Internet

15/07/2015 11h00 - Atualizado em 15/07/2015 11h00

Como ativar o Java pelo Painel de Controle do computador

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

O Java é um importante componente dos principais sistemas operacionais de desktop, mas mesmo assim ele não está livre de alguns problemas básicos. Por exemplo, pode acontecer de seu sistema ter a tecnologia instalada, mas não conseguir executar programas feitos em Java. Para resolver isso, veja como ativar o Java pelo Painel de Controle do computador.

Como atualizar Java 7 para a nova versão 8

Descubra como ativar o Java pelo Painel de Controle do computador (Foto: Divulgação/Oracle)Descubra como ativar o Java pelo Painel de Controle do computador (Foto: Divulgação/Oracle)

Acessando as configurações do Java no Painel de Controle do Mac

Passo 1. Clique no ícone da maçã, no canto esquerdo da barra de menus. No menu que aparece, clique na opção “Preferências do Sistema…”. Se preferir, clique direto no ícone “Preferências do Sistema” na dock do OS X;

Acessando as “Preferências do Sistema” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando as “Preferências do Sistema” (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Em “Preferências do Sistema”, clique na opção “Java”.

Acessando a opção Java nas Preferências do Sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a opção "Java" nas Preferências do Sistema (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Acessando as configurações do Java no Painel de Controle do Windows

Passo 1. Clique no menu Iniciar (no Windows 8, use as teclas Win +X) e depois na opção “Painel de controle”;

Abrindo o Painel de Controle no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Abrindo o Painel de Controle no Windows (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na janela do painel de controle, clique na caixa de busca e digite "java". Quando aparecer o ícone do programa, clique nele.

Procurando e abrindo a opção Java (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Procurando e abrindo a opção "Java" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Ativando o Java pelo Painel de Controle do computador

Passo 1. Com a tela de configuração do Java aberta, clique na aba “Java”;

Acessando a aba Java (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Acessando a aba "Java" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Na aba “Java”, clique no botão “Exibir…”;

Clicando no botão Exibir (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Clicando no botão "Exibir" (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Serão exibidos todas as versões do Java instalados. Para ativar uma delas, marque a opção “Ativado” no item que deseja usar. Para ativar em todo o sistema, clique na aba “Sistema” e também marque a opção “Ativado” no item que deseja usar. Finalmente, clique no botão “OK” para confirmar as alterações.

Ativando o Java na janela de definições do Java Runtime (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Ativando o Java na janela de definições do Java Runtime (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto! Agora o Java está ativado e você não precisa mais se preocupar com programas que usam essa tecnologia, basta usá-los.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Evandro Gomes
    2016-05-31T04:48:39

    Srs., bom dia. Estou tentando fazer download de um aplicativo e, depois de ter atualizado a versão do Java no meu computador para a versão 8, o download está bloqueado pelas regras de segurança do Java. No site do Java há uma orientação para a inclusão da URL do site de onde quero fazer o download mas, para isso, preciso acessar o painel de controle do Java. Ocorre que, pelo Windows XP não consigo encontrar o referido painel, pois as orientações dizem para ir pelo caminho: iniciar, painel de controle, programas, mas não encontro o ícone do Java para seguir com as instruções. Grato pela ajuda.