Utilitários

06/07/2015 12h00 - Atualizado em 06/07/2015 12h00

Como pesquisar no Google Acadêmico pelo índice de métricas

Daniel Ribeiro
por
Para o TechTudo

O Google Acadêmico, a ferramenta do Google para procurar trabalhos científicos, oferece recursos para encontrar teses, artigos e periódicos. No entanto, a plataforma também oferece um eficiente índice de métricas que revela o nível de influência de seus resultados, indicando as publicações mais citadas em diferentes línguas e áreas temáticas. Veja como acessar e utilizar a análise métrica do serviço.

Google Acadêmico: como criar um perfil de autor

Google Acadêmico (Foto: Reprodução/Google)Aprenda a usar e pesquisar trabalhos científicos publicados na web (Foto: Reprodução/Google)


Passo 1. Na tela inicial do Google Acadêmico, clique em “Métricas” para visualizar a interface com os medidores de citação de artigos e revistas científicas;

Aperte a opção indicada para visualizar os índices de métrica de artigos acadêmicos (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo) (Foto: Aperte a opção indicada para visualizar os índices de métrica de artigos acadêmicos (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo))Aperte a opção indicada para visualizar os índices de métrica de artigos acadêmicos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 2. A ferramenta exibirá uma relação com os 100 periódicos mais citados, enquanto as colunas “Índice h5” e “Mediana h5” organizam o ranking com base a média de referências que seus artigos tiveram;

Na análise métrica as 100 revistas cientificas mais citadas são exibidas segundo a ordem dos indicadores de referência bibliométrica (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo) (Foto: Na análise métrica as 100 revistas cientificas mais citadas são exibidas segundo a ordem dos indicadores de referência bibliométrica (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo))Na análise métrica as 100 revistas cientificas mais citadas são exibidas segundo a ordem dos indicadores de referência bibliométrica (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 3. Ainda nesta interface, é possível clicar nas opções de idiomas na lateral esquerda para visualizar a análise métrica dos periódicos segundo nove línguas diferentes;

Pesquise também no índice métrico de outros idiomas nas opções à esquerda da lista (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo) (Foto: Pesquise também no índice métrico de outros idiomas nas opções à esquerda da lista (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo))Pesquise também no índice métrico de outros idiomas nas opções à esquerda da lista (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 4. Ainda na lateral esquerda, o Google Acadêmico permite fazer uma pesquisa bibliométrica mais refinada nos periódicos em inglês. A ferramenta disponibiliza oito categorias temáticas diferentes para escolher;

A análise de índice de métrica para revistas científicas em inglês oferece oito categorias temáticas diferentes (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo) (Foto: A análise de índice de métrica para revistas científicas em inglês oferece oito categorias temáticas diferentes (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo))A análise de índice de métrica para revistas científicas em inglês oferece oito categorias temáticas diferentes (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 5. Também é possível refinar esta pesquisa por temas mais específicos clicando em “Subcategoria”. O Google Acadêmico exibirá um quadro com áreas relacionadas a categoria principal, bastando selecionar uma delas para ver o ranking de periódicos da temática escolhida;

Aperte “subcategoria” para refinar a análise bibliométrica e ver o índice de citação de periódicos com temas mais específicos (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo) (Foto: Aperte “subcategoria” para refinar a análise bibliométrica e ver o índice de citação de periódicos com temas mais específicos (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo))Aperte “subcategoria” para refinar a análise bibliométrica e ver o índice de citação de periódicos com temas mais específicos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 6. Além disso, o ranking “Índice h5” oferece uma série de hyperlinks para fazer um exame mais minucioso nos índices métricos das revistas cientificas exibidas;

Clique nos valores da coluna em destaque para fazer uma pesquisa mais detalhada sobre a bibliometria dos periódicos (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo) (Foto: Clique nos valores da coluna em destaque para fazer uma pesquisa mais detalhada sobre a bibliometria dos periódicos (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo))Clique nos valores da coluna em destaque para fazer uma pesquisa mais detalhada sobre a bibliometria dos periódicos (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 7. Nesta nova análise, o Google Acadêmico exibe os artigos em um ranking organizado pelo número de referências. Para ver a lista de trabalhos que fizeram as citações, basta clicar nos valores exibidos na coluna “citado por”;

Selecione os números na coluna em destaque para visualizar a lista de artigos que fez referência ao trabalho escolhido (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo) (Foto: Selecione os números na coluna em destaque para visualizar a lista de artigos que fez referência ao trabalho escolhido (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo))Selecione os números na coluna em destaque para visualizar a lista de artigos que fez referência ao trabalho escolhido (Foto: Reprodução/Daniel Ribeiro)

Passo 8. Este último exame métrico indica os artigos que fizeram menção ao artigo escolhido, discriminando também suas informações bibliográficas. O usuário poderá clicar em qualquer hiperlink da pesquisa para acessar o PDF com o texto integral do trabalho.

Veja a lista de documentos que citaram o artigo selecionado e clique em seus títulos para acessar seu conteúdo (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)Veja a lista de documentos que citaram o artigo selecionado e clique em seus títulos para acessar seu conteúdo (Foto: Daniel Ribeiro / TechTudo)


Qual o melhor doodle do Google? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares