16/07/2015 07h00 - Atualizado em 16/07/2015 07h00

Seu monitor está piscando? Descubra principais causas e soluções

Raquel Freire
por
Para o TechTudo

Telas de computadores podem apresentar uma série de problemas, mas sem dúvida uma das situações mais irritantes é quando o display começa a piscar. A situação é mais comum do que se imagina e pode acontecer por diversos motivos. Mas não se preocupe, você mesmo pode resolver essa dor de cabeça. Para te ajudar, o TechTudo listou as cinco principais causas para o problema e as suas soluções.

Lista reúne os SSDs mais ‘baratos' da Kingston disponíveis no Brasil

Veja como usar o notebook como segundo monitor do seu PC  (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)Confira principais problemas que fazem seu monitor piscar  (Foto: Dario Coutinho/TechTudo)

1. Peças soltas

Se houver peças soltas ou mal encaixadas no computador – principalmente a memória - é provável que o vídeo não funcione, mas o monitor vai ligar do mesmo jeito e ficará piscando. A desconexão pode acontecer ao transportar a CPU ou mesmo com o passar do tempo, de forma lenta.

Peças soltas podem ocasionar problemas com vídeo (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)Peças soltas podem ocasionar problemas com vídeo (Foto: Itair Siqueira/TechTudo)

Se seu PC já estiver fora da validade, abra o gabinete, retire os pentes de memória, cabos e placa de vídeo (se for offboard) e conecte-os novamente. Certifique-se de que as peças estejam firmes e teste o monitor.

2. Sujeira

A sujeira é uma das principais causas de danos nos componentes de um computador e, neste caso, pode ser a responsável pela tela preta. A recomendação geral é limpá-los de seis em seis meses, ou, no máximo, uma vez ao ano. Para fazer isso, retire as peças e passe um pincel em toda parte empoeirada.

É interessante dar uma atenção especial aos contatos, que podem ser limpos com um spray limpa contato ou álcool isopropílico, ambos custam cerca de R$ 15. Basta embeber um cotonete na substância e passar nos contatos (a parte dourada dos componentes, por onde a peça é encaixada à placa mãe).

Spray para limpeza de contatos eletrônicos (Foto: Divulgação/Contactec)Spray para limpeza de contatos eletrônicos (Foto: Divulgação/Contactec)

Espere secar à sombra antes de recolocar a peça. Também é preciso ter cuidado no manuseio, já que esses produtos são tóxicos.

3. Memória

Pode ser que um ou mais pentes de memória realmente estejam danificados, impedindo o monitor de apresentar as imagens como deveria. Como o defeito não está no display, no entanto, ele continua ligando e pisca a luz LED.

Nas máquinas com speaker (alto-falantes instalados junto à placa-mãe), se isso ocorrer o computador irá apitar. Neste caso não há solução a não ser trocar a memória, mas antes de comprar verifique qual pente apresenta problema, caso haja mais de um. Isso pode ser feito deixando apenas um na placa e religando o PC, até que você consiga identificar o defeituoso.

Existe adaptador USB para cabo HDMI? <b>Comente no Fórum do TechTudo.</b>

4. Processador

Um processador ruim é pode ser a origem do seu problema. Você pode confirmar essa suspeita abrindo o gabinete e verificando a rotação do cooler. Se a peça não rodar, ou rodar e logo parar, é hora é trocar o processador.

Problema no processador também gera erro de exibição no vídeo (Foto: Divulgação/Intel)Problema no processador também gera erro de exibição no vídeo (Foto: Divulgação/Intel)

5. Driver

Se o problema do monitor piscando surgiu após a instalação do sistema operacional ou mudança da placa de vídeo, é possível que o driver de vídeo esteja incorreto ou mesmo não exista. A solução é instalar o driver, cujo CD normalmente vem junto com o dispositivo. As fabricantes também disponibilizam drivers para download em seus sites.

Ausência de driver de vídeo impede funcionamento do monitor (Foto: Reprodução/Raquel Freire)Ausência de driver de vídeo impede funcionamento do monitor (Foto: Reprodução/Raquel Freire)

6. Assistência técnica

Vale lembrar que todas as dicas acima podem não funcionar. Além disso, computadores perdem a garantia se abertos por pessoas ou empresas não autorizadas pela fabricante. Dessa maneira, procure auxílio especializado sempre que a localização e solução do problema estiver muito difícil.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares