Internet

22/05/2015 08h00 - Atualizado em 22/05/2015 10h24

WhatsApp: evite que as fotos abertas no app fiquem visíveis no celular

Marvin Costa
por
Para o TechTudo

O usuário de WhatsApp tanto no iOS, quanto no Android, pode evitar que fotos visualizadas em uma conversa estejam acessíveis na galeria do celular. A dica é útil para quem recebe muitas fotos de grupos ou contatos pelo mensageiro e não quer se comprometer. No Android, as imagens continuarão sendo salvas, porém não aparecerão em pasta na galeria. Já no iOS, ensinaremos como não salvar as imagens no rolo de imagens do iPhone. Veja como ter mais privacidade no WhatsApp neste tutorial.

WhatsApp: adicione stickers engraçados em suas conversas gratuitamente

Planos de operadoras que oferecem Whatsapp ilimitado também podem ser considerados Zero Rating (Foto: TechTudo/Anna Kellen Bull) (Foto: Planos de operadoras que oferecem Whatsapp ilimitado também podem ser considerados Zero Rating (Foto: TechTudo/Anna Kellen Bull))Veja como não mostrar a pasta de imagens do WhatsApp na galeria do smartphone (Foto: TechTudo/Anna Kellen Bull)


iOS

Passo 1. Vá até as configurações do iOS e acesse “Privacidade”. Em seguida, entre em “Fotos”;

Acessando as configurações de privacidade para fotos do iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Acessando as configurações de privacidade para fotos do iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Passo 2. Desmarque o WhatsApp da lista para finalizar o procedimento.

Desativando o WhatsApp das configurações de privacidade para fotos do iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)Desativando o WhatsApp das configurações de privacidade para fotos do iPhone (Foto: Reprodução/Marvin Costa)

Android

Passo 1. Baixe um gerenciador de aplicativo. Em nossos testes utilizamos o ES File Explorer. Após fazer o download, abra-o. Vá na pasta WhatsApp e depois em "Media".

Acesse a pasta de medias do WhatsApp (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Acesse a pasta de medias do WhatsApp (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Passo 2. Escolha a pasta que deseja ocultar. No nosso caso, a pasta "WhatsApp Images". Clique em "Novo" na barra inferior do app.;

Escolha a pasta de arquivos do WhatsApp que deseja ocultar (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Escolha a pasta de arquivos do WhatsApp que deseja ocultar (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Passo 3. Crie um arquivo chamado ".nomedia" (sem as aspas). Ele é o responsável por ocultar a pasta da sua galeria;

Este arquivo é o responsável por ocultar a pasta de imagens do WhatsApp (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Este arquivo é o responsável por ocultar a pasta de imagens do WhatsApp (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Passo 4. A pasta foi ocultada na sua galeria sem que suas fotos se perdessem. Para que a pasta volte a aparecer, basta excluir o arquivo no gerenciador. Caso o seu arquivo não esteja aparecendo, vá no menu (os três tracinhos) e no final da rolagem marque a opção "Mostrar ficheiros ocultos".

Para ter a pasta de imagens do WhatsApp de volta, exclua o arquivo ".nomedia"  (Foto: Reprodução/Carol Danelli)Para ter a pasta de imagens do WhatsApp de volta, exclua o arquivo ".nomedia" (Foto: Reprodução/Carol Danelli)

Pronto. O WhatsApp não mostrará mais as fotos que você recebe em chats na biblioteca do iPhone ou Android.

* Colaborou Carol Danelli

Quer restaurar as conversas do WhatsApp? Veja como no Fórum do TechTudo 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Vinicius Santos
    2015-05-23T10:38:35  

    Se tem que baixar outro programa então não é "funçao" do Whatsapp

    recentes

    populares

    • Vinicius Santos
      2015-05-23T10:38:35  

      Na verdade, eu acho que seria função do android, não precisa baixar outro programa, apenas olhar uma pasta que já tenha esse arquivo (a pasta android\data já tem bastante diretórios com o arquivo '.nomedia') e copiar para a pasta que você quer esconder. E o que mais vem fazendo alguém esconder uma pasta de imagens é o WhatsApp.

  • Tosco
    2015-05-22T17:51:24  

    E o Windows Phone? aprendam ai e me ensine hehehe...

    recentes

    populares

    • Tosco
      2015-05-22T17:51:24  

      E vc já viu o techtudo publicar alguma matéria sobre WP??

  • Italo
    2015-05-22T09:08:35  

    Funcionou, mas não consigo mais reexibir. Sumiu o arquivo .nomedia

    recentes

    populares

    • Italo
      2015-05-22T09:08:35  

      Estou passando pela mesma situação. Depois que deletei o arquivo .nomedia, minha pasta continua sem aparecer.

    recentes

    populares

    • Italo
      2015-05-22T09:08:35  

      A ideia era ocultar os arquivos. Então os arquivos foram ocultos. Inclusive do dono. Nada a reclamar.

  • Gustavo Pires
    2015-05-22T20:55:49

    Tem um modo muito mais simples no Android. Não precisar baixar nada. Bastar ir na Galeria de Fotos e abrir as opções. Lá você pode ocultar o albúm de fotos do Whatsapp ou dos grupos.

  • Daniel Siqueira
    2015-05-22T20:04:43

    Gente as fotos não desparecem , basta sempre ir na mesma pasta media e la ver suas fotos ou videos, esse "macete" apenas escondeu da galeria ....ou seja se algm pegar o seu telefone e ir direto em galeria não vera nada !!!!

  • Luciano Magalhaes
    2015-05-22T19:35:08

    Quando comecei a ler..."baixe um gerenciador"... ja deixei p la....Android coitado!!!

  • Mauricio Laureano
    2015-05-22T19:24:45

    quem tem android é sofredor, para uma coisa simples dessa tem que fazer todo esse processo

  • Daniela Fidelis
    2015-05-22T19:06:51

    Alguém me ajude... Perdi todas as minhas fotos do whats app por causa dessa orientação. Meu celular é android, já segui as orientações e minhas fotos não voltaram a ser exibidas.

  • Robson Mendes
    2015-05-22T11:06:13  

    Fiz o procedimento, depois apaguei o arquivo .nomedia mas não voltou a aparecer na galeria. Alguem me ajude?

    recentes

    populares

    • Robson Mendes
      2015-05-22T11:06:13  

      coloca senha na galeria que é mais fácil.

    recentes

    populares

    • Robson Mendes
      2015-05-22T11:06:13  

      configurações de onde? Telefone ou ES File?

  • Daniel Paolini
    2015-05-22T10:41:26  

    Italo, conseguiu resolver? o meu sumiu o arquivo .nomedia também e não estou conseguindo encontrar!

    recentes

    populares

    • Daniel Paolini
      2015-05-22T10:41:26  

      Sim, resolvi. Tem que ir no menu e lá embaixo clicar em ferramentas eu acho e depois exibir arquivos ocultos.

    recentes

    populares

    • Daniel Paolini
      2015-05-22T10:41:26  

      Minha pasta ficou oculta e agora, mesmo deletando o arquivo .nomedia, ela não reaparece

  • Allan Conceição
    2015-05-22T17:32:25

    As minhas ftos continua aparecendo :(

  • Paulo Pensador
    2015-05-22T17:26:39

    No iOS é mais fácil ir no WA - Ajustes - Ajustes de conversa e desativar a opção "Salvar mídia recebida".

  • André Callazzans
    2015-05-22T17:13:08

    Vale lembrar que esse procedimento se aplica a qulquer tipo de midia, contido em qualquer pasta.

  • Albari Junior
    2015-05-22T16:39:22

    Ensinando isso AGORA????, Já use este recurso a mais de uma ano no iOS......

  • Lunay Watson
    2015-05-22T15:48:27  

    Não é mais fácil ver e apagar a foto?

    recentes

    populares

    • Lunay Watson
      2015-05-22T15:48:27  

      Claro que não é mais fácil. A maioria das fotos de mensagens do whatsapp são de bobegens, brincadeiras, lotando a memória com fotos no mais das vezes inúteis. Uso o IOS e já o configurei para não salvar fotos e vídeos do whatsapp há muito tempo! Quando algo interessa eu salvo.

  • Silvano Cavalcanti
    2015-05-22T16:29:57

    Para reexibir vc tem q excluir o arquivo e depois em Configuração do Celular - Aplicações - Gerenciador de Aplicações - Todos - Armazenamento de Midia. Apagar os dados e reiniciar o Celular.

  • Silvano Cavalcanti
    2015-05-22T16:27:10

    Para visualisar o arquivo .nomedia vc tem que ir em conf do Es File - conf. de exibição - exibir ficheiros ocultos.

  • André Silva
    2015-05-22T16:11:13

    Eu não estou mais conseguindo fazer que as imagens volte a aparecer, pois ja exclui o arquivo .nomedia, e minhas imagens não estão mais aparecendo!

  • Danilo Santos
    2015-05-22T15:48:32

    Minhas fotos continuaram sendo mostrada. Android (Sony Z3)

  • Arthur Oliveira
    2015-05-22T11:53:52

    Quando tento criar o arquivo da erro, falha nesta operação, crie um arquivo com outro nome. Alguém sabe o que fazer?

  • Mauricio Filho
    2015-05-22T11:05:02

    Muito bom. As fotos que apareciam na galeria Whatsapp sumiram.

  • Everson Oliveira
    2015-05-22T09:01:06

    zapzap anos luz a frente do whatsapp... mais eficiente e com um unico toque sobre a opção "salvar na galeria"