Sistemas Operacionais

17/08/2015 07h01 - Atualizado em 17/08/2015 07h01

Cinco coisas que você pode fazer com o Android sincronizado ao Windows 10

Barbara Mannara
por
Para o TechTudo

Um dos principais destaques do Windows 10  é a possibilidade de sincronizar o PC com celulares ou tablets Android. Dessa forma, diversas funções podem ser acessadas tanto no smart como no computador. O recurso é gratuito e já vem embutido no novo sistema operacional da Microsoft. Confira cinco coisas que você pode fazer com a integração do Android e Windows 10

Microsoft libera Windows 10 para smarts, mas deixa tops Lumia de fora

galaxy-s6-edge-plus-specs (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)Cinco coisas que você pode fazer com Windows 10 e Android (Foto: Lucas Mendes/TechTudo)


1) Sincronizar fotos da câmera do smart com o PC

Gosta de registrar fotos? Com o Windows 10 é possível usar o OneDrive para acessar as imagens registradas no Android direto pelo computador. O upload é automático e precisa de algumas configurações básicas.

Sincronização entre o Android e o OneDrive para ver fotos no computador e celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Sincronização entre o Android e o OneDrive para ver fotos no computador e celular (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

No computador, a conexão é feita pelo uso da aplicação “Complemento para telefone” disponível de forma nativa no Windows 10. Para funcionar, é necessário acessar o app do OneDrive também no celular, com a mesma conta de e-mail, e ativar o carregamento de fotos automático. Pronto: as fotografias estarão disponíveis em ambos dispositivos, sem precisar de cabos.

2) Sincronizar notas e listas de tarefas

Para quem usa o Microsoft OneNote no smartphone a sincronização com o Windows 10 permite transmitir todos os dados salvos para o computador. Dessa forma, as informações do bloco de notas pessoal são salvas de forma automática e ficam disponíveis em ambos aparelhos.

Sincronização de notas do OneNote entre o Windows 10 e Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Sincronização de notas do OneNote entre o Windows 10 e Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

Para acessar é preciso que o usuário conecte no computador e smartphone com a mesma conta de e-mail. A configuração é rápida, feita pelo “Complemento para telefone” no computador e logo as notas serão exibidas no app para Windows 10 e Android.

3) Sincronizar e-mail e agenda

Para não esquecer de nenhuma reunião, o Windows 10 permite sincronizar a agenda e a conta de e-mail Outlook entre os dispositivos: qualquer alteração pode ser visualizada no smart ou computador.

Integração da agenda e e-mail do Outlook entre Android e Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Integração da agenda e e-mail do Outlook entre Android e Windows 10 (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

É fundamental estar conectado na mesma conta, com login e senha. A configuração é feita também pelo “Complemento para telefone” no Windows 10 e demanda que o recurso esteja instalado no Android. Depois basta atualizar para sincronizar as informações.

4) Sincronizar Word, Excel e Power Point

Já pensou poder começar a trabalhar em seus textos do Word, planilhas do Excel ou apresentações do Power Point no celular e continuar no computador? Com a sincronização do Windows 10 com Android essa tarefa fica bem simples. É preciso estar conectado no mesmo login e senha de e-mail e o serviço usa a nuvem do OneDrive para armazenamento de dados.

Sincronização entre documentos do Word, Power Point e Excel entre Windows 10 e Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Sincronização entre documentos do Word, Power Point e Excel entre Windows 10 e Android (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)

A configuração é simples e leva poucos minutos: ela também é feita pelo recurso de “Complemento para telefone” no Windows 10. Depois é só abrir o programa no computador e atualizar para acessar os documentos sincronizados.

5) Acesso remoto ao computador pelo celular

O Google oferece suporte para Windows 10 e tem acesso remoto ao computador com o Chrome Remote Desktop (Área de trabalho remoto do Chrome, em português). O controle pode ser feito pelo aplicativo no Android e permite acessar o computador pela tela do smart, após adicionar uma senha de segurança. Há ações como abrir pastas do computador, navegar na Internet e mais, tudo de forma remota.

Acesso remoto do computador com Windows 10 pelo Android usando app do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)Acesso remoto do computador com Windows 10 pelo Android usando app do Google (Foto: Reprodução/Barbara Mannara)


A permissão é liberada com login na conta Google e é necessário instalar uma aplicação no computador com Windows 10. A transmissão pode ser encerrada quando preferir. O recurso é útil para usuários que gostam de ter total controle de seus equipamentos, abrir arquivos importantes no computador pelo celular e mais ações.

Qual é o seu sistema operacional favorito? Comente no Fórum do TechTudo.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Claiton Knoth
    2015-08-18T08:03:21

    Me desculpe, mas não há qualquer novidade apresentada neste artigo. Todas as 5 sincronizações independem do Windows 10 e já uso há muito tempo.

  • Emerson Ricardo
    2016-09-26T06:53:10

    Receio que há uma desatualização desta postagem! Eu já vi este recurso "Complemento para telefone" na versão anterior da de aniversário do Windows 10. Mas agora ela parece não existir mais nesta nova build.

  • Everton Nogueira
    2015-08-17T22:45:28  

    One drive = Lixo

    recentes

    populares

    • Everton Nogueira
      2015-08-17T22:45:28  

      apaga esse post vei, está passando vergonha kk

    recentes

    populares

    • Everton Nogueira
      2015-08-17T22:45:28  

      Com esse seu segundo nome, deve conhecer muito da palavra VERGONHA