Downloads

01/07/2015 11h01 - Atualizado em 05/05/2016 20h14

Como abrir uma porta no roteador para o uTorrent usando um PC Windows

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Fazer download via torrent é geralmente mais rápido, pois é possível obter partes do arquivo de várias pessoas ao mesmo tempo. Porém, há alguns truques que permitem acelerar ainda mais a transferência de dados, inclusive de upload, por meio, por exemplo, de direcionamento de portas no seu roteador. Veja como abrir novas portas para o uTorrent e outros programas de troca de arquivos e dados.

Percebeu a mudança? Facebook muda logo da rede social sem fazer alarde

Saiba como abrir portas específicas para trocar arquivos mais rápido no uTorrent (Foto: Reprodução/uTorrent Blog)Saiba como abrir portas específicas para trocar arquivos mais rápido no uTorrent (Foto: Reprodução/uTorrent Blog)


Passo 1. Abra o Prompt de Comando e digite "ipconfig" (sem aspas). Anote o número que aparece ao lado de “Endereço IPv4”;

Anote seu IP local (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Anote seu IP local (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Abra o uTorrent ou outro programa de torrent desejado e abra as preferências;

 Acesse as preferências do uTorrent (Foto: Reprodução/Paulo Alves) Acesse as preferências do uTorrent (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Na seção “Conexão”, anote o número do campo “Porta usada para conexões de entrada”. Também garanta que a opção “Alternar porta a cada início” esteja desmarcada;

Obtenha o número da porta usada pelo uTorrent (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Obtenha o número da porta usada pelo uTorrent (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Acesse o Meu IP e anote os números que aparecem em destaque na tela. Esse é o seu número de IP externo;

Obtenha seu IP externo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Obtenha seu IP externo (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Abra seu navegador e digite o IP do seu roteador, mais comumente 192.168.1.1 ou 192.168.0.1 e faça login;

Passo 6. Encontre a opção “Port Forwarding”, cuja localização varia de modelo para modelo de roteador;

Acesse a opção Port Forwarding no seu roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse a opção Port Forwarding no seu roteador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Em Local IP, digite o número obtido no Passo 1. Em “Local Start Port”, “Local End Port”, “External Start Port” e “External End Port” insira o número da porta obtida no uTorrent.

Em “External IP”, coloque o número anotado no Passo 4. Em “Protocol”, selecione “Both”. Em “Description”, nomeie sua regra e, por fim, habilite a função.

Note que, em alguns casos, não haverá os campos de IP externo ou portas externas.

Preencha todos os campos de acordo com a imagem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Preencha todos os campos de acordo com a imagem (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Agora, o uTorrent irá direcionar o tráfego somente pela porta selecionada, que estará devidamente aberta pelo seu roteador. Como resultado, as velocidades de download e upload devem aumentar.

Por que não consigo baixar por torrent? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Chailon Silva
    2018-11-28T23:11:08  

    Aqui continua a mesma coisa, NET de 120 MB mas baixa só até 8 MB/s, se eu deixo mais de um torrent baixando, esses 8 MB se dividem, ou seja, não é problema de conexão ou seeds.

    recentes

    populares

    • Chailon Silva
      2018-11-28T23:11:08  

      Isso depende da placa de rede do seu computador. Todas elas tem uma velocidade de transmissão de dados máxima. Se a tua reconhece, por exemplo, no máximo 30 MB, não adianta contratar uma internet de 1 TB que ela só vai receber o máximo que ela suporta. Talvez seja melhor você comprar uma placa de rede melhor. Abraços!

  • Natan Carvalho
    2016-01-09T17:28:16  

    No passo 5, não está claro. Fazer login onde?

    recentes

    populares

    • Natan Carvalho
      2016-01-09T17:28:16  

      Natan, você deve fazer login no seu roteador assim que digitar o IP no navegador. O nome de usuário e a senha dependem do modelo do aparelho, mas costumam ser "admin" e "password", respectivamente. Vale fazer uma busca por "login senha + modelo do roteador" para ter certeza.

  • Alex Panceri
    2015-07-01T12:58:36  

    Primeiro tutorial realmente util. parabens aos envolvidos!!

    recentes

    populares

    • Alex Panceri
      2015-07-01T12:58:36  

      Kkkkkk