Internet

31/07/2015 09h00 - Atualizado em 31/07/2015 09h00

Como evitar que o antivírus Defender bloqueie programas no Windows 10

Paulo Alves
por
Para o TechTudo

O antivírus Microsoft Windows Defender ganhou mais importância no Windows 10, com uma proteção mais robusta que visa substituir programas de terceiros. Porém, não é raro que o software execute bloqueios indevidos de arquivos ou programas inofensivos. Se você está passando por esse problema e tem certeza de que não se trata, realmente, de uma ameaça, veja como configurar uma excessão.

Como liberar espaço no HD após atualizar o PC para o Windows 10

Passo 1. Abra o menu Iniciar e acesse as configurações do Windows 10;

Abra as configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra as configurações do Windows 10 (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 2. Clique na opção “Atualização e Segurança”;

Acesse as opções de segurança (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Acesse as opções de segurança (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 3. No tópico Windows Defender, procure pelo item “Exclusões”. Clique em “Adicionar uma Exclusão”;

Abra a lista de exclusões do Defender (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Abra a lista de exclusões do Defender (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 4. Escolha uma categoria de exclusão que você deseja incluir para evitar bloqueios futuros. Caso seja um item específico, escolha “Arquivos”; mas se for um tipo de arquivo, como .EXE, selecione “Tipo de Arquivo” e preencha o campo que aparece na tela.

Ao excluir um processo, o programa associado a ele é automaticamente colocado na lista de exclusões, de modo que ele não seja mais impedido de funcionar pelo Windows Defender;

Exclua um programa do Defender ou qualquer arquivo de uma extensão específica (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Exclua um programa do Defender ou qualquer arquivo de uma extensão específica (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Passo 5. Para remover um arquivo adicionado, clique uma vez e, em seguida, selecione “Remover”.

Remova as exclusões sempre que quiser (Foto: Reprodução/Paulo Alves)Remova as exclusões sempre que quiser (Foto: Reprodução/Paulo Alves)

Agora você pode configurar o Defender conforme precisar liberar o funcionamento de programas no seu computador. Mas, se lembre: isso fará com que possíveis malwares e outras ameaças sejam passadas despercebidas, abrindo espaço para possíveis infecções. Portanto, prossiga com cautela.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Dj Kadelão
    2018-12-04T13:30:29

    Vamos ver se vai da certo

  • Reinaldo Gimenes
    2018-04-23T23:49:32

    Não deu certo... Comprei meu notebook em janeiro/18 - segundo o vendedor, com a última versão do Windows 10 - e o menu de que fala a matéria, na minha máquina, não tem a opção "exclusões". Dessa forma, você só pode instalar programas oferecidos (e cobrados) pela Microsoft. O Defender é totalmente blindado, não se pode alterar nada dele.

  • Husky
    2017-11-09T17:23:32

    O meu não aparece nada disso. Está dizendo para ativar o windos defender, e quando clico para ativar não aparece nenhum botão ou qualquer coisa do tipo para que eu possa ativá-lo

  • Tatiana
    2016-12-06T00:47:22

    MUITO OBRIGADA! Salvou minhas séries!