50

    não caiam nessa... muitas fontes defeituosas giram a ventoinha, mas não fazem o micro ligar.

  • Bruno Santucci
    2015-05-11T12:06:34

    Eu não daria um conselho destes a pessoas totalmente leigas, no máximo mandaria comprar uma fonte nova e trocasse.

  • Anderson Holtz
    2015-05-09T07:21:47  

    E se queimar o sinal de "Power Good" da fonte? Ela continua girando a ventoinha, mas não dá sinal pra placa mãe ligar. Achei a maior furada da techtudo essa matéria.

    recentes

    populares

    • Anderson Holtz
      2015-05-09T07:21:47  

      Procure se informar sobre o sinal "Power Good". Esse sinal é gerado pela fonte e informa a placa mãe que pode iniciar o funcionamento. Sem esse sinal "da fonte", a placa mãe não liga. Ainda tdevo ter fonte aqui na minha sucata que pode ser usada para outros fins porque tem todas as voltagens, mas não manda o sinal de "Power Good" pra placa mãe.

    recentes

    populares

    • Anderson Holtz
      2015-05-09T07:21:47  

      Já cansei de pegar fonte que gira, sai ventinho, liga tudo OK e nada da placa mãe iniciar... Ou mesmo iniciar e o micro começar a travar... Tb achei a maior furada a matéria...

  • Emerson Leandro
    2015-05-08T20:25:58

    parece que a empresa techtudo n tem noção do perigo ate mesmo tomar un choque pelo clips então que pega-se um fio com isolamento para ser prevenir

  • Emerson Leandro
    2015-05-08T20:23:03

    olha isso serve só para quem entende no a sundo vai que o capacitor pode estar em curto ai poe esse clips e estorna na sua frente e pode ate tomar um choque e antes de ver a voltagem em que se encontra Trabalho em manutenção a 10 anos

  • Almeida Neto
    2015-05-08T19:15:52

    Realmente uma dica muito PERIGOSA! Não é dado o devido alerta ao risco de choque elétrico, por exemplo! Nem começa dizendo que deve fazer isso com o cabo de força desconectado. Acho que o texto precisa ser revisado. Para um choque elétrico ser perigoso não precisa ser de alta tensão!

  • Cesar Radtke
    2015-05-08T16:14:37

    A Globo, com os recursos gráficos e a infraestrutura que tem nesse portal TECHTUDO é de dar inveja, consegue ser o mais bonito de outros, é bem verdade. Agora não entendo por que não criam artigos mais sérios, com um crivo editorial competente. Se vê cada coisa aqui que uma criança de 8 anos acha graça. Então gente, vamos "se puxar" . Eu sei que voces podem fazer melhor que isso.

  • Marco Brito
    2015-05-08T10:11:19

    CUIDADO! Algumas vezes a fonte poderá até estar funcionando mas não com as tensões de saída corretas, daí, só usando um multímetro para verificar. Nesse caso, insistir em continuar com essa fonte poderá lhe causar um grande prejuízo... DICA PERIGOSA, HEIN?

  • Rafael Salomé
    2015-05-07T13:23:26  

    Já sabia...

    recentes

    populares

    • Rafael Salomé
      2015-05-07T13:23:26  

      e porque não fez esta matéria antes?!?!?! os caras do Techtudo estavam só esperando pela tua informação!

  • Henrique Azevedo
    2015-05-08T01:11:38

    meio antigo isso ai.....