Notebook

19/06/2015 06h00 - Atualizado em 19/06/2015 06h00

Aprenda a transformar o notebook em segunda tela do PC via Wi-Fi

Dário Coutinho
por
Para o TechTudo

Para quem trabalha no computador, é comum precisar de uma segunda tela para gerenciar melhor as informações e não precisar ficar minimizando e redimensionando janelas toda hora. Porém, é bastante comum ter um notebook sobrando e não um monitor. O tutorial a seguir ensina a transformar o notebook em segundo monitor do PC com todas as funcionalidades previstas. A dica funciona apenas para computadores com Windows.

Aprenda como fazer um Oculus Rift caseiro; siga as dicas

Veja como usar o notebook como segundo monitor do seu PC  (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)Veja como usar o notebook como segundo monitor do seu PC (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

Para esse tutorial, iremos utilizar o programa Spacedesk, que permite espelhar e criar uma segunda tela de um PC em um notebook através da rede Wi-Fi. Ou seja, ambos os computadores precisam estar “logados” na mesma rede Wi-Fi.

Passo 1. O primeiro passo é baixar o Spacedesk. Na realidade, são dois programas, o Spacedesk Server e o Spacedesk Personal View. Um ficará no computador (servidor/server) e o outro (cliente/client) no notebook. Acesse a área de download do site do Spacedesk, e baixe os dois programas conforme a arquitetura do seu sistema operacional (32 ou 64 bits).

Fique atento a ordem de instalação. Servidor no PC e Cliente no notebook (Foto: TechTudo/Dario)Fique atento a ordem de instalação. Servidor no PC e Cliente no notebook (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Passo 2. O próximo passo é instalar os programas. Fique atento para instalar o “server” no computador e o “client” no notebook. Não há mistérios, apenas clique em “next” para prosseguir. No computador, que será o servidor, haverá apenas uma tela a mais, a que instala um monitor virtual. Clique em “Instalar”.

O programa servidor irá instalar um monitor virtual. Aceite a instalação (Foto: TechTudo/Dario)O programa servidor irá instalar um monitor "virtual". Aceite a instalação (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Passo 3. Concluída a instalação, é necessário reiniciar ambos os computadores. O servidor, já estará pronto. Então tudo que o usuário precisa fazer é iniciar o programa Cliente no notebook. Ele estará na área de trabalho com o nome de “spacedesk Personal View”.

Porque um computador não funciona em 64bits? Tire essa e outras dúvidas no Fórum do TechTudo.

No notebook, inicie o programa spacedesk Personal View (Foto: TechTudo/Dario)No notebook, inicie o programa "spacedesk Personal View" (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Passo 4. Ao iniciar o programa cliente, será aberta uma tela onde o usuário deve clicar em “File” e em seguida “Connect”. Ao acessar a janela de conexão, será possível ver o nome do computador onde está instalador o servidor. Basta clicar em “Ok connect!.

O programa spacedesk Personal View irá encontrar o servidor facilmente (Foto: TechTudo/Dario)O programa "spacedesk Personal View" irá encontrar o servidor facilmente (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Passo 5. Ao fazer isso, o notebook irá começar a espelhar a tela do computador. Caso não deseje que ele espelhe a tela, mas sim, expanda a área de trabalho, é preciso configurar o monitor no computador (servidor).

Ao conectar irão aparecer dois monitores na opção Resolução de Tela em Vídeo (Foto: TechTudo/Dario)Ao conectar irão aparecer dois monitores na opção "Resolução de Tela" em "Vídeo" (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

Passo 6. No Painel de Controle, é possível escolher a função do novo “monitor”. Você pode escolher entre duplicar a tela ou estender a área de trabalho.

Passo 7. Por fim, no programa “spacedesk Personal View”, o usuário pode definir opções de configuração na opção “Settings”. Como toda a imagem gerada passa pela rede Wi-Fi, você pode configurá-lo para diminuir a qualidade do vídeo, deixando assim, as imagens mais fluídas.

Observação:

O Spacedesk ainda está em beta e por isso não oferece nenhum tipo de criptografia. Evite usar o programa em redes Wi-Fi públicas ou no trabalho.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Carlos Oliveira
    2015-06-19T22:01:42  

    Muito trabalhoso, mais fácil ligar o monitor no notebook diretamente.

    recentes

    populares

    • Carlos Oliveira
      2015-06-19T22:01:42  

      Não viaja, a ideia é ligar o PC no note, para assistir no note, então não é ligar o a tela do PC no note e sim usar a tela do note no PC (ficou confuso mas é isso aí) hehe

    recentes

    populares

    • Carlos Oliveira
      2015-06-19T22:01:42  

      E como você mexeria em um desktop sem monitor com apenas a tela do notebook, ou mexer no notebook com a tela ruim no monitor do desktop? Vai ficar trocando de cabo? Isso substitui o periférico switch, seu animal.

  • Daniel Rocha
    2018-03-11T09:47:08  

    PERGUNTA 1.TENHO UM NOTEBOOK, COMPREI UMA SEGUNDA TELA QUE CONECTA DVI E HDMI. EXISTE ALGUM GADGET PARA CONECTAR POR SINAL BLUETOTH OU ALGO PARECIDO?(SEM FIO). ACHO QUE AS EMPRESAS DE HARDWARE ESTÃO MUITO ATRASADAS NESSE SENTIDO. PERGUNTA 2. TENHO UM FONE SEM FIO QUE CONECTA AO ANDROID POR BLUETOTH, MAS NO CASO DO WIN10(ULTIMA ATUALIZAÇÃO) NÃO HÁ COMO CONECTAR, NEM SEQUER EXISTE O CAPTADOR DE SINAL BLUETOTH PARA COMPRAR(VERSÃO COMPATÍVEL COM WIN10). EXISTE ALGUMA FORMA DE CONECTAR GADGETS SEM FIO AO WIN10. COMO ACONTECE COM TECLADO E IMPRESSORA? MEU FONE FUNCIONA APENAS NO BLUETOTH

    recentes

    populares

    • Daniel Rocha
      2018-03-11T09:47:08  

      Por acaso o seu computador ou notebook tem conexão bluetooth? Tem que ter... O meu notebook tem, eu ouço as músicas do cel nele, assim como escuto as músicas do notebook no fone bluetooth.

  • Gabriel Henrique
    2018-01-16T23:59:29

    Deu super certo, e olha que eu usei o notebook de server, e outro notebook de segunda tela, e olha que eu estou em 2018 e ainda da super certo, basta seguir todos os passos bem explicados e chegar ao resultado perfeito, mas como eu estou com outro notebook de server então nao fica muito bem a segunda tela com relação a velocidade de resposta, mas basta colocar a qualidade baixa que pega perfeito, recomendo com certeza e agora estou muito feliz

  • Junior Cavicchioli
    2017-10-19T20:08:22

    Não tem como por cabo de rede?

  • Marcus Rodrigues
    2017-08-17T18:17:03

    Fica escaneando direto

  • Matheus Nicolay
    2016-06-02T18:27:42

    Muito boa, vlw...