Computadores

28/06/2015 06h00 - Atualizado em 28/06/2015 06h00

Como formatar um notebook da Lenovo? Aprenda passo a passo

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Seja para eliminar vírus ou simplesmente ter de volta o desempenho de fábrica, é sempre bom formatar um PC com Windows periodicamente. Considerando que você já tenha um backup de todos os seus arquivos – ou ao menos os mais importantes – realizar a tarefa é muito simples em um computador com Windows 8.1, seja ele Lenovo, Dell, Samsung, Acer ou qualquer outra marca. Veja como fazer.

Notebooks Asus, Acer ou Lenovo: vale a pena comprar?

Com mídia de instalação

Primeiro, você deve decidir que tipo de formatação deseja fazer: com ou sem mídia de instalação. Caso opte pela segunda alternativa, tenha em conta que é preciso obter o Windows em um DVD, o que geralmente acompanha o computador, ou em um pendrive bootável antes de prosseguir.

Sem mídia de instalação

Se você não tem ou não quer instalar o Windows de novo, há duas formas de formatar seu computador. Para os dois casos, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Acesse a barra lateral do Windows e vá até as Configurações;

Abra as configurações do Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra as configurações do Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Clique em “Alterar as configurações do computador”;

Acesse as configurações da máquina (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as configurações da máquina (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Abra o menu “Atualização e recuperação”;

Vá até Atualização e Recuperação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Vá até Atualização e Recuperação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Mantendo seus arquivos intactos

Se o computador não está funcionando bem e não há nenhum backup dos seus arquivos, escolha a primeira opção de formatação, clicando em “Introdução” abaixo de “Atualize seu computador sem afetar arquivos”. Em seguida, basta seguir as instruções na tela para que o sistema seja limpo de programas e outros itens que podem estar causando lentidão. Só suas fotos e vídeos serão preservados.

Clique para limpar o PC preservando seus arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique para limpar o PC preservando seus arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Em algumas situações, a opção de atualização do Windows não opera com o sistema em funcionamento, o que o obriga a seguir até as configurações avançadas de recuperação, no último item.

Reinicie o PC para acessar as configurações avançadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Reinicie o PC para acessar as configurações avançadas (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Após um reset automático na máquina, acesse o painel de configurações avançadas e clique em “Solução de problemas”;

Acesse a solução de problemas do Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse a solução de problemas do Windows (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Em seguida, selecione “Atualizar computador” para forçar a limpeza do sistema, preservando seus dados.

Atualize para manter os seus arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Atualize para manter os seus arquivos (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Voltando às configurações de fábrica

A segunda opção, intitulada “Remover tudo e reinstalar o Windows”, permite tornar o seu computador como novo, voltando às configurações de fábrica. Nesse caso, todos os arquivos armazenados serão excluídos, portanto, só escolha esta opção de você tiver um backup seguro dos seus dados, ou esteja disposto a perde-los em troca de uma instalação limpa do sistema operacional.

Qual é a melhor marca de notebook do mercado? Comente no Fórum do TechTudo.

Essa opção reinstala o sistema por completo, se livrando dos seus dados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Essa opção reinstala o sistema por completo, se livrando dos seus dados (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Da mesma forma que a opção anterior, é possível que o procedimento só possa ser realizado dentro das configurações avançadas. Para isso, acesse a central de solução de problemas após o reset e escolha “Restaurar o PC”.

A restauração elimina tudo, inclusive fotos e vídeos, mas é mais segura (Foto: Reprodução/Paulo Alves)A restauração elimina tudo, inclusive fotos e vídeos, mas é mais segura (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Usando imagem local

Uma alternativa para a formatação de um computador com Windows 8.1 é se você tiver feito um backup local da imagem do sistema, geralmente oferecido por um software do fabricante, como Lenovo ou Dell. Essa é uma das maneiras mais drásticas de se formatar um PC, pois apaga todos os seus dados, mas, em compensação, elimina qualquer presença de vírus.

Para proceder, você deve acessar o painel de configurações avançadas e selecionar “Opções avançadas”;

Abra mais opções (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra mais opções (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Por fim, clique em “Recuperação da Imagem do Sistema” para que o assistente do Windows faça uma busca na partição de recuperação do seu computador.

Clique para reinstalar o Windows usando a partição de recuperação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Clique para reinstalar o Windows usando a partição de recuperação (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares