Sistemas Operacionais

17/06/2015 11h00 - Atualizado em 07/06/2017 13h12

Como deixar o Windows 10 mais rápido em computadores antigos

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O Windows 10 possui uma série de efeitos visuais e recursos desnecessários que podem deixar o sistema lento, principalmente em computadores antigos. Entre eles, estão os efeitos visuais, como sombras e transparências, a execução de tarefas em segundo plano e apps que são carregados automaticamente na inicialização do sistema.

Confira, no tutorial abaixo, um compilado de dicas sobre como desativar algumas funções do sistema da Microsoft para para otimizar o desempenho do seu computador e deixá-lo mais rápido.

Como o feedback e críticas dos usuários influenciam no Windows 10

Windows 10 novo  (Foto: Divulgação/Microsoft )Windows 10 novo (Foto: Divulgação/Microsoft )






Desative os efeitos visuais 

Passo 1. Clique com o botão direito do mouse no canto inferior esquerdo da tela e, no menu que aparece, clique em “Sistema”;

Acesse as configurações do sistema  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse as configurações do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Na lateral esquerda da janela, clique em “Configurações avançadas do sistema”;

Abra as configurações avançadas  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra as configurações avançadas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Na guia “Avançado”, clique em “Configurações...” dentro do quadro “Desempenho” – o primeiro botão;

Acesse as configurações de desempenho  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse as configurações de desempenho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Marque a opção "Personalizar" e desative os efeitos desejados. Por fim, clique em "OK" para salvar as alterações;

Otimizando sistema para melhor desempenho  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Otimizando sistema para melhor desempenho (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Desative os programas na inicialização

Passo 5. Clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio da barra de tarefas e, no menu de contexto, clique em "Gerenciador de Tarefas";

Abra o gerenciador de tarefas  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Abra o gerenciador de tarefas (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Agora, na aba "Inicializar", verifique quais aplicativos estão iniciando junto com o Windows. Se você identificar alguma coisa que não precisa ou programas que não conhece, clique sobre ele e, por fim, clique em "Desabilitar", no canto inferior direito da janela;

Desativando programas na inicialização (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Desativando programas na inicialização (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Desative a execução de tarefas em segundo plano

Passo 7. Acesse as configurações do Windows 10 e clique em "Privacidade";

Acesse as configurações de privacidade  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse as configurações de privacidade (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 8. Na lateral esquerda da janela, deslize a lista até o fim e clique em "Aplicativos em segundo plano". Por fim, à direita, desative a opção "Permitir a execução de aplicativos em segundo plano";

Desativando apps em segundo plano (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Desativando apps em segundo plano (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Desfragmente o HD

Passo 9. Programas e arquivos fragmentados deixam o seu computador lento. Para resolver esse problema, você pode usar o desfragmentador de disco nativo do Windows 10 e otimizar o HD do seu computador

Desfragmente o HD do computador  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Desfragmente o HD do computador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Limpe o Cache

Passo 10. O Windows 10 gera arquivos temporários que, além de ocupar espaço desnecessário no HD, pode atrapalhar o desempenho do PC. Confira como usar um recurso nativo do sistema para apagar o cache.

Limpe o cache do Windows  (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Limpe o cache do Windows (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com essas dicas, você poderá melhorar o desempenho do seu computador com Windows 10 sem precisar gastar um centavo em upgrades de hardware.

Qual o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rodolfo Brandão
    2018-12-10T23:41:27

    deu certo pra mim obrigado

  • Guilherme O
    2015-10-28T16:59:56  

    Windows 10 tirou o tema clássico, só isso que não curti.

    recentes

    populares

    • Guilherme O
      2015-10-28T16:59:56  

      Sim, ficou uma bosta sem essa opção

    recentes

    populares

    • Guilherme O
      2015-10-28T16:59:56  

      Também acho, tá parecendo o windows 98, aff...