Internet

07/07/2015 11h06 - Atualizado em 07/07/2015 11h06

Como usar o Acrylic Wi-Fi e descobrir dados sobre a sua rede doméstica

Edivaldo Brito
por
Para o TechTudo

Acrylic Wi-Fi é um avançado scanner de rede Wi-Fi que pode ser usado para recolher informações detalhadas sobre o desempenho da rede sem fio, o que pode ser útil em diferentes situações. Confira o passo a passo e aprenda a usar o software da melhor maneira.

Como configurar o firewall do Mac e usar VPN segura em um Wi-Fi público

Acrylic Wi-Fi (Foto: Divulgação)Descubra como usar o Acrylic Wi-Fi para ver informações de redes sem fio (Foto: Divulgação)

Passo 1. Baixe o Acrylic Wi-Fi no TechTudo Downloads. Após a instalação, execute o programa. Quando for solicitada a autorização para executar, forneça a senha do administrador ou apenas confirme, clicando no botão “Sim” ;

Executando o Acrylic Wifi no Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Executando o Acrylic Wifi no Windows 7 (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 2. Se quando o programa iniciar ele não estiver monitorando as redes Wi-Fi, selecione a placa de rede a ser utilizada (1) e depois clique no botão “Start” (2) para iniciar o monitoramento;

Iniciando o monitoramento das redes Wi-Fi (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Iniciando o monitoramento das redes Wi-Fi (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 3. Imediatamente, serão exibidas as redes disponíveis e suas informações como SSID da rede, MAC Address dos roteadores, canal, tecnologia, velocidade máxima, encriptação, fabricante e diversos outros dados;

Visualizando as redes disponíveis e suas informações (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando as redes disponíveis e suas informações (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 4. A maioria dos roteadores domésticos são configurados com senhas de fábrica. Essas senhas são, por vezes, geradas a partir de dados conhecidos como o endereço MAC do roteador Wi-Fi e o nome da rede.

Para alguns modelos, o programa consegue exibir essas senha na listagem das redes, que fica na parte superior da janela;

Visualizando informações gerais e as senhas das redes (Foto: Divulgação/Tarlogic Security)Visualizando informações gerais e as senhas das redes (Foto: Divulgação/Tarlogic Security)

Passo 5. A medida que o aplicativo registra as informações das redes, ele as exibe em seu painel inferior.

Para ver dados sobre a intensidade do sinal da rede selecionada, clique na aba “Signal Strenght”. Essa informação é importante quando você quer saber se o sinal está chegando fraco ou forte no local onde está o PC;

Visualizando em tempo real dados do sinal Wi-Fi da rede selecionada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando em tempo real dados do sinal Wi-Fi da rede selecionada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 6. Na aba “Network Quality”, o programa exibe o status de alguns itens que pesam na qualidade da rede Wi-Fi, como a qualidade do canal, ruído do sinal, segurança da rede, velocidade de transmissão, suporte aos padrões e quantidade de erros.

Esses dados podem ajudar a descobrir qual fator está prejudicando a transmissão do sinal da rede;

 Visualizando os dados de qualidade da rede Wi-Fi selecionada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Visualizando os dados de qualidade da rede Wi-Fi selecionada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 7. Em “2.4 GHz Aps Chanels” e “5 GHz Aps Chanels” é possível ver quais canais estão sendo usados e quais estão disponíveis. As linhas também mostram  a frequência do sinal e servem para avaliar se o canal está saturado (cheio) ou recebendo alguma interferência.

Essa informação pode ser útil para que o usuário possa mudar a configuração do canal da rede para melhorar a qualidade do sinal e sair de interferências;

Visualizando em tempo real o uso dos canais nas redes Wi-Fi de 2.4 GHz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)Visualizando em tempo real o uso dos canais nas redes Wi-Fi de 2.4 GHz (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Passo 8. Na aba “Networks requested” é possível ver registro dos pedidos de conexão feitos na rede selecionada, que normalmente são feitos periodicamente por dispositivos móveis, PC ou laptops.

Essa aba pode revelar vários dados de quem se conectou na rede em determinado momento;

Vendo os registros dos pedidos de conexão feitos na rede selecionada (Foto: Divulgação/Tarlogic Security)Vendo os registros dos pedidos de conexão feitos na rede selecionada (Foto: Divulgação/Tarlogic Security)

Passo 9. Para ver informações detalhadas dos roteadores, clique na rede na parte superior do programa e depois na aba “Detailed info”. Nessa área, é possível ver a versão do firmware, o nome do fabricante, modelo e diversos outros pormenores do roteador da rede.

Com os dados dessa aba você pode saber por exemplo se o roteador está vulnerável a alguma falha, olhando a versão de seu software.

 Visualizando os detalhes do roteador da rede Wi-Fi selecionada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito) Visualizando os detalhes do roteador da rede Wi-Fi selecionada (Foto: Reprodução/Edivaldo Brito)

Pronto. Viu como fica fácil analisar redes sem fio com esse programa? Então, da próxima vez que você precisar resolver algum problema nesse tipo de rede ou descobrir outra informação, basta abrir o Acrylic Wi-Fi.

Qual é o melhor antivírus grátis? Comente no Fórum do TechTudo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares