Acessórios

27/06/2015 07h00 - Atualizado em 03/02/2016 17h37

Como fazer o carregador do celular durar mais; sete dicas

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Os usuários podem conservar seus cabos e carregadores do celular para durar alguns anos. Mas para isso, é necessário manter cuidados básicos no dia a dia para que ele não apresente um defeito, prejudicando o carregamento do smart. Para ajudar, confira a lista com sete dicas de como prolongar a duração do seu carregador, sem precisar se preocupar.

Brasil x Paraguai: quartas de final da Copa América é celebrada em Doodle

Iphone Cabo ruim (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)Alguma dicas podem ajudar a preservar o seu carregador (Foto: Tainah Tavares/TechTudo)

1) Mantenha o carregador longe de líquidos e resíduos

É fundamental prestar atenção para não molhar o carregador, mesmo com respingos de água. Então, fique atento na hora de deixar ele em cima da mesa ou perto de janelas. Isso porque os carregadores também são equipados com componentes internos que queimam e estragam com a umidade.

Mantenha o carregador longe de líquidos e resíduos  (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Mantenha o carregador longe de líquidos e resíduos (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

O mesmo vale para quem leva tudo na bolsa para a praia e piscina. Evite deixar que qualquer resíduo, como areia, entre em contato com o acessório, e também fique atento para não pegar o carregador com a mão molhada. Este é um cuidado que acaba passando despercebido no dia a dia, mas que faz toda a diferença ao longo do tempo.

2) Não enrolar o fio do carregador

Muitos problemas com os carregadores acontecem porque o usuário enrola o fio ou deixa o acessório jogado na bolsa, sem qualquer proteção. Uma dica é usar uma caixa de óculos vazia ou bolsinha de tecido para guardar e levar para onde quiser, sem se preocupar. E é fundamental entortar os cabos, porque isso pode quebrar o fio por dentro, fazendo seu carregador parar de funcionar.

Transporte o carregador em uma bolsinha ou caixa de óculos  (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Transporte o carregador em uma bolsinha ou caixa de óculos (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

3) Protegendo o cabo

Sabe aquela parte do cabo, perto da ponta, que sempre descasca ou quebra no carregador? Tem uma forma caseira de proteger o fio, sem gastar fortunas. Para isso, pegue uma caneta antiga, com ponta retrátil, abra e recolha o arame presente na ponta. Em seguida, enrole com cuidado desde a base até cerca de dois centímetros no cabo. Se necessário apare as pontas com um alicate.

Usar carregador de outra marca estraga o celular? Comente no Fórum do TechTudo.

Dica para proteger a base do cabo do carregador  (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Dica para proteger a base do cabo do carregador (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

4) Não deixar cair

Muitos usuários se preocupam com o smartphone e acabam esquecendo de manter o carregador a salvo. É fundamental não deixar ele cair no chão, principalmente quando o cabo estiver plugado no adaptador para tomada. Com a queda, alguns componentes podem se soltar ou quebrar, prejudicando o funcionamento.

Não deixe o carregador cair para não quebrar  (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Não deixe o carregador cair para não quebrar (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

5) Não desplugar toda hora

Com o tempo, plugar e desplugar o carregador com frequência do adaptador para tomada ou PCs pode deixar a entrada USB mais frouxa ou com mal contato. Então o ideal é evitar essa ação, mantendo um cabo secundário para conectar o smart no computador ou notebook. Assim, você mantém o carregador conservado para não ter surpresas quando mais precisar, em uma viagem, por exemplo.

Evite ficar desplugando o carregador do adaptador de tomada  (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Evite ficar desplugando o carregador do adaptador de tomada (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

6) Observar se a entrada está correta

Muitos carregadores de smartphones atuais apresentam uma das pontas para plugar no celular e outra para a conexão de dados com o computador ou adaptador de tomada. Assim, é importante prestar atenção se você está tentando plugar o cabo na entrada correta.

Confira a entrada do computador do celular para não estragar o cabo  (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Confira a entrada do computador do celular para não estragar o cabo (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Por vezes, as entradas HDMI e USB podem aparecer próximas nas máquinas, e o usuário pode sem querer forçar uma entrada, prejudicando o cabo. O mesmo vale para os smarts que têm plugue micro USB e micro HDMI.

7) Não esticar o cabo

Por dentro do cabo do carregador, estão fios que permitem as conexões de energia e dados. Por isso, quando o usuário estica demais esse acessório, em desses fios pode não aguentar a tensão e se romper por dentro. Então, assim como é importante não dobrar o cabo, a mesma atenção deve ser dada para a ação de esticá-lo.

Não estique o cabo para não arrebentar pode dentro  (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)Não estique o cabo para não arrebentar pode dentro (Foto: Barbara Mannara/TechTudo)

Então evite plugar em tomadas e deixar o cabo estirado até a altura da mesa, por exemplo. Mantenha o cabo confortavelmente frouxo durante o carregamento e conserve o acessório.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • S7crib
    2015-06-27T20:39:11  

    Faltou dizer para não cortar o cabo com tesoura, martelar, se enforcar nele, realmente muito úteis as dicas, parabéns a toda a equipe que conseguiu essa proeza.

    recentes

    populares

    • S7crib
      2015-06-27T20:39:11  

      Bem dessa não ajuda muito. Eu cheguei a conclusão que esses cabos microUSB são descartáveis mesmo. Com o tempo aqueles dentinhos do conector entortam pra dentro e ele não firma mais, ficam dando mal contato. Já comprei dos baratos, dos caros, dos finos, dos grossos, dos blindados com aqueles pesinhos nas pontas que diz que é pra não dar interferência, não duram nada do mesmo jeito.

  • Samuel Dias
    2015-06-27T13:08:49  

    Mas por que no item 2 diz que é fundamental entortar os cabos, porque isso pode quebrar o fio por dentro, fazendo seu carregador parar de funcionar? Essa matéria não é pra aprendermos a manusear com cuidado os acessórios? Quanta contradição!!!

    recentes

    populares

    • Samuel Dias
      2015-06-27T13:08:49  

      Alguém sabe ai se tem problema deixar o carregador na tomada sozinho , sem o IPhone?

    recentes

    populares

    • Samuel Dias
      2015-06-27T13:08:49  

      Jaime é o seguinte, pelo que eu saiba problema em si não sei se tem, mas estará consumindo energia mesmo sem o aparelho conectado!!!

  • Ludmila Bridgeston
    2015-06-27T11:54:19  

    .Tem código de 20% no shoptime, americanas e submarino, corre que é limitado ! \o/\o/\o/ Digite no Google:* cupom desconto agregador de ofer tas

    recentes

    populares

    • Ludmila Bridgeston
      2015-06-27T11:54:19  

      olha outro !

    recentes

    populares

    • Ludmila Bridgeston
      2015-06-27T11:54:19  

      qual ?

  • Napo Elias
    2015-06-28T00:00:05

    kkkkkkkkkkkk, falta do q fazer é soda ,kkkkkkkkkkkkkk

  • Elias
    2015-06-27T20:09:14

    Que dicas idiotas. Só faltou falar para não guardar o carregador dentro d'água e nem colocar fogo para maior duração.

  • Paolo Santos
    2015-06-27T16:52:00

    OFF- Tenho um produto da apple

  • Valdir Santos
    2015-06-27T14:04:06

    Tenho uma dica melhor...Se deixar o carregador guardado sem usar, ele dura a vida toda hehe!!

  • Raul Ribeiro
    2015-06-27T12:03:00

    'Não deixe cair' 'Não quebre e ele não ficara quebrado', Dicas sensacionais, sem elas estaríamos realmente perdidos!