Sistemas Operacionais

19/06/2015 07h30 - Atualizado em 19/06/2015 07h30

Perdeu o celular? Veja tudo o que você precisa fazer

Gabriella Fiszman
por
Para o TechTudo

Perder o celular ou ser roubado dá muita dor de cabeça. Além do prejuízo financeiro, existe uma série de atitudes que devem ser tomadas para garantir sua privacidade. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista de tarefas para te ajudar em nesses casos.

LogDog: aplicativo proteje suas contas de acessos indevidos no celular

smartphone-na-mao (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Veja 5 atitudes muito importantes, caso seu celular seja perdido ou roubado (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


1. Rastrear o aparelho móvel 

Uma saída para quem perdeu o celular e não consegue se lembrar onde deixou é rastreá-lo. Mas essa medida também pode servir para inibir roubos. Apple, Google e Microsoft contam com recursos próprios e eficientes para isso.  Aprenda a rastrear no iOS, no Android e no Windows Phone.

2. Comunique sua operadora 

Para evitar que outras pessoas acessem seus dados pessoais, uma boa dica é ligar para a operadora assim que perder o celular e comunicar o ocorrido. Peça para que eles bloqueiem seu chip, o que ajudará a preservar sua privacidade. O bloqueio também vai fazer com que outras pessoas não consigam acessar seu WhatsApp e ler seu histórico de mensagens – que fica armazenado no aparelho.

3. Bloqueie o IMEI do aparelho

O IMEI, código de identificação dos celulares, é uma espécie de "impressão digital" única, que todo aparelho produzido no Brasil possui. Esse código pode ser bloqueado pelas operadoras, e isso impede que futuras pessoas utilizem o aparelho, porque ao bloquear o IMEI o celular fica completamente travado. Veja como descobrir o código IMEI do seu dispositivo móvel.

3. Bloqueie o WhatsApp remotamente

Para evitar que outras pessoas leiam suas conversas no WhatsApp, ou continuem conversando com seus contatos ou grupos, bloqueie o mensageiro remotamente. Após desativado você pode utilizar um novo chip com o mesmo número de telefone em outro aparelho e continuar usando a mesma "conta" sem dificuldade.

4. Faça logout das redes sociais 

O Facebook conta com uma ferramenta que permite desconectar à distância todos os acessos feitos com o seu login, fazer isso é bem simples, veja como proceder. Ao contrário do Facebook, o Twitter e outras redes sociais não permitem descobrir onde outras contas estão logadas e bloqueá-las remotamente. Porém, uma boa dica é mudar sua senha em todas os sites onde você estava logado.

5. É sempre bom fazer backup dos dados do aparelho 

Faça sempre um backup completo do seu aparelho. É a melhor forma de guardar as informações importantes, as fotos e músicas. Existem ótimos aplicativos que fazem o trabalho todo por você, como o SMS Backup. O aplicativo disponível para Android permite que usuários do sistema gravem cópias de todas as suas mensagens de texto em uma conta do Google na forma de calendário. Para iOS, há o iCloud e o iTunes.

Quem sempre usou iOS vai estranhar Android? Confira no Fórum TechTudo 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Fernando
    2018-04-19T14:28:43

    "3. Bloqueie o WhatsApp remotamente" - O cara levou o chip junto. ;-;