Internet

16/06/2015 16h00 - Atualizado em 16/06/2015 16h00

Como gerenciar e-mails, calendário e agenda no Linux com Thunderbird

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Thunderbird é uma ferramenta excelente para gerenciar e-mails, calendários e agendas, dispensando o uso de outros programas. Seus recursos, podem ser utilizados no Linux para acessar e-mails de servidores como Hotmail, Gmail e Yahoo. O programa ainda conta com ferramentas de segurança, assinatura digital e mais. Saiba como usá-lo no Linux. 

Como exportar e importar mensagens no Thunderbird

Saiba como usar o Thunderbird para gerenciar e-mails no Linux (Foto: Reprodução/Thunderbird)Saiba como usar o Thunderbird para gerenciar e-mails no Linux (Foto: Reprodução/Thunderbird)


Gerenciando e-mail no Thunderbird

Passo 1. Para gerenciar e-mails, o Thunderbird faz tudo sozinho, deixando para o usuário apenas a função de configurar o recurso. No primeiro uso, a assistente de contas será aberta. Selecione "Ignorar e usar meu e-mail existente", para iniciar o cadastro de suas informações;

Thunderbird e o assistente de configuração de contas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Thunderbird e o assistente de configuração de contas (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Caso você não tenha criado sua conta usando o assistente de configuração de contas, basta clicar em “Mensagens”, logo abaixo de “Create a new account”, na tela principal do programa. Siga as instruções do assistente, respondendo as suas perguntas e em pouco tempo, sua conta estará configurada.

Chamando o assistente de configuração de contas do Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Chamando o assistente de configuração de contas do Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Com a conta criada, basta selecioná-la no quadro esquerdo da tela para acessar suas principais funções. Assim, o usuário poderá configurar novas contas, pesquisar mensagens em qualquer local do programa, criar filtros, gerenciar inscrições de pastas e até configurar o modo offline. 

Acessando as principais opções da conta de e-mail no Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as principais opções da conta de e-mail no Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Se precisar de algo mais simples, use o menu que aparece no painel do ambiente, claro, se este último suportar o recurso.

Acessando as opções do Thunderbird no menu do painel (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as opções do Thunderbird no menu do painel (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Calendário e Agenda no Thunderbird

Algo que faz falta no Thunderbird é uma agenda eletrônica, com calendário para que você possa marcar os seus compromissos. Para conseguir essa funcionalidade, é preciso adicionar uma extensão chamada Lightning.

Passo 1. Clique no menu “Ferramentas” e depois em “Complementos”;

Acessando a tela de complementos do Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a tela de complementos do Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. No campo de busca procure por Lightning e instale a opção "Lightning 3.3.3", como indicado na imagem;

Pesquisando e instalando complementos no Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Pesquisando e instalando complementos no Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Aguarde enquanto o Thunderbird baixa e instala o complemento. No final do processo, clique no link “Reiniciar agora”;

Reiniciando o Thunderbird para efetivar a instalação do complemento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Reiniciando o Thunderbird para efetivar a instalação do complemento (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. Ao iniciar o programa, você verá uma nova área no lado direito, que mostra informações de agenda e calendário. Para acessar e gerenciar seus compromissos, clique duas vezes no topo desse quadro;

Acessando a nova área de calendário e agenda no Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a nova área de calendário e agenda no Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 5. Será exibida uma nova guia e nela você poderá ver todos os seus compromissos e tarefas. Para adicionar dados, você deve usar os ícones “Evento” e “Tarefa”. Cadastre o que precisa e as informações serão exibidas no painel lateral na tela principal do Thunderbird.

Gerenciando calendário e agenda no Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Gerenciando calendário e agenda no Thunderbird (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Com esse complemento e as funções nativas do Thunderbird, você poderá gerenciar seus e-mails, calendário e agenda no Linux tranquilamente, e o melhor, sem ter que ficar pulando entre vários programas.

Tem vírus no Linux? Comente no Fórum do TechTudo.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares