Internet

04/07/2015 13h00 - Atualizado em 04/07/2015 13h00

Como configurar o firewall do Mac e usar VPN segura em um Wi-Fi público

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

Muitos usam conexão Wi-Fi gratuita deliberadamente sem pensar nos perigos que ela pode trazer. Porém, ligar o seu computador em uma rede aberta pode deixar seus dados vulneráveis, até mesmo usando VPN, meio de navegação considerado seguro. Felizmente, há algumas providências que você pode tomar para garantir a sua privacidade em cafés, praças e outros locais públicos. Confira como fazer isso no Mac.

Uso de VPN não protege computador em um Wi-Fi público, diz especialista

Dicas de segurança protegem rede Wi-Fi de ataques (Foto: Reprodução/Kaspersky) (Foto: Dicas de segurança protegem rede Wi-Fi de ataques (Foto: Reprodução/Kaspersky))Configure o firewall do Mac para usar VPN segura em Wi-Fi público (Foto: Reprodução/Kaspersky)

O procedimento requer usar o programa Little Snitch para bloquear conexões fora de uma VPN quando se conecta a um Wi-Fi público, só permitindo entrada e saída de bytes por meio de um navegador secundário, utilizado para fazer login na rede. Para isso, será necessário criar algumas regras. Veja o passo a passo.

Desabilitando regras primárias

Passo 1. Baixe o Little Snitch no TechTudo Downloads. Ele é um software pago, mas que oferece um teste gratuito para que você possa experimentar antes de desembolsar salgados R$ 100 por ele – se você estiver realmente preocupado com a vulnerabilidade dos seus dados em redes públicas, talvez não seja um valor tão alto assim;

Passo 2. A primeira coisa que se deve fazer ao instalar o Little Snitch é desativar o filtro de rede. Faça isso abrindo o app na barra superior e clicando em Stop Network Filter;

Desligue o filtro de rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Desligue o filtro de rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Depois, coloque o programa no modo silencioso para que você não seja importunado por pop-ups de autorização o tempo todo, programando-o para negar todas as conexões. Você ficará provisoriamente sem acesso à Internet;

Ative o modo silencioso negando todas as conexões (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o modo silencioso negando todas as conexões (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Acesse as regras do Little Snitch;

Acesse as regras do Little Snitch (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as regras do Little Snitch (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Deixe habilitadas somente as regras que permitem conexão com a rede local, conforme a imagem abaixo.

Deixe habilitadas somente as conexões da rede local (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Deixe habilitadas somente as conexões da rede local (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Criando um perfil seguro

Passo 1. Abra as configurações do Little Snitch;

Acesse as configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as configurações (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Na aba “APS”, ative a mudança automática de perfil marcando a caixa de diálogo;

Ative a escolha de perfil de rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative a escolha de perfil de rede (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. De volta à janela de regras do programa, clique no canto inferior esquerdo para criar um novo perfil;

Crie um novo perfil (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Crie um novo perfil (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Coloque um nome como “Rede segura e VPN”, já que esse será o perfil utilizado para permitir conexões na sua casa, por exemplo, ou sempre que a VPN estiver ativa;

Nomeie o perfil que você vai usar para redes seguras e para VPN (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Nomeie o perfil que você vai usar para redes seguras e para VPN (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Ative o Network Filter novamente;

Ative o filtro de rede novamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Ative o filtro de rede novamente (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 6. Desative e ative o seu Wi-Fi;

Desative e reative o Wi-Fi do computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Desative e reative o Wi-Fi do computador (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 7. Agora, o Little Snitch irá perguntar o perfil que você deseja adotar. Selecione o perfil que você acabou de criar.

Selecione o perfil que você acabou de criar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Selecione o perfil que você acabou de criar (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Permitindo conexões seguras

Não se esqueça que configuramos inicialmente o Silent Mode para negar qualquer conexão, então precisamos, agora, permitir o acesso a Internet pela VPN e por todos os apps do Mac no perfil seguro.

Passo 1. Tente conectar a sua VPN para que ela seja negada e apareça na seção de conexões do Silent Mode do Little Snitch;

Passo 2. Lá, selecione a conexão da sua VPN – nesse caso, usamos o Private Tunnel – e, acima, clique em “Allow” para permitir;

Permita todas as conexões da sua VPN (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Permita todas as conexões da sua VPN (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. Em seguida, crie uma regra dentro do seu perfil seguro para permitir todos os seus apps;

Permita o acesso de apps na rede segura (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Permita o acesso de apps na rede segura (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Também crie uma regra para permitir a conexão de apps do sistema dentro do perfil seguro;

Faça o mesmo para os apps do sistema (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Faça o mesmo para os apps do sistema (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Por fim, vá até o perfil “Effective in all profiles” e crie uma regra para permitir conexões no navegador secundário que você deseja usar só para fazer cadastros e login em redes públicas – no nosso exemplo, utilizamos o Opera.

Por último, habilite a conexão de um navegador secundário em redes inseguras (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Por último, habilite a conexão de um navegador secundário em redes inseguras (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Pronto. Se tudo correu bem, sua máquina deverá estar devidamente protegida em redes públicas, já que somente o Opera poderá conectar para fazer o login, deixando os outros apps e processos do computador sempre aguardando uma conexão segura ou uma VPN para poderem acessar a Internet.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares