Sistemas Operacionais

06/08/2015 10h00 - Atualizado em 06/08/2015 10h00

Como ativar e criar um ponto de restauração no Windows 10

Helito Beggiora
por
Para o TechTudo

O Windows cria automaticamente um ponto de restauração quando novos programas e atualizações são instaladas. O procedimento serve para que o sistema possa ser recuperado caso ocorra algum problema. Para se proteger de vírus e outras falhas, o usuário pode realizar o processo manualmente. Veja como habilitar e criar os pontos no Windows 10.

Como mudar a senha do Windows 10 no computador

Primeiro pacote de atualização do Windows 10 deve sair em agosto (Foto: Reprodução/Microsoft) (Foto: Primeiro pacote de atualização do Windows 10 deve sair em agosto (Foto: Reprodução/Microsoft))Veja como criar pontos de restauração no Windows 10 (Foto: Reprodução/Microsoft)

Passo 1. Clique sobre a barra de busca do Windows 10 e digite “restauração” (sem as aspas). Depois, abra o primeiro resultado: “Criar ponto de restauração”;

Abra a restauração do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Abra a restauração do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 2. Caso a restauração do sistema esteja desativada, clique sobre a unidade do Windows (geralmente C:) e clique em “Configurar…”;

Ativando a restauração do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ativando a restauração do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 3. Selecione a opção “Ativar a proteção do sistema”. Logo abaixo, selecione o espaço máximo que os pontos de restauração podem ocupar e clique em “OK”;

Configurando a restauração do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Configurando a restauração do sistema (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 4. Depois disso, volte na janela anterior e selecione a unidade em que o sistema está instalado. Clique em “Criar…”;

Criando um ponto de restauração (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Criando um ponto de restauração (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 5. Digite um nome para o ponto de restauração e clique em “Criar”. Em seguida, aguarde até que o Windows crie o ponto;

Entre com um nome para o ponto de restauração (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Entre com um nome para o ponto de restauração (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Passo 6. Por fim, uma mensagem informará que o ponto de restauração foi criado com sucesso. Clique em “Fechar” para finalizar.

Ponto de restauração criado com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora) Ponto de restauração criado com sucesso (Foto: Reprodução/Helito Bijora)

Pronto! Dessa forma, você poderá criar um ponto de restauração no Windows 10 para recuperar o sistema em casos de falhas ou contaminação por algum vírus.

Qual é o melhor Windows de todos os tempos? Comente no Fórum do TechTudo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

recentes

populares

  • Eli Vargas
    2017-04-26T22:19:18

    Alem de desinstalar os programas que não vieram de fabrica ele não criar ponto de restauração AUTOMÁTICO, tipo quando eu desligo ou uma vez por semana ou uma vez por dia. O windows 10 deixa a desejar alem de pesado.

  • Mauricio Guimaraes
    2016-10-27T15:53:43

    Caso eu faça a restauração, todos meus programas instalados que não vieram de fábrica, são apagados?

  • Wesley Silva
    2015-12-15T19:10:12  

    Se eu colocar somente a unidade C:, as outras não serão restauradas quando eu tiver que usar essa ferramenta?

    recentes

    populares

    • Wesley Silva
      2015-12-15T19:10:12  

      não, irá restaurar apenas a unidade C:

    recentes

    populares

    • Wesley Silva
      2015-12-15T19:10:12  

      Muito bom o post