Internet

22/06/2015 08h00 - Atualizado em 22/06/2015 08h00

Como baixar a Google Play Store e apps de um celular Android no PC

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Não é preciso ter um dispositivo Android para usar e experimentar os apps desenvolvidos para o sistema operacional móvel. Há vários programas que conseguem baixar e simular a Google Play Store no PC, permitindo executar os aplicativos direto no desktop. Confira a lista com cinco opções para Windows, Mac e Linux que cumprem esse papel e rode seus apps Android favoritos no computador.

Como instalar o Andy, emulador do Android para PC

BlueStacks Cover (Foto: Bluestacks)Já pensou em rodar o Android no seu computador? Há outros programas além do BlueStacks (Foto: Bluestacks)


Raccoon

O Raccoon permite fazer download de pacotes em APK de apps presentes na Google Play Store. Ele não emula a interface do Android, sendo apropriado para quem quer baixar aplicativos, e é preciso entrar com login do Gmail para usar o programa, que é gratuito e está disponível para Windows, Mac e Linux.

Racoon permite baixar APKs do Android no Windows, Mac e Linux (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Raccoon permite baixar APKs do Android no Windows, Mac e Linux (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

Bluestacks

Com versões para Windows e Mac, o Bluestacks é um famoso software gratuito que permite simular a Google Play Store e executar aplicações Android no PC. Na primeira inicialização, o programa faz perguntas para configuração do ambiente de trabalho. Nesta etapa o usuário define idioma e dispositivos Android conectados ao computador, além de informar a conta Google.

O ambiente de trabalho apresenta visual bastante parecido com o da Google Play Store, organizando os apps por categorias como jogos, escolha do editor e mais baixados. Também há recomendações com base no histórico de aplicativos e o campo de busca por nome, igual ao original.

Bluestacks instala a Google Play Store no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Bluestacks instala a Google Play Store no PC (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Andy

O Andy é um emulador Android completo. Ele não apenas acessa a Google Play Store como permite controlar todas as funções do dispositivo móvel, funcionando como uma Virtual Machine.

Apesar disso, a instalação é simples e o programa configura tudo automaticamente. Quando o processo tiver sido concluído, basta inserir uma conta Google para começar a usar o tablet virtual. O software é gratuito e voltado para usuários Windows.

Andy simula o ambiente Android e permite baixar apps para o PC (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)Andy simula o ambiente Android e permite baixar apps para o PC (Foto: Reprodução/Dario Coutinho)

YouWave

O YouWave também consegue simular a interface Android, embora o programa apresente uma aparência própria. Ele é feito para Windows e só pode ser usado gratuitamente por 10 dias. Após o período de teste é preciso adquirir a licença, que custa US$ 19,99 (cerca de R$ 60 pela cotação atual).

Entre os recursos que se destacam estão a capacidade de salvar apps em cartão SD e a rotação por sensor, tal como no telefone. O YouWave também permite executar jogos em multi-player, sendo uma ótima opção para gamers.

YouWave permite executar apps Android no Windows (Foto: Divulgação)YouWave permite executar apps Android no Windows (Foto: Divulgação)

Genymotion

O Genymotion também desempenha a função de máquina virtual. O software tem versões gratuita e paga, ambas disponíveis para Mac, Windows e Linux. Além do download e execução de apps da Play Store, o arquivo de licença grátis permite usar a câmera e GPS no dispositivo virtual.

Já quem compra a versão completa pode fazer ligações, enviar SMS e usar recursos como acelerômetro, entre outros. Ele requer a instalação prévia do Oracle Virtual Machine para funcionar corretamente.

Genymotion simula o Android em Mac, Windows e Linux (Foto: Divulgação)Genymotion simula o Android em Mac, Windows e Linux (Foto: Divulgação)

Qual é o melhor antivírus grátis? Veja no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares