09/08/2015 06h00 - Atualizado em 09/08/2015 06h00

Aprenda como fazer backup da BIOS do computador e proteja seus dados

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

Atualizar a BIOS do computador é um procedimento que envolve riscos e só deve ser feito caso o usuário esteja enfrentando algum problema e não consiga resolver de outra forma. Se essa é a sua situação, criar um backup da versão atual da BIOS pode salvar o seu computador caso algo saia dos planos. Confira como usar o pequeno e gratuito Universal BIOS Backup Too para criar uma cópia de segurança da BIOS do seu computador.

Aprenda a criptografar o pen drive e aumente a segurança de seus dados

Passo 1. Baixe o aplicativo Universal BIOS Backup Tool e salve em um local de fácil acesso. Após descompactar o arquivo, clique com o botão direito do mouse sobre ele e, no menu de contexto, clique em “Executar como administrador”;

Execute o utilitário com privilégios administrativos (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Execute o utilitário com privilégios administrativos (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Caso necessário, entre com a senha do administrador do sistema para permitir que o aplicativo rode com tais privilégios. Após abri-lo, clique em “Read” e aguarde até que o aplicativo faça a leitura da BIOS do seu computador;

Executando leitura da BIOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Executando leitura da BIOS (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Em seguida, clique em “Backup” para fazer uma cópia de segurança da BIOS do seu computador;

Por que meu pen drive não pode ser formatado? Comente no Fórum do TechTudo.

Criando cópia de segurança (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Criando cópia de segurança (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Selecione a pasta que você gostaria de armazenar o arquivo e clique em “Salvar”. Caso queira, antes de salvar, você pode alterar o nome do arquivo, mas tome cuidado para não alterar a extensão (.rom);

Salve o backup em um local de fácil acesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Salve o backup em um local de fácil acesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Por fim, clique em “Exit” para finalizar o aplicativo. Lembre-se de salvar o arquivo em um pendrive ou em outro computador antes de fazer a atualização de BIOS.

Finalizando o assistente (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Finalizando o assistente (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Dessa forma, você poderá criar uma cópia de segurança da BIOS antes de fazer uma atualização. Caso algo dê errado, algumas ferramentas avançadas podem restaurar o backup e reviver o seu computador.

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Leonardo Lima
    2015-08-14T18:00:20

    Boa dica... galera que só vem criticar, vai gostar!