08/07/2015 07h00 - Atualizado em 08/07/2015 07h00

Como ativar o TRIM em SSDs no Mac; siga passo a passo

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

A última atualização para o Mac OS X Yosemite, versão 10.10.4, adicionou suporte nativo ao TRIM para SSDs de terceiros – anteriormente, só era possível habilitar o recurso usando utilitários. Além de melhorar o desempenho do sistema, o comando TRIM ajuda a prolongar a vida útil de discos de estado sólido (SSD). Se você instalou um SSD no seu Mac e já atualizou o sistema operacional, confira como ativar o TRIM.

Aprenda a criptografar o disco do Mac e proteja seus dados

MacBook (Foto: Elson de Souza/TechTudo)Aprenda a habilitar o comando TRIM em SSDs (Foto: Elson de Souza/TechTudo)

Passo 1. Antes de habilitar o suporte nativo do OS X, caso você tenha ativado o comando usando algum utilitário como o Chameleon ou Trim Enabler, recomendamos desativar o recurso pelo aplicativo;

Passo 2. Feito isso, abra o “Terminal”. Ele pode ser localizado na pasta “Utilitários”, em “Aplicativos”, ou através do Spotlight. Nesse caso, basta clicar sobre a lupa, no canto superior direito da tela, e digitar “terminal” (sem aspas);

Abra o Terminal do Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra o Terminal do Mac OS X (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. No “Terminal”, entre com o seguinte comando: “sudo trimforce enable” (sem as aspas). Se for solicitado, digite sua senha de administrador do sistema e pressione Enter;

Quais são as vantagens do Mac OS sobre o Windows? Comente no Fórum do TechTudo.

Entre com o comando e digite a senha de administrador (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Entre com o comando e digite a senha de administrador (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Uma mensagem informa que o recurso, caso não seja compatível com o seu SSD, pode corromper arquivos e causar perda de dados. Se você possui um backup atualizado do seu Mac e quer continuar por conta e risco, basta digitar “y” e pressionar Enter;

Confirme ativação do comando TRIM (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Confirme ativação do comando TRIM (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Por fim, reinicie o computador para ativar o comando TRIM;

Verificando

Passo 6. Caso queira verificar se o comando foi ativado com sucesso, acesse os relatórios do sistema. Para isso, confira a dica sobre como visualizar as informações detalhadas do hardware do Mac;

Acesse os relatórios sobre o sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)Acesse os relatórios sobre o sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 7. Na lateral esquerda da janela, clique em “SATA/SATA Express”. Por fim, no painel à direita, clique sobre o nome do seu SSD e, logo abaixo, verifique a o item “Suporte do TRIM”.

Verificando se comando TRIM está habilitado (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Verificando se comando TRIM está habilitado (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Com essa dica simples, você poderá habilitar o suporte nativo ao comando TRIM no Mac para melhorar o desempenho do computador e aumentar a vida útil do disco SSD.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Rander Pereira
    2015-07-09T16:29:29  

    Cara, obrigado pela dica, muito útil!

    recentes

    populares

    • Rander Pereira
      2015-07-09T16:29:29  

      Ótima dica!!!