Internet

18/06/2015 10h33 - Atualizado em 18/06/2015 10h33

Como adicionar verificação em duas etapas no LastPass

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O serviço de armazenamento de senhas LastPass já sofreu ataques, forçando seus usuários a alterarem suas senhas. Embora a companhia assegure que a forte criptografia do serviço não foi afetada, é importante adicionar mais uma camada de proteção à suas contas. Veja como ativar a verificação em duas etapas.

Brasil lidera em vítimas do ‘vírus do roteador’ que muda endereço de sites

LastPass, serviço que guarda suas senhas online, foi atacado por hackers (Foto: Divulgação) (Foto: LastPass, serviço que guarda suas senhas online, foi atacado por hackers (Foto: Divulgação))Saiba como garantir a segurança de suas senhas com a verificação em duas etapas (Foto: Divulgação/LastPass)


Passo 1. Acesse o LastPass por meio de um navegador e faça login com a sua senha máster;

Faça login na sua conta do LastPass na web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Faça login na sua conta do LastPass na web (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Na lateral da página, clique em “Definições da conta”;

Acesse as configurações da conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as configurações da conta (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Acesse a aba “Multifactor options”;

Vá até a aba de login em múltiplas etapas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Vá até a aba de login em múltiplas etapas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Para usuários gratuitos, há quatro serviços de verificação em duas etapas disponíveis: Google Authenticator, Toopher, Duo Security, Transakt e Grid. Neste tutorial, utilizaremos a solução do Google e, para isso, basta clicar no ícone de lápis à direita;

Selecione o Google Authenticator ou outro de sua preferência (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione o Google Authenticator ou outro de sua preferência (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Clique em “Ver” ao lado de “Barcode” e insira a sua senha máster para prosseguir. Você verá um código QR na tela. Deixe-o e lá e avance para o próximo passo;

Clique para ver o seu código QR pessoal e sincronizar com o celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique para ver o seu código QR pessoal e sincronizar com o celular (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Baixe e instale o app do Google Authenticator para seu smartphone;

Passo 7. Abra o app, acesse o menu “Configurar Conta” e toque em “Ler um código de barras”. Ao abrir a câmera do celular e aponte-o para o código obtido no Passo 5 para obter o gerador de códigos do LastPass no Authenticator;

Sincronize o Authenticator com o LastPass para poder gerar códigos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Sincronize o Authenticator com o LastPass para poder gerar códigos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 8. De volta ao LastPass na web, selecione “Sim” na opção “Ativado” e confirme sua escolha inserindo uma última vez a sua senha máster;

Ative a verificação em duas etapas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative a verificação em duas etapas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 9. Clique em “Atualização” e insira pela primeira vez um código do Authenticator para finalizar.

Insira o código do Authenticator para finalizar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Insira o código do Authenticator para finalizar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

A partir daí o seu cofre do LastPass só poderá ser aberto usando o seu login com senha e código do Authenticator juntos.

Para facilitar, é possível gravar o seu computador pessoal como confiável no primeiro acesso com verificação em duas etapas, de modo que esse recurso só entre em ação quando sua conta for logada em uma máquina desconhecida.

Qual é o melhor antivírus grátis? Veja no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodrigo Quirino
    2015-09-29T07:41:46

    gente no passo 9 recebo a mensagem de erro: Google Authenticator authentication failed! Tip: Codes are time-dependent. Make sure your mobile device is set to the correct local time. If authentication still fails, please try re-scanning your Google Authenticator barcode. Ja reescaniei varias e varias vezes o bar-code mas continua dando esse mensagem de erro quando eu digito o código gerado pelo google authenticator O que eu faço?